62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
O LIVRO DE HISTORIA: UMA PEÇA HISTÓRICA
GRINAURA MEDEIROS DE MORAIS 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
INTRODUÇÃO:
 
 

      Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada sobre os livros didáticos de História na temporalidade.  A pesquisa realizada objetivou analisar os livros quanto ao seu aspecto teórico-metodológico e projeto gráfico. Os primeiros livros de Francisco Adolfo Varnhagen cartografavam o Brasil por uma história pátria com rumos a um futuro otimista e busca de identidade, unidade e longevidade da nação. Marcas Históricas: linearidade, descrição, história política e cronológica. Década de 30: livros comprometidos com a valorização do sentimento de nacionalidade e de patriotismo, história pátria, conhecimento pronto, fragmentado, neutro, narrativas lineares, construção de heróis. 

 

METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada tomando por documentos de base legal como o PNLD - através de edital específico, FNDE, LDBEN, PCNS, Iniciativas do Estado brasileiro pela disseminação de valores de estímulo à convivência social, ao respeito, à tolerância e à liberdade, no intuito da formação de cidadãos históricos conscientes do mundo. Foram feitas consultas bibliográficas e análise documental dos editais surgidos. Também foram analisados livros didáticos de diferentes tempos escolares.

RESULTADOS:
 

Observância dos preceitos legais e jurídicos em especial os contidos na Constituição - 1988, ao Estatuto da Criança e do adolescente, na Lei de Diretrizes e Bases. Preceitos éticos para a construção da cidadania. O LD não pode veicular preconceitos de condição econômico-social, etnia, gênero, linguagem ou outra forma de discriminação, doutrinação de qualquer tipo, publicidade, difusão de marcas, produtos ou serviços comerciais.

 

CONCLUSÃO:
 

O Livro Didático é uma produção histórica que se constitui de saberes  presos às amarras do tempo e do espaço.  É um produto cultural que tem uma dimensão econômica, política e ideológica.

a) um processo de avaliação dos livros didáticos escolares exercido pelo Estado Brasileiro com o apoio de especialistas do mundo acadêmico;

b) um processo de aquisição de livros didáticos para os alunos do ensino fundamental a partir da escolha dos próprios professores, que recebem subsídios avaliativos em guias preparados pelo governo federal;

c) um processo de distribuição de livros didáticos aos alunos das escolas públicas estatais, em parceria estabelecida entre o governo federal e os órgãos estaduais e municipais de educação de todo o país.

 

Palavras-chave: Livro Didático, Historicidade, Políticas Públicas.