62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 6. Química Inorgânica
ESTUDO DA REATIVIDADE DE UM ORGANOMETÁLICO: SÍNTESE DO ACETILFERROCENO A PARTIR DA ACILAÇÃO DO FERROCENO
Thaíza Carvalho da Rocha 1
Hugo de Melo Santos 1
Danielle Cangussu de Castro Gomes 1
1. Instituto de Química, Universidade Federal de Goiás-UFG
INTRODUÇÃO:
 

O interesse pela química organometálica está intimamente associado às suas aplicações que vão desde a catálise (petroquímica, farmacêutica, química fina, etc.) até materiais com propriedades especiais (cristais líquidos, supercondutores, óptica não linear, etc.) passando pelas ciências biológicas e pela síntese orgânica. Estima-se que mais de 95% dos processos industriais envolvem em pelo menos uma das etapas, o emprego de algum complexo organometálico.

O ferroceno pode originar uma série de compostos monossubstituídos a partir das reações de acilação de Friedel-Crafts, como por exemplo, o acetilferroceno. A reação consiste na formação de ligações C-C desde que haja a presença de uma espécie de carbono suficientemente eletrofílica.

Este trabalho teve como objetivo a síntese do ferroceno e o estudo de sua reatividade a partir da síntese e caracterização do acetilferroceno. Esta rota experimental foi aplicada pela primeira vez na disciplina de Laboratório de Síntese para os alunos do 7º período do curso de Química - Modalidade Tecnológica, Instituto de Química da UFG

METODOLOGIA:

Na síntese do ferroceno, foram dissolvidos 6,5 g de cloreto de ferro (II) em 25 mL de dimetilsulfóxido (DMSO). Essa solução foi colocada em um funil de adição e este acoplado a um balão onde foram adicionados 25 g de NaOH e 60 mL de éter dietílico. O sistema foi submetido a agitação por 20 min. Em seguida, adicionou-se 5,5 mL de ciclopentadieno, previamente craqueado. Sob atmosfera de nitrogênio, a solução de Fe (II) foi adicionada e a agitação mantida por 45 min. A mistura foi lavada com solução de HCl 2 mol/L e água. Os cristais de ferroceno foram obtidos por recristalização por sublimação. Para a obtenção do acetilferroceno utilizou-se 1,5 g de ferroceno e 5 mL de anidrido acético. A essa mistura adicionou-se 1 mL de ácido fosfórico 85%. A mistura foi aquecida por 15 min e vertida sobre 25 g de gelo moído. Quando todo o gelo havia fundido, neutralizou-se a solução com a adição de solução de bicarbonato de sódio 10%. Observa-se a formação de uma mistura castanha que foi filtrada a vácuo e o composto obtido foi purificado por cromatografia em coluna. O rendimento das reações foi 14 e 30%, respectivamente, e os compostos foram caracterizados por espectroscopia na região do Infravermelho e Ressonância Magnética Nuclear.

RESULTADOS:

O ataque eletrofílico em organometálicos do bloco d ocorre geralmente no centro metálico. No caso do ferroceno, o ataque ocorre nos ligantes. Isso porque, do ponto de vista estéreo, os ligantes são, com muita freqüência, mais acessíveis do que o centro metálico. Neste caso, o centro metálico é capaz de aumentar a densidade eletrônica em um dos ligantes por retrodoação π, tornando-o suscetível ao ataque eletrofílico. O eletrófilo liga-se covalentemente ao ligante que continua coordenado ao metal. Além disso, a adição de um eletrófilo ao ligante requer menor rearranjo molecular do que o ataque no centro metálico.

Diferentemente do espectro do ferroceno que apresenta apenas um pico em 4,2 ppm correspondente aos 10 H dos ligantes ciclopentadienila, no espectro de RMN de 1H do acetilferroceno, foi observado um pico em 2,4 ppm que corresponde aos átomos de hidrogênio da metila (grupo acetil). Em 4,5 ppm tem-se um pico correspondente aos 2 H do ligante mais próximos do grupo acetil e o pico em 4,8 ppm corresponde aos outros 2 H. O menor deslocamento dos hidrogênios mais próximos do grupo acetil se deve ao caráter retirador de elétrons do grupo carbonila que aumenta a densidade eletrônica que blinda os hidrogênios mais próximos. O solvente utilizado foi CDCl3.  

 

CONCLUSÃO:

Neste trabalho, foi sintetizado o composto ferroceno e como resultado do estudo da reatividade do mesmo foi obtido o composto acetilferroceno. Os dois produtos principais foram obtidos com o rendimento esperado. Foi possível observar que o ferroceno é bastante reativo. A técnica de separação cromatográfica foi bastante eficiente durante o isolamento do subproduto diacetilferroceno e a caracterização dos dois compostos apresentou bons resultados.

A rota sintética validada em aula prática apresentou como vantagem a simplicidade nos procedimentos o que a torna viável de ser desenvolvida em laboratórios de graduação para o ensino de química organometálica. Este experimento possibilitou a abordagem dos métodos de síntese em atmosfera inerte, mecanismos de reações, dos dados espectroscópicos para caracterização estrutural e ligações químicas dos complexos organometálicos de metal de transição, cujos conceitos reforçam importantes princípios da química de organometálicos.

.

Palavras-chave: Organometálicos, Ferroceno, Acetilferroceno.