62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
INFLUÊNCIA DE DIFERENTES SUBSTRATOS NA EMERGÊNCIA DO GIRASSOL (Helianthus annuus L.)
Kalinne Cris Silva de Asevedo 1
Thiago Barros Galvão 2
Maraísa Costa Ferreira 3
Diego de Lima Freire 4
Josemir Moura Maia 5
Marcelo Abdon Lira 6
1. Depto. de Biologia Celular e Genética, Universidade Federal do Rio Grande do Nor
2. Depto. de Biologia Celular e Genética, Universidade Federal do Rio Grande do Nor
3. Depto. de Biologia Celular e Genética, Universidade Federal do Rio Grande do Nor
4. Depto. de Biologia Celular e Genética, Universidade Federal do Rio Grande do Nor
5. Prof. Dr./Orientador - Departamento de Biologia Celular e Genética - UFRN
6. Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte - EMPARN
INTRODUÇÃO:
O Girassol (Helianthus annuus L.) pertence à família Asteraceae, tem origem na América do Norte, e atualmente é cultivado em todos os continentes, em uma área total que atinge aproximadamente 18 milhões de hectares. Esta cultura destaca-se como a quarta oleaginosa na produção de grãos e a quinta em área cultivada no mundo. É um vegetal que apresenta características desejáveis sob o ponto de vista agronômico, além de ter uma enorme variedade de aplicações biotecnológicas, como a produção de óleo comestível e bicombustível. O alto teor de óleo nos grãos propicia seu uso na indústria alimentícia e de matéria-prima para a fabricação do biodiesel. Para uma maior produtividade desta oleaginosa, o substrato deve manter a proporção adequada entre a disponibilidade de água e ar, já que fatores como aeração, capacidade de retenção de água entre outros, podem interferir na germinação. Neste contexto, a avaliação de diferentes substratos para a germinação de sementes pode auxiliar no manejo do girassol, aumentando a eficiência da germinação e, conseqüentemente, diminuindo os custos de produção. Assim, este trabalho, avaliou a influência de diferentes substratos na germinação de sementes de girassol.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Laboratório de Biotecnologia Vegetal da UFRN. Para tanto, foram utilizadas 90 sementes de girassol cv. Catissol 01, provenientes da EMPARN. As sementes foram desinfestadas com hipoclorito de sódio (NaClO) a 5% durante 5 minutos, seguida de 3 lavagens de 1 minuto com H2O destilada. O plantio foi realizado em 3 substratos diferentes: areia; vermiculita; e areia+vermiculita. Os substratos foram previamente autoclavados e dispostos em bandeja de germinação. Em cada substrato foram semeadas 30 sementes divididas em 3 repetições de 10 sementes. As sementes foram semeadas a aproximadamente 2 cm de profundidade no substratos e irrigadas a cada 2 dias. Para determinar o índice de velocidade de emergência (IVE), foram realizadas observações a cada 2 dias durante 10 dias. Adicionalmente, no ultimo dia de observação, avaliou-se a taxa de emergência (%TE), massa fresca (MF), massa seca (MS) e percentual de umidade (%U).
RESULTADOS:
Sementes germinadas nos substratos de vermiculita e areia+vermiculita apresentaram %TE e IVE superior ao da areia. Os teores de MF, MS e %U foram avaliados nos cotilédones, caules e raízes. Em cotilédones, os substratos vermiculita e areia+vermiculita causaram o acúmulo de 200 e 300mg de MF respectivamente. Além disso, houve um aumento significativo no teor de MS e %U deste órgão, em relação as sementes germinadas em areia. A MF do caule também aumentou significativamente, em relação às sementes germinadas em areia e vermiculita. Contudo, as proporções de MF deste órgão vegetativo foram inferiores as dos cotilédones. Não houve diferença significativa do teor de MS e %U do caule de sementes germinadas em todos os substratos avaliados. Em raízes, embora seja observado um discreto aumento no teor de MF em sementes germinadas em areia e areia+vermiculita, esse não foi significativo. Entretanto, a areia promoveu um aumento no teor de MS e uma diminuição no %U, ambos significativos. Assim, verificou-se que uma melhor performance no %TE e IVE é diretamente relacionado ao %U e teor de MS, principalmente em cotilédones e raízes.
CONCLUSÃO:
De acordo com os resultados apresentados, este trabalho indicou que a combinação areia+vermiculita é a mais indicada para a germinação de sementes de girassol. Possivelmente, esse substrato reúne características importantes para a germinação dessas sementes, como a proporção ideal entre água e aeração.
Palavras-chave: Helianthus annuus L., Germinação, Areia e vermiculita.