62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LOCALIZAÇÃO DE NÚMEROS RACIONAIS NA RETA NUMÉRICA
José Gilberto Souza Arruda 1
Benedita Marta Gomes Costa 1
1. Universidade Estadual Vale do Acarau
INTRODUÇÃO:

Quando se trata de ensinar algo a alguém, especialmente conteúdos específicos matemáticos ou de outra área qualquer, nossa primeira preocupação é qual a finalidade de se ensinar aquele assunto, ou seja, qual o objetivo que esperamos alcançar com o ensino do referido conteúdo. Com os números racionais não podia ser diferente. Segundo Behr et all (1983), eles são importantes por desenvolverem na criança, várias habilidades: entender e controlar situações do mundo real, ampliar as estruturas mentais necessárias para o contínuo desenvolvimento intelectual, e também provêem a fundação na qual podem ser desenvolvidas operações algébricas. O conceito de números racionais pode abranger vários elementos e por esse motivo tem se tornado alvo de várias pesquisas objetivando  se  entender e enfrentar as dificuldades encontradas pelos alunos na sua aprendizagem. A partir dessas reflexões e da experiência vivenciada durante a disciplina de Estágio Supervisionado II do Curso de Licenciatura em Matemática ofertado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA através do Programa Fundo de Combate a Pobreza-FECOP onde tivemos a oportunidade de realizar as atividades de observação e docência  na Escola de Ensino Fundamental e Médio Governador Adauto Bezerra, em que foi possível perceber  a dificuldade dos alunos na  resolução de questões envolvendo o conceito de números racionais, fato que nos gerou a pergunta norteadora deste trabalho: O que será que leva os alunos a não resolverem as questões sugeridas pelo professor? Baseado nesse questionamento o presente trabalho tem por objetivo geral:  Analisar as dificuldades dos alunos na localização de números racionais na reta numérica

METODOLOGIA:
O presente trabalho teve como base de elaboração, uma pesquisa de campo realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio Governador Adauto Bezerra, que fica situada na zona urbana de Massapé-CE. A escolha desta Escola se deu em função das experiências vividas nos estágios I e II onde na oportunidade foi possível ter um conhecimento da Escola de maneira geral e em especial as turmas das séries que foram realizados os respectivos estágios. Portanto neste período foi possível perceber algumas dificuldades quando se tratava na resolução de alguns problemas matemáticos pelos alunos. Para a coleta de dados utilizamos um questionário diagnóstico contendo quatro questões envolvendo os números racionais:  a primeira buscou a representação do resultado de um número fracionário na reta; na segunda era solicitado que se localizasse dois pontos respectivamente na reta numérica, na  terceira questão pedia-se para localizar apenas um número racional indicado pela seta na reta numerada e a quarta questão buscava a representação do ponto na  reta numérica através da simbologia. A avaliação  foi aplicado no mês de outubro de 2009. Participaram da pesquisa 32 alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Médio
RESULTADOS:

Na primeira questão o percentual de acerto foi de 93,75% dos alunos.  Na verdade essa questão foi uma estratégia para medir o grau de atenção dos alunos com relação aos conteúdos desenvolvidos em sala. Quinze dias antes da aplicação desse questionário, o professor da sala havia explicado a mesma questão com os alunos, na forma de revisão e preparação para a avaliação do Spaece que é uma das mais importantes para a Escola e o aluno. Nesta questão o percentual de acertos foi de 31,25%, o segundo pior resultado do questionário. Nesse caso a questão apesar de simples e objetiva, difere da primeira e se tornou um pouco mais difícil para eles em dois pontos: A questão apresenta letras localizadas entre os números da reta numérica;  pede-se na questão que se localize dois pontos respectivamente na reta numérica apresentada.  Observou-se que a maior dificuldade encontrada foi relacionada a operação de divisão, em que se verificou que a maioria dos alunos apresentaram dificuldades para realizá-la.   Na terceira questão 37,5% dos alunos acertaram. Com relação as dificuldades verificou-se que esta estava relacionada  a falta de  conhecimentos relacionados aos números decimais, haja vista  que os racionais podem ser representados na forma fracionária ou decimal e nesta questão precisava ter esse conhecimento sobre os decimais. Nossa última questão teve o menor percentual de acertos, apenas 25% dos alunos conseguiram entender o verdadeiro sentido da questão e responder corretamente optando pela alternativa  correta. Diante do estudo desta questão podemos concluir que os alunos também encontram dificuldades na parte de identificação e interpretação da simbologia matemática.

CONCLUSÃO:

Analisando os resultados obtidos através da avaliação diagnóstico podemos observar e concluir que grande parte dos alunos tem sim, grandes dificuldades na localização dos números racionais na reta numérica. Os fatores que levam a essas dificuldades foram observados claramente na análise de cada questão individualmente. Por exemplo, na primeira questão teve bom aproveitamento. Na segunda, tiveram dificuldades na operação de divisão, pois se tratava de dois números a serem divididos para suas respectivas localizações. Na Terceira, a dificuldade foi a falta de base com os números decimais, pois não precisava fazer cálculos, bastava conhecer os decimais e seguir o raciocínio lógico. Na quarta e última questão o problema foi a identificação e interpretação da simbologia matemática.  Portanto para que tenhamos uma aprendizagem de qualidade é preciso que enfrentemos um grande desafio, o desafio de mudar essa realidade e tentar através de metodologias inovadoras transmitir aos nossos alunos os conteúdos de forma que, cada um assimile de forma eficaz, na hora e no tempo certo para que nas séries terminais ou até mesmo, no desenvolver de problemas do cotidiano, tenham grandes dificuldades como as encontradas nesta pesquisa.

 

Palavras-chave: Números racionais, Dificuldades de aprendizagem, Estágio Supervisionado.