62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
ABORDAGEM GEOGRÁFICA DA INTERAÇÃO DA COMUNIDADE SÍTIO DOS MACACOS COM A MATA DE DOIS IRMÃOS, RECIFE-PE
Maria Vanessa Nunes do Carmo 4, 1, 3
Márcia Maria da Silva 4, 1
Gleidce Tamires Alves de Oliveira 1
Godelivi Anges Vieira Ferreira 1
Solange Gomes da Silva 1
Maria Fernanda Abrantes Torres 2
1. Departamento de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco/UFPE
2. Profa. Dra. Orientadora, Departamento de Ciências Geográficas, UFPE
3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC /FACEPE
4. Programa de Educação Tutorial/PET
INTRODUÇÃO:

Comunidades situadas próximas a reservas ou parques, dificilmente mantêm uma adequação aos respeitos do uso e/ou preservação das reservas em seu entorno como é o caso da comunidade do Sítio dos Macacos, Recife - PE. Está se localiza ao lado da Mata de Dois Irmãos, entre a BR 101 (próximo ao bairro da Guabiraba) e a comunidade do Sítio dos Pintos, ao lado da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Próximo do sítio, no sentido oposto a BR 101, fica o Zoológico de Dois Irmãos. A Mata de Dois Irmãos se constitui, segundo a Fundação de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife (FIDEM, 1987), em refúgio de espécies da fauna e flora, além de área protetora do sistema hidrográfico, fazendo parte das bacias hidrográficas dos Rios Beberibe e Capibaribe. Porém, devido aos processos de exploração dos recursos naturais, a reserva apresenta apenas parte de sua vegetação original. Observou-se que varias espécies tem desaparecido nos últimos decênios, motivada pelos processos de degradação ambiental causado pelos moradores residentes no entorno da área. Neste contexto, o presente trabalho busca analisar a relação entre a comunidade Sítio dos Macacos e a Mata de Dois Irmãos, buscando identificar as possíveis ações impactantes que estejam contribuindo para a degradação do ecossistema.

 

 

 

 

METODOLOGIA:

Para elaboração da pesquisa foram consultadas referências relacionadas ao Sítio dos Macacos e à Mata de Dois Irmãos, referentes ao espaço geográfico e ao território. Em seguida foram coletados dados estatísticos obtidos através do site do Governo de Pernambuco e analisados gráficos, tabelas, como também consultas a mapas do Estado e do RADAMBRASIL. Posteriormente, além das atividades de gabinete - análise e interpretação do material coletado - foram realizadas visitas a campo para observação "in loco", buscando fazer uma analogia do material que foi levantado confrontando com a realidade vivenciada na área de estudo. Para isso foram realizados entrevistas e registros fotográficos.

 

 

RESULTADOS:

A ocupação irregular da população residente na comunidade Sítio dos Macacos acabou acarretando diversos impactos ao ecossistema. Uma das conseqüências desta ocupação irregular é os diversos impactos causados pela fragmentação que provoca mudanças na estrutura e na dinâmica do ecossistema. Exemplos de degradação podem ser observados tais como: a derrubada de árvores e aberturas de clareiras na borda da mata para a construção das habitações; a deposição de lixo no entorno e no interior da comunidade; exploração mineral de areia e "barro" para os armazéns de construção; exploração vegetal através da retirada de madeira para queima em fornos nas padarias próximas e nas próprias residências, bem como para fabricação de móveis e construção de moradias; caça de pequenos animais para alimentação; abertura de clareiras no interior da reserva para a realização de rituais religiosos, provocando pequenas queimadas onde se depositam oferendas e velas, essas práticas caracterizam o "efeito de borda". Todos estes aspectos observados mostram a complexidade das relações homem-meio e a necessidade de um trabalho de conscientização ecológica direcionado às populações estabelecidas nas proximidades de Unidades de Conservação, visando garantir a sustentabilidade de seus recursos.

CONCLUSÃO:

A análise da interação da comunidade Sítio dos Macacos com a Mata de Dois Irmãos possibilitou a compreensão da relação dos aspectos físicos e sociais que compõem o espaço geográfico. Os impactos diagnosticados revelam o desequilíbrio existente na Reserva Ecológica afetando diretamente a biodiversidade local, tanto a flora quanto a fauna. A relação entre a existência de comunidades periféricas com uma área de preservação ambiental torna-se de grande fragilidade, pois se observa que a construção de habitações irregulares no entorno da mata através de assentamentos formais ou informais acabam alterando este resquício de mata atlântica existente em uma área urbana do Recife, definindo a área da Mata de Dois Irmãos como um componente do geossistema urbano. Portanto, é vital a análise do entorno da área de mata, pois se pode observar o efeito das atividades humanas pela sua ocupação desordenada provocando com isso uma degradação dos recursos naturais, sendo necessário um processo de conscientização para uma prática social fundamentada nas teorias ecológicas.

Instituição de Fomento: MEC/SESu
Palavras-chave: Mata Atlântica, Reserva Ecológica, Degradação Ambiental.