62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PRÁTICA AVALIATIVA DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CESC/UEMA, EM CAXIAS, MA.
Cacilda Figueiredo Neri de Aguiar 1, 2
Juliana Faúla Magalhães 2
Maria de Fatima Sousa Silva 2
1. Departamento de Educação
2. Universidade Estadual do Maranhão-UEMA
INTRODUÇÃO:
Avaliar e educar são ações presentes no cotidiano do professor e aluno e constituem reciprocidade mútua. "Os problemas de aprendizagens precisam ser descobertos de imediato, através de diagnósticos inequívocos e honestos que permitam redirecionar as chances dos alunos" (DEMO apud VASCONCELOS, 1998). Porém, é rotina em muitas escolas brasileiras, inclusive na Educação Infantil, o professor limitar a dar notas e prosseguir com a matéria seguinte sem retomar aquilo que não foi aprendido pelo aluno e tampouco considerar suas potencialidades. Objetiva-se com essa investigação, analisar a prática avaliativa dos egressos do Curso de Pedagogia do CESC/UEMA, que atuam na educação infantil em Caxias - MA, diferenciar os instrumentos/técnicas avaliativas defendidas por diversos teóricos; investigar o Projeto Político Pedagógico do curso quanto à Avaliação; caracterizar os instrumentos/técnicas avaliativas mais utilizadas pelos egressos do curso que atuam na educação infantil em Caxias - MA; analisar se durante o curso, as disciplinas Psicologias da Aprendizagem, Didática e Avaliação Educacional são trabalhadas de forma integrada, visando dar um suporte teórico no que se refere à prática avaliativa.
METODOLOGIA:
A metodologia desenvolvida na pesquisa que ora se delineia está alicerçada em quatro pilares: a natureza bibliográfica como fundamento teórico científico, seguida de coleta e análise de dados, configurando-se no perfil quanti-qualitativo. No âmbito quantitativo, busca-se compreender se o curso de Pedagogia fornece suporte teórico suficiente para a prática avaliativa e no enfoque qualitativo, analisar os reflexos dessa avaliação quando mal trabalhada. O método de pesquisa escolhido e aplicado no campo foi a Análise de Conteúdo. A escolha por este método se deu em razão da necessidade de interpretação das falas dos egressos, verificando suas práticas, emparelhando com a prática avaliativa dos professores do CESC/UEMA, mediante investigação realizada em 2007. A pesquisa foi desenvolvida com os egressos do curso de Pedagogia do CESC/UEMA, que atuam na Educação Infantil, totalizando assim 12 professores. A análise apresentará, ao final da pesquisa, uma amostragem sobre as práticas avaliativas dos egressos do curso e suas interfaces no processo de aprendizagem dos alunos, bem como na prática dos docentes.
RESULTADOS:
As pesquisas realizadas em 2007 com graduandos e professores do CESC/UEMA e em 2008 com os egressos do curso de Pedagogia, demonstram que os egressos desenvolvem a mesma prática avaliativa vivenciada por eles durante a sua formação. Graduandos e professores, em sua maioria, confessaram que os instrumentos avaliativos utilizados com frequência, não refletem com fidelidade o grau de aprendizado dos alunos. No entanto, os egressos, que receberam também as influências dos seus professores, afirmam que os instrumentos utilizados refletem fielmente a aprendizagem seus alunos, estando, portanto, satisfeitos com os instrumentos que utilizam. Na graduação, alunos confessaram que professores diversificam os instrumentos, porém, não são suficientes para avaliá-los com fidelidade. Porém, os egressos confessam que recebem a influência dos seus ex-professores e ainda estão satisfeitos ao utilizá-los em sua prática. O que se pode perceber é que grande parte dos professores, mesmo participando de cursos de capacitação, deixam a desejar em relação à prática pedagógica. Como afirma Libâneo (2002) "a democratização do ensino passa pelos professores, sua formação, sua valorização profissional, suas condições de trabalho, e aponta para a importância do investimento da qualificação dos professores".
CONCLUSÃO:
A pesquisa revelou a necessidade urgente dos professores refletirem sobre as suas práticas avaliativas tanto no curso de Pedagogia, quanto nos cursos de Licenciatura, que adotam a mesma modalidade de avaliação. O objetivo principal da avaliação é auxiliar o processo ensino-aprendizagem, devendo ser utilizada como um "termômetro". Pode-se perceber que existe uma descontextualização das disciplinas básicas que devem tratar desse tema, um descompasso entre a teoria e a prática e consequentemente, uma dicotomia entre a ação de educar e a ação de avaliar. Tais disciplinas devem ser trabalhadas de forma integralizadas. Ressalta-se que a avaliação em todo processo de vida do sujeito. No âmbito educacional, ela não poderá ser concebida como instrumento que classifica, amedronta, enaltece ou exclua os alunos e, sim como alternativa para minimizar as dificuldades de aprendizagem vivenciadas no processo educacional e na formação do ser. Essa postura acarretará mudanças nas futuras práticas dos egressos, que deverão encarar a avaliação como um instrumento de auxílio na educação, ou seja, como parte do processo escolar e não como a maneira que, direta ou indiretamente vem sido vista.
Palavras-chave: Avaliação, Aprendizagem, Educação Infantil.