62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 6. Parasitologia
APRENDENDO SOBRE DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS, BACTÉRIAS, FUNGOS E PROTOZOÁRIOS EM TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS DE PARINTINS/AM
Msc. Megara Barbosa da Silva 1
Msc. Joeliza Nunes Araújo 1
1. CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS/UEA
INTRODUÇÃO:

No Município de Parintins/AM há a ocorrência de um grande número de casos de doenças transmitidas por vírus, bactérias, fungos e protozoários, comprometendo a saúde dos moradores dos bairros de periferia. Isso ocorre devido uma série de transformações, extremamente rápidas que o município vem sofrendo principalmente nas regiões de invasão. A realidade sanitária dessa população está comprometida pela falta de infra-estrutura sanitária, expondo os moradores desses locais invadidos à contaminação por esses patógenos. Um trabalho de prevenção foi realizado nas Escolas Estaduais Tomaszinho Meirelles, Dom Gino e Irmã Sá no 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio, nas quais, a maioria dos alunos é proveniente de bairros periféricos, objetivando proporcionar o conhecimento sobre a prevenção, o comportamento epidemiológico, agente etiológico, hospedeiro e meio ambiente das doenças que nos meses de chuva aumentam consideravelmente no município, dando ênfase às doenças sexualmente transmissíveis que ganham uma proporção maior no mês de junho devido ao Festival Folclórico.

METODOLOGIA:

A execução do trabalho ocorreu em duas fases durante uma semana, no período de 11 a 15 de junho de 2009. Na primeira fase das 8 às 12 horas, com a presença dos alunos do 7º Período de Biologia da Universidade do Estado do Amazonas, foram analisadas 60 amostras de fezes, secreção vaginal e sangue de pacientes adultos e crianças. O resultado das amostras evidenciou a presença de 15% de doenças por vírus, 15% bactérias, 20% de fungos e 40% de protozoários. Na segunda fase, das 14 às 17 horas, os alunos foram divididos em grupos designados a palestrarem nas escolas citadas, com o seguinte critério; grupo I e II - responsável pelas doenças causada pelo vírus HPV Papiloma vírus e doenças causadas por protozoários, especificamente Toxoplasma gondii, para os alunos da Escola Estadual Tomaszinho Meirelles, no auditório da escola nos dias 11 e 12 de junho de 2009; grupo III - responsáveis pelas doenças sobre protozoários, especificamente Plasmódio falciparum, transmissor da malária, na Escola Estadual Irmã Sá no dia 13 de junho de 2009; grupo IV responsáveis bactérias, especificamente a que transmite a Hanseníase na Escola Estadual Dom Gino no dia 14 de junho de 2009; Grupo V palestrou sobre Fungos, especificamente Candidíase, na Escola Estadual Dom Gino no dia 15 de junho de 2009.

RESULTADOS:

Cada análise e palestras aplicadas tornaram-se relevante, pois na análise laboratorial das amostras coletadas verificou-se a presença de protozoários como a Toxoplasma gondii e Plasmodium falciparum; fungos como Candidíase, bactérias como a Mycobacterium leprae e o vírus como o Papiloma vírus. Na apresentação das palestras realizada em 4 horas consecutivas, foram abordados a importância do conhecimento profilático e se fazendo utilizar dos meios tecnológicos, painéis, exposição oral, folder e DVD se alcançou a atenção e participação ativa dos alunos, principalmente dando ênfase aos cuidados que deve se ter com o ambiente em que vivem, não permitindo a contaminação e degradação dos mesmos. Foi obtido nesse trabalho a participação de 30% dos pais que acompanharam seus filhos na apresentação das palestras o que resultou numa ação de comprometimento para com os cuidados profiláticos contra essas doenças epidemiológicas.

CONCLUSÃO:

O trabalho executado foi fundamental, pois pode-se contribuir para detectar problemas de saúde pública oportunizando aos pacientes o tratamento da doença. Destaca-se, ainda, a relevância na troca de conhecimento entre a Universidade e as Escolas Públicas Estaduais envolvidas no projeto, oportunizando aos alunos desenvolverem atividades de educação através de palestras que sensibilizaram a comunidade das Escolas Estaduais Tomaszinho Meirelles, Irmã Sá e Dom Gino, utilizando os meios de comunicação áudio visual e amostras de lâminas obtidas nas análises laboratoriais, mostrando mecanismos profiláticos para a prevenção e tratamento de doenças transmitidas por vírus, bactérias, fungos e protozoários.

Palavras-chave: Doenças, Escolas Públicas, Parintins.