62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS E OUTROS ESPAÇOS FÍSICOS NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE 2009 DA SEDUC-AM
Dayson José Jardim-Lima 2, 1
Sheyla Regina Jafra Cordeiro 1, 3
Eriberto Barroso Façanha Filho 1, 3
1. Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino - SEDUC-AM.
2. Doutorando em Ciências pela Universidade de São Paulo.
3. Coordenação do Programa Ciência na Escola - PCE-GEM/DEPPE e PCE-GENF/DEPPE
INTRODUÇÃO:

O Programa Ciência na Escola - PCE é uma ação de fomento à iniciação à pesquisa científica nas escolas públicas estaduais pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas - SEDUC-AM. O PCE possui o objetivo de apoiar a participação e formação de professores e estudantes do ensino fundamental e médio, da educação de jovens e adultos, por meio de projetos de pesquisa na escola, despertando e incentivando, assim, a vocação científica dos estudantes de ensino público no Estado do Amazonas. O objetivo do presente estudo foi analisar o perfil do Professor Jovem Cientista, disciplinas ministradas, conteúdos abordados e quais espaços físicos da escola apoiavam o desenvolvimento dos projetos aprovados no ano de 2009.

METODOLOGIA:

Foi aplicado questionário quanti-qualitativo a 74 professores com projetos aprovados pela SEDUC-AM participantes da I Mostra Pública do PCE nos dias 10 e 11 de março de 2010, na Arena Amadeu Teixeira em Manaus-AM. O questionário incluía perguntas objetivas sobre o perfil do professor (idade, gênero, tempo de atuação na escola, formação, nível de escolaridade e componente curricular que leciona) e subjetivas sobre o(s) espaço(s) físico(s) que desenvolveram o projeto, os conteúdos ministrados em sala de aula e relacionados ao projeto, importância do PCE na compreensão de conteúdos e no rendimento do Aluno Jovem Cientista. Foi aplicada a técnica de análise de conteúdo nas comunicações livres dos professores, com etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados com categorização e quantificação do conteúdo abordado. Neste estudo apenas serão exploradas as análises do perfil do professor e de espaço físico da escola utilizado no desenvolvimento dos projetos.

RESULTADOS:

Foram analisados 36 questionários selecionados aleatoriamente onde 17% eram professores do sexo masculino e 83% do feminino, com aproximadamente sete anos de atuação docente na escola. 83% dos professores possuem idade acima de 30 anos, com nível de escolaridade de 47% apenas com graduação, 39% com especialização, 11% com mestrado e 3% com doutorado. 67% dos projetos foram desenvolvidas por professores da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (19% de Ciências, 35% de Biologia, 2% de Física, 9% de Química e 2% de Matemática), 23% dos professores ministravam disciplinas da Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias (12% de História, 9% de Geografia e 2% de Normal Superior) e 19% da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (7% de Língua Portuguesa e 2% de Educação Física). Aproximadamente, 50% das escolas onde o professor atua possuem Laboratório de Ciências, mas apenas 31% dos projetos foram desenvolvidos neste espaço físico, visto que outras dependências da escola utilizadas são: 21% na sala de aula, 15% em área externa, 13% na biblioteca, 10% na sala de multimídia, 7% no Laboratório de Informática, 5% no auditório, 2% no refeitório/cantina, 3% construíram infraestrutura e 8% buscaram parcerias com outras instituições. 

CONCLUSÃO:

Os resultados mostram que as escolas da SEDUC-AM com projetos aprovados no Programa Ciência na Escola em 2009 possui 53% dos professores com pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado executando atividades de educação científica nas dependências da escola, formando jovens pesquisadores para um futuro próspero em Ciência e Tecnologia no Estado do Amazonas. Uma das hipóteses testadas foi que a maior parte dos projetos (67%) foi desenvolvida por professores da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, visto que o professor do componente curricular de Biologia foi o que teve maior atuação na aprovação de projetos no PCE. Outra hipótese testada foi a que a maior parte dos projetos (31%) foi desenvolvida nos Laboratórios de Ciências. Os Laboratórios de Ciências são espaços privilegiados de educação científica dentro da escola e estão sendo implantados como parte dos investimentos em infraestrutura de melhoria da Educação Básica pela SEDUC-AM.

Instituição de Fomento: Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Estado do Amazonas - SEDUC-AM.
Palavras-chave: Educação Científica, Professor Jovem Pesquisador, Escola Pública.