62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
ÁREA II CIÊNCIAS EXATAS. A PRÁTICA SOCIAL E O ENSINO DE MATEMATICA NA EJA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS.
celina amelia da silva 1
lidiane maria vieira de mesquita 1
valnes lopes lima 1
luciana de sousa rocha 1
1. centro de estudos superiores de caxias/universidade estadual do maranhao
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa tem como objeto de investigação a prática docente de professores de matemática como pratica social na EJA, tendo em vista a superação das dificuldades de aprendizagem das operações fundamentais por jovens e adultos inseridos nessa modalidade de ensino. Considerando que o ensino e a aprendizagem são fatores importantes na construção e formação do cidadão para sua integração na sociedade, procurou-se identificar as necessidades formativas e de aprendizagem das quatros operações fundamentais. O trabalho tem como principal fundamentação teórica as idéias de Paulo Freire, VigotsKy, D`Ambrosio, PCN de Matemática e Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos. O trabalho esta organizado em três partes. Na primeira, apresenta-se considerações gerais sobre o trabalho e sua organização. A segunda aborda um histórico do ensino de matemática comentando os aspectos que estão relacionados com a história do ensino da matemática na EJA. Por último apresenta-se o resultado da pesquisa realizada com professores e estudantes da EJA, sugere alternativas pedagógicas que poderão auxiliar a aprendizagem das operações fundamentais.
METODOLOGIA:
Para a investigação, utilizou-se métodos teóricos: analise e síntese, indução-dedução para identificar a pertinência do problema objeto de investigação e os fundamentos científicos do mesmo. Tomamos como amostra aleatória com 12 professores e 75 alunos de escolas municipais de Caxias-MA, com os alunos realizou-se uma intervenção pedagógica de agosto de 2008 a agosto de 2009.
RESULTADOS:
Os indicadores dos questionários aplicados aos professores e alunos permitiram fundamentar as escolhas didáticas da intervenção pedagógica. Com relação a formação acadêmica dos docentes entrevistados 33% possuem licenciatura e 67% Pós-graduação lato-sensu, um aspecto considerado satisfatório, quanto as dificuldades de aprendizagem dos alunos, 28% responderam que é falta de interesse, 29% dificuldades de interpretar problemas e 43% falta de conhecimento básico. Quanto a aprendizagem dos alunos 83% afirmaram ser regular e 17% afirmaram ser ruim. Questionados como enfrentam os problemas evidenciados 67% dos professores que utilizam somente o livro didático e 33% responderam que utilizam recursos diversificados, um ponto a destacar é que 83% considerou-se satisfeitos com a escolha profissional e apenas 17% não faz o que gosta. No item metodologia adotada 50% afirmaram que depende do nível em que se encontram os alunos, 33% que depende dos conteúdos e 17% as orientações sugeridas pelos livros didáticos. Analisando as respostas dos alunos quanto as disciplinas que gostam de estudar 17% língua portuguesa, 32% matemática e 52% outras disciplinas; no item dificuldades para aprender matemática 28% atribui a falta de interesse, 29% dificuldade de interpretar textos e 43% falta de conhecimento básico; indagados sobre identificarem relação entre a matemática e experiências do cotidiano 83% afirmaram que tem referência às atividades profissionais e 17% afirmaram não ver nenhuma relação. Estes alunos têm 55% de reprovação em matemática e 45% nas demais disciplinas. Na visão dos mesmos quanto ao aproveitamento em matemática 10% consideram-se muito bom, 28% bom, 22% regular e 40% ruim. Estes resultados nos permitem afirmar que a prática pedagógica do professor de matemática na EJA deve rever suas escolhas metodológicas, considerando aspectos psicopedagógicos da aprendizagem da clientela da EJA.
CONCLUSÃO:
A prática pedagógica é uma ação intencional e pode ser adequada às necessidades formativas dos educandos. Após o desenvolvimento da pesquisa, acreditou-se que é possível o desenvolvimento de uma proposta de trabalho de alfabetização matemática construindo através de novas praticas dinâmicas que facilitem a aprendizagem de forma construtiva e sucinta.
Instituição de Fomento: centro de ensino superiores de caxias/universidade estadual do maranhao
Palavras-chave: educaçao de jovens e adultos, a pratica social e o ensino de matematica na eja, uma proposta de aprendizagem das operaçoes fundamentais.