62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE DIFERENTES NÍVEIS DE FÓSFORO NO CRESCIMENTO DE MUDAS DE PAINEIRA CULTIVADAS EM CASA DE VEGETAÇÃO
Joselane Príscila Gomes da Silva 1
Thiago Maurício de Moraes 1
Natália Vaz da Silva 1
Lindomar Maria de Souza 1
Hugo Henrique Costa do Nascimento 1
Hélio Cabral Lima 1
1. Departamento de Ciência Florestal-Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE
INTRODUÇÃO:

A Chorisia sp é nativa do Brasil, de ocorrência em regiões de clima tropical e pertencente à família Malvaceae, que possui espécies arbóreas de rápido crescimento, podendo atingir até 18 m de altura. A produtividade das espécies arbóreas com esse comportamento é comumente limitada pelas restrições nutricionais do solo, tornando indispensável, a ciência de suas necessidades nutricionais, o que permitirá a escolha de espécies adequadas à ambientes de baixa fertilidade. O fósforo é um dos nutrientes mais utilizados em adubação no Brasil, isso ocorre, pois a carência generalizada desse elemento nos solos brasileiros é motivada pela forte interação deste com o solo, tornando-o indisponível aos vegetais. O direcionamento de pesquisas a espécies que se mostram eficientes no desenvolvimento em solos com condições nutricionais limitantes é de suma importância, com vista em áreas destinadas ao plantio de espécies florestais para recuperação e conservação ambiental. Diante do exposto o presente trabalho teve por objetivo, avaliar o crescimento de plantas jovens de paineira submetidas a diferentes níveis de fósforo no substrato.

METODOLOGIA:

O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Laboratório de Química Vegetal na Universidade Federal Rural de Pernambuco no período de outubro a dezembro de 2008. As sementes de paineira, coletadas no campus da UFRPE, foram semeadas em bandejas de plástico contendo como substrato areia lavada. Passados 30 dias após a semeadura, as plântulas foram selecionadas quanto à sanidade e a altura e transferidas para vasos contendo 2 kg de areia lavada. Após 7 dias de aclimatação procedeu-se a diferenciação dos tratamentos, T0, T1, T2, T3, T4, T5 e T6 com as concentrações de fósforo, 0mM, 0,25mM, 0,5mM, 0,75mM, 1mM, 2mM e 3mM, respectivamente. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado. A manutenção dos tratamentos deu-se através da rega diária com solução nutritiva completa, preparadas com as concentrações de fósforo de cada tratamento. Foram feitas semanalmente medidas de crescimento, sendo aferida a altura da planta, o diâmetro do caule e o número de folhas até os 50 dias após a diferenciação (DAD). Os valores encontrados na variável número de folhas foram transformados (raiz de x mais meio), e juntamente com outros dados foram submetidos à análise de variância e suas médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade, utilizando o software Assistat.

RESULTADOS:

Na altura das plantas de todos os tratamentos foram observadas reduções significativas em relação ás testemunha, sendo estas reduções pronunciadas mais tarde naquelas do T2 (43 DAD), enquanto que a resposta mais rápida foi observada no tratamento T0 (22 DAD), essas diminuições aos 50 DAD chegaram a 64,02%, 10,44% e 10,34% nas plantas do T0, T1 e T5, respectivamente.

As plantas dos tratamentos T0, a partir dos 22 DAD, e T1, a partir dos 43 DAD, se comparadas as testemunha, apresentaram diminuições em seus diâmetros, aos 50 DAD essas diferenças chegaram a 56,62% e 12,1%, respectivamente.

Em relação ao número de folhas as plantas expostas aos tratamentos T0 e T1 chegaram ao fim do experimento apresentando reduções, quando comparadas ao tratamento testemunha, de 57,54% e 13,97%, respectivamente. Essa diminuição nas plantas do tratamento T0 iniciou-se aos 7 DAD, enquanto que as do T1 somente aos 43DAD, denotando grau de sensibilidade na emissão de folhas a ausência de fósforo.

CONCLUSÃO:

A ausência de fósforo no substrato provoca reduções significativas na altura da planta, no diâmetro do caule e principalmente no número de folhas de mudas de paineira.

A Chorisia sp. se comporta de maneira semelhante quando exposta a níveis de fósforo considerados ideais ou sob concentrações até três vezes maior, sem perder seu vigor e produtividade.

Palavras-chave: Paineira, Fósforo, Crescimento .