62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA MELHORIA DAS ATIVIDADES DO GRUPO PET ENGENHARIA ELÉTRICA - UDESC
Leandro Santos Monteiro 1
Gustavo Lambert 1
André Bittencourt Leal 2
1. Grupo PET Engenharia Elétrica, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
2. Prof. Dr./Orientador - Departamento de Engenharia Elétrica - UDESC
INTRODUÇÃO:
As ferramentas da qualidade usualmente são utilizadas em organizações de grande porte. No entanto, são raras as ocorrências dessa metodologia em pequenos grupos. Nesse trabalho é mostrado como algumas das ferramentas da qualidade podem ser adaptadas para um pequeno número de pessoas, no caso o Grupo PET Engenharia Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina, que possui 12 integrantes, e que ao implantar a metodologia colocou como objetivo o desenvolvimento de atividades de maneira mais eficiente e produtiva. Essa iniciativa foi tomada quatros atrás e foi acrescentada no último Planejamento Estratégico trienal do Grupo. Além do TQC (Total Quality Control) foi utilizado o MASP (Método de Análise e Solução de Problemas), o que possibilitou que o Grupo encontrasse a causa e trabalhasse na prevenção de problemas, e também a aplicação do ciclo PDCA, que é um método de trabalho para atingir resultados em busca da melhoria contínua. Essas metodologias propiciam um resultado conciso e baseado em evidências. No caso do Grupo, as melhorias podem ser demonstradas através da análise do Gráfico de Pareto e de outros índices como a quantidade de artigos publicados, demonstrando assim que um ambiente bem organizado propicia melhorias significativas na produtividade de um grupo.
METODOLOGIA:
Para o auxílio do gerenciamento de mais projetos, foram implantados a técnica Brainstorm e o ciclo PDCA, que originou o POP (Procedimento de Operação Padrão) e várias das metodologias utilizadas no Grupo. Para identificar a causa dos problemas e quantificar a ocorrência dos mesmos, foram empregadas três técnicas da qualidade: Manutenção dos 5S, Lista de Verificação e Gráfico de Pareto, conseqüências do uso da cultura 5S. Para a manutenção da mesma é feita semanalmente a Manutenção dos 5S, com a qual se busca atingir o gerenciamento e organização do ambiente de trabalho, tarefa baseada no senso Seiton: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. A sala do Grupo foi dividida em áreas (mesas, armários, entre outros), e no último dia da semana é passada a Lista de Verificação, ferramenta de controle do processo, para evidenciar se a cultura 5S está ocorrendo da maneira esperada. Após o termino de cada período, dois meses, todos os resultados são cadastrados em um banco de dados que os quantifica segundo os princípios do Gráfico de Pareto, o qual está baseado na alegação de que as pequenas causas podem ser a raiz de grandes problemas. O Gráfico revela os problemas que acabam por se repetir durante as atividades do Grupo, excluindo aqueles que ocorrem esporadicamente.
RESULTADOS:
Com o uso da Qualidade são notáveis as melhorias no âmbito do ambiente de trabalho e nos resultados. Comparando os gráficos de Pareto dos períodos do ano de 2009, percebeu-se que, de Fevereiro a Março, as Áreas 1 e 5, referente aos armários e o chão, foram apontadas como as maiores responsáveis pelos problemas na sala. Elas contribuíam com 2/3 de todos os problemas apontados. De Abril a Maio, essas áreas passaram a ser responsáveis por apenas 58% dos problemas apontados. Após medidas de correção, de Outubro a Novembro, as duas áreas apontadas no começo de 2009 como as maiores responsáveis pelos problemas passaram a ser responsáveis por apenas 39%, uma queda de 40%. Comparando a produtividade do Grupo em termos de artigos publicados, em 2006 foram 10 artigos. Em 2007, ano do início da aplicação da qualidade, foram 14 artigos. Foram 6 em 2008, ano em que as metodologias foram totalmente implementadas. Em 2009, com as ferramentas funcionando plenamente, publicou-se 23 artigos, um aumento de 130% com relação ao ano de 2006. É importante ressaltar que o Grupo PET possui alta rotatividade, devido às diretrizes do Programa os integrantes permanecem em média 3 anos, sendo que nos últimos anos uma grande parte dos integrantes foi alterada, dificultando a continuidade das idéias propostas.
CONCLUSÃO:
É perceptível o quão útil são as ferramentas de qualidade empregadas. Com elas é possível gerenciar e organizar o ambiente de trabalho, o que permite utilizar o tempo da melhor maneira, atingindo diretamente a produtividade do Grupo. As ferramentas de qualidade, assim como toda a cultura da Qualidade, auxiliam não apenas no controle das atividades, mas também na realização das mesmas com maior eficiência. Os POP's, o PDCA, o Brainstorm e a cultura 5S são listados como os principais responsáveis pelo aumento no número e na eficiência no gerenciamento de projetos, o que tem como resultado a melhoria significativa na produção científica do Grupo em termos de artigos, resumos e apresentações de trabalhos. Ficou evidente também que a aplicação das metodologias da Qualidade para garantir um local de trabalho limpo e organizado com ferramentas sempre prontas para serem utilizadas propicia um ambiente mais produtivo.
Palavras-chave: Ferramentas da qualidade, Melhoria na realização de atividades, Programa de Educação Tutorial.