62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
A PESQUISA CIENTÍFICA SOB O OLHAR DOS ESTUDANTES DO PROEJA IFRN CAMPUS CURRAIS NOVOS
Iaponira da Silva Rodrigues 1
Juliana de Medeiros Franco Lima 1
Maria Luiza de Medeiros Galvão 2
1. IFRN - Campus Currais Novos
2. Prof. Ms./Orientador - IFRN, Campus Natal Central
INTRODUÇÃO:
Este trabalho discute acerca do papel da pesquisa como estratégia metodológica facilitadora de aprendizagens significativas e da sua relevância na construção do conhecimento e autonomia do público da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Partiu-se da compreensão de que a escola deve instituir a pesquisa em seu cotidiano, bem como do entendimento de que a heterogeneidade de perfis e trajetórias educativas próprias desse grupo exige uma abordagem de ensino diferenciada, que permita àqueles que retornam à escola uma interação dinâmica com o meio diante de situações complexas em que seja necessário mobilizar conhecimentos e habilidades intelectuais, físicas e atitudinais. Neste trabalho, apresentamos o que pensam os alunos do Curso de Metodologia Científica, ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, campus Currais Novos, sobre a importância atribuída por eles à pesquisa científica.
METODOLOGIA:
Como universo desta pesquisa, tivemos 26 alunos concluintes do Curso Técnico Integrado em Alimentos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, - PROEJA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, campus Currais Novos e inscritos no Curso de Extensão intitulado Metodologia Científica- Primeiros Passos, ofertado pelo referido campus. Para empreender a discussão, realizou-se uma pesquisa do tipo descritiva, através da análise quanti-qualitativa de dados coletados por meio de questionários, com perguntas abertas e fechadas. O trabalho foi realizado em quatro momentos: no primeiro, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do estado da arte em pesquisa científica no âmbito escolar; no segundo momento foi feito um levantamento do perfil socioeconômico e educacional dos colaboradores, a pesquisa foi concluída com a tabulação e a análise dos dados.
RESULTADOS:
Este trabalho revelou que, embora o público do PROEJA em Currais Novos apresente uma trajetória escolar marcada por descontinuidades, compreende a importância de se pesquisar e demonstra um forte desejo de empreender pesquisas, haja vista que, ao serem arguidos sobre "por que pesquisar?", 50% responderam que seria para relacionar teoria e prática, 30% para aprender mais sobre um determinado assunto e 20% disseram que a pesquisa serve para confirmar o que já existe sobre o assunto. Quanto ao desejo de desenvolver algum tipo de pesquisa, 83% responderam "sim", contra apenas 17% de "não".
CONCLUSÃO:
Em face dos resultados obtidos, constatou-se que iniciativas como o curso de Metodologia Científica ofertado pela instituição, podem contribuir positivamente na construção da autonomia dos estudantes, auxiliá-los na instrumentalização para a pesquisa e ainda lhes oferecer ferramentas que lhes serão úteis ao longo de suas trajetórias acadêmicas. É importante salientar que essa inserção no mundo da pesquisa, pode e deve ocorrer ao longo da vida acadêmica dos estudantes. Assim, adotar práticas educativas que objetivem preparar os estudantes para a busca do conhecimento, traduz-se na própria construção de sua autonomia intelectual, o que, por sua vez, constitui-se como objetivo maior da educação contemporânea.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Pesquisa Científica, Autonomia Intelectual.