62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
BIOPROSPECÇÃO DE PROCARIOTOS PRODUTORES DE BIOSSURFACTANTES EM MANGUEZAIS DA BACIA PETROLÍFERA POTIGUAR.
Márcia Danielle de Araújo Dantas 1
Moacyr Januário de Souza Junior 1
Larissa Bahia Magalhães 1
Paulo Sérgio Marinho Lúcio 1
Carlos Alfredo Galindo Blaha 2
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Prof. Dr. /Orientador - Depto. de Biologia Celular e Genética - UFRN
INTRODUÇÃO:
Os microorganismos produzem uma grande diversidade de substâncias com atividade extracelular ou na membrana. Várias dessas moléculas são produzidas por procariotos capazes de crescerem em ambientes hostis hidrocarbonetos, acelerando o seu crescimento. Estes bioprocessos são de interesse biotecnológico e podem ser aplicados na biorremediação de ambientes contaminados e/ou na recuperação avançada de petróleo. Entre os diversos biomas, o mangue constitui a fronteira dos mares, onde diversos processos são críticos para transição terra-mar. A perspectiva do cultivo e descoberta de microorganismos com potencial de produção de biossurfactantes é de interesse publico - privado pela sua potencial utilização em locais de risco próximos a atividade petrolífera. Este trabalho tem como objetivo avaliar isolados microbianos indígenas de mangue da Bacia Petrolífera Potiguar e suas propriedades biossurfactantes na presença de petróleo como única fonte de carbono.
METODOLOGIA:
Os isolados avaliados fazem parte da coleção do Cluster for Research on Oil Biotechnology do LGMP-DBG/CB (UFRN) que foram obtidas em amostragem realizadas no mangue de Diogo Lopes-RN e Areia Branca-RN, localizados na Bacia Petrolífera Potiguar. Os isolados são agrupados de acordo com a capacidade de crescer em alcanos ou petróleo como única fonte de carbono. Os isolados foram cultivados em meios sintéticos Luria Broth e Meio mínimo M9. Os isolados foram avaliados com os métodos Oil Spreading (OS) e Drop Collapse (DC). Uma alíquota de 5 uL da cultura líquida a ser testada é adicionada ao centro de cada poço (placas de 96 poços) sobre a superfície do óleo. O método OS foi avaliado utilizando-se a pontuação de (+) a (++++) para os resultados positivos e (-) para os resultados negativos. O método "OS" permite medir o diâmetro de zonas claras causadas quando uma gota de sobrenadante da cultura microbiana a ser testada contendo o biossurfactante é colocada numa superfície óleo/água de 3ml. Neste método, além da classificação positiva também foi atribuída uma graduação do espalhamento da gota na superfície do óleo (de - a +++++) baseando-se na comparação direta com os controles positivos e negativos. Todos os ensaios foram realizados por triplicata.
RESULTADOS:
A produção de biossurfactantes num total de 25 microorganismos isolados em Diogo Lopes-RN em meio contendo petróleo como única fonte de carbono, somente 13 foram identificados positivamente pelos métodos OS e DC. Alguns isolados foram positivos apenas no OS para o ensaio com células. Dos 22 microorganismos isolados em alcano, 09 foram identificados por ambas as metodologias e apenas 4 foram identificados positivos somente com OS. No grupo de 14 isolados redutores de Fe(III) cultivados em meio contendo petróleo como única fonte de carbono, 9 foram positivos para DC com células e sobrenadantes, sendo observado o resultado máximo somente em 4 isolados no teste DC com sobrenadante. Os resultados com os microorganismos oriundos de Areia Branca-RN revelaram um percentual similar de isolados com produção de biossurfactantes quando comparado com os de Diogo Lopes-RN, independentemente se foram avaliados pelo método OS ou DC, exceto que não foram avaliados microorganismos redutores de Fe(III). Foi observado que quando a fonte de carbono é petróleo a intensidade de produção de biossurfactante é superior quando se utiliza alcanos puros como única fonte de carbono, o que se correlaciona com a composição de hidrocarbonetos presentes no petróleo.
CONCLUSÃO:
Diversos microorganismos isolados do mangue da Bacia Petrolífera Potiguar revelaram indícios de produção de biossurfactante/s em resposta à utilização como única fonte de carbono alcanos puros e mais abundantemente com petróleo. A ocorrência destes microorganismos nativos em áreas de risco e/ou influência da indústria petrolífera revela que existem microorganismos com capacidades intrínsecas de serem utilizados na recuperação de ambientes contaminados por petróleo. As metodologias Drop-collapse e Oil Spreading são os métodos de escolha na avaliação e seleção inicial de microorganismos, dada sua praticidade e aplicabilidade. Este trabalho demonstra a grande potencialidade da bioprospecção da biodiversidade microbiana na interfase terra-mar em prol da explotação dos recursos energéticos naturais com fins preventivos.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Biossurfactantes, Microorganismos, Petróleo.