62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
IMPRESSÕES DE PROFESSORES SOBRE O USO DE JOGOS PARA TRATAR O TEMA "ÁGUA E SAÚDE" EM UMA REGIÃO SEMI-ÁRIDA
Aline de Souza Amorim 1
Wellington Sena Lobato Júnior 1
Cirleide Marques Dantas 1
Mariana Leite da Silveira 1
Viviane Silve Félix Nascimento 1
Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo 1
1. Departamento de Microbiologia e Parasitologia - UFRN
INTRODUÇÃO:
A Educação Ambiental em bacia hidrográfica está voltada para a gestão participativa dos recursos hídricos, com ênfase nos valores da cidadania, através de ações articuladas entre os implementadores da política e os beneficiários locais na busca de mudança de atitudes, valores e práticas que irão alterar comportamentos individuais e coletivos no cotidiano visando a melhoria da qualidade da água para as populações atuais e futuras. Os jogos são grandes aliados da Educação Ambiental uma vez que são estratégias lúdicas e prazerosas de aprendizado, pois através deles os estudantes têm a oportunidade de interagir entre si além de desenvolverem habilidades cognitivas importantes para o processo de aprendizagem, tais como: resolução de problemas, percepção, criatividade, raciocínio rápido, entre outras habilidades.Diante da importância que as questões ambientais tomaram nas últimas décadas o objetivo deste trabalho foi avaliar o uso e os conceitos que os professores do município de Caicó-RN têm sobre jogos na educação ambiental. Para efeito deste trabalho duas atividades principais foram realizadas. A primeira foi a divulgação de dados sobre a qualidade da água do reservatório Itans em um seminário e a outra foi a análise dos questionários aplicados em uma oficina sobre jogos didáticos.
METODOLOGIA:
Durante a realização das atividades de divulgação científica foram apresentados trabalhos diretamente ligados ao município de Caicó. Foram divulgados dados referentes à qualidade do reservatório Itans, que se localiza na cidade e foi apresentado um estudo sobre o diagnóstico sócio-ambiental do município. O intuito dessa divulgação foi atentar os professores sobre o papel deles na formação de uma nova sociedade sensível e solidária com os problemas ambientais. Os questionários foram aplicados em dois momentos diferentes durante a realização do Projeto "Mergulhando na Ciência", que é um projeto de divulgação científica que utiliza o tema água para sensibilização sobre os problemas ambientais locais, realizado nos dias 26 e 27 de novembro de 2008. Para atender a proposta de atividades lúdicas a serem trabalhadas em sala de aula pelos professores três jogos foram confeccionados e apresentados aos professores durante as atividades: Jogo da Memória, Baralho Didático e Detetive Aquático.
RESULTADOS:
Os professores foram bastante participativos nas palestras de divulgação científica dos dados referentes à qualidade da água do reservatório Itans e ao diagnóstico sócio-ambiental do município de Caicó, levantando várias questões pertinentes ao assunto e se mostrando conscientes da culpa da população local nos problemas encontrados no reservatório, porém demonstraram enorme interesse em saber se há medidas que reverta esse quadro. A faixa etária dos professores foi entre 26 e 60 anos, tendo a grande maioria idade entre 35 e 45 anos (45%). A formação acadêmica da maioria deles é em pedagogia (65%) e 50% deles atuam como professores polivalentes. Dos professores questionados 84% eram do sexo feminino. A maioria dos professores (85%) afirmou fazer uso de atividades lúdicas em sala de aula, sendo as mais citadas: jogos, brincadeiras, dinâmicas, mamulengos, oficinas, teatro e gincana. Apesar de os professores buscarem metodologias novas para o ensino eles sentem a necessidade de cursos de capacitação que visem esse objetivo como uma forma de reciclagem deles mesmos. Os jogos apresentados durante as atividades tiveram uma ampla aceitação e os professores afirmaram que os utilizariam em suas aulas, porém eles sentem que é importante que eles possam fabricar seus próprios jogos.
CONCLUSÃO:
As atividades de divulgação científica e de novas propostas educativas que dinamizem as aulas vêm sendo apontadas como ferramentas importantes para a Educação Ambiental e essas práticas tiveram efeitos positivos quando trabalhadas com professores da rede pública no município de Caicó. Os professores foram bastante abertos às propostas educativas apresentadas e se mostraram interessados em fazer uso delas em suas aulas. Durante as palestras ministradas também foi possível observar que os professores conhecem os problemas ambientais do seu município e sabem que eles podem interferir nessa realidade.Os questionários aplicados mostraram que a maioria dos professores conhece atividades lúdicas e faz uso delas para tornar suas aulas melhores, pois sabem da sua importância para o aprendizado dos alunos. Também ficou claro que os professores gostariam que atividades dessa natureza fossem realizadas mais vezes como uma forma de atualização das suas práticas educativas.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Divulgação científica, Jogos didáticos, Educação ambiental em bacia hidrográfica.