62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
PROCESSO EDUCATIVO DA ASSOCIAÇÃO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL CRIANÇA DO REINO
Maria Vera Lucia da Silva 1
Andrezza Monteiro Alves 1
Clécia Rufino de Santana 2, 1
Rosa de Fátima da Silva 1
Simone Valéria Rodrigues de Lima 1
1. FAMASUL
2. UFPB
INTRODUÇÃO:
A educação, por ser uma produção humana, é imbuída de intencionalidade e pode está voltada para uma diversidade de propósitos. Por um lado, pode ter o intento de servir ao mercado, fortalecendo as diversas formas de opressão, o individualismo, a competição e a desigualdade. Por outro lado, pode querer atender as necessidades e desejos das classes desfavorecidas, visando a cooperação, a solidariedade, a justiça, a igualdade e a emancipação humana. Destarte, o principal escopo desta investigação foi analisar o trabalho pedagógico desenvolvido na Associação Centro de Desenvolvimento Integral Criança do Reino - CDI. Buscamos, basicamente, conhecer e entender como se dá o processo sócio-educativo desenvolvido na referida organização; e como esse trabalho educativo tem contribuído para atender as necessidades e desejos das classes desfavorecidas.
METODOLOGIA:
A presente pesquisa quanto a abordagem na análise e na interpretação dos dados foi qualitativa, do tipo estudo de caso. Quanto aos procedimentos de coleta de dados foi não-experimental do tipo pesquisa participante e documental: Participante porque os dados foram construídos com base na interação entre pesquisadoras e pesquisados; Documental porque para contribuir com a construção de dados recorremos a informações contidas em documentos. Os procedimentos necessários à obtenção de dados envolveram a combinação de formas de coleta de dados, recorrendo-se a documentos, relatórios, vídeos, observações diretas, conversas informais e entrevistas semi-estruturadas. Foram utilizadas as técnicas combinadas de observação direta e indireta porque nos pareceram mais adequadas ao nosso propósito de investigação do processo educativo. Com a observação procuramos captar o ambiente e objetos de trabalho e a utilização do espaço, compreensão do cotidiano, das reuniões e das conversas. Utilizamos o diário de campo para registro constante de mensagens não verbais expressão corporal e facial, riso e linguagem. Com a observação indireta, adotamos as entrevistas semi-estruturadas. Realizamos as entrevistas com 5 educadoras da CDI para conhecer e analisar a metodologia utilizada no processo educativo.
RESULTADOS:
O discurso da equipe pedagógica da CDI nos revela que sua preocupação primeira era possibilitar as crianças a codificação e decodificação das palavras. Não havia um interesse para a leitura de mundo sugerida por Freire. Entretanto, para alcançar os objetivos propostos, a metodologia utilizada pelas educadoras deveria motivar e despertar o interesse, criando e adotando novas abordagens que manifestem o interesse pelas atividades e pelos conteúdos trabalhados. As educadoras da instituição pesquisada, quando começaram a investigar os reais interesses das crianças parecem querer ensaiar um fazer pedagógico assentado nos princípios da educação popular, ou seja, no diálogo, na autonomia, na participação e na liberdade dos sujeitos. O processo pedagógico desenvolvido na instituição precisa enfatizar a utilização de métodos e de técnicas que possibilitem o diálogo entre educadora-criança, criança-criança e criança-família para favorecer a criação de situações em que as capacidades de crítica, de autocrítica, de criação e de recriação sejam fortalecidas. Percebemos que a instituição começa a ter uma envergadura diferenciada: caminha em direção à ação-reflexão, à criticidade e à autocrítica.
CONCLUSÃO:
O estudo aponta que o trabalho educativo desenvolvido pela Associação Centro de Desenvolvimento Integral Criança do Reino - CDI é especialmente relevante, porque busca resgatar crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade, contribuindo no processo de aprendizagem - pedagógico-sócio-espiritual - facilitando a inclusão destes menores nos diversos segmentos sociais. A pesquisa revelou que a postura e a didática adotada pelas educadoras interferem diretamente no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças e adolescentes. Utilizar recursos que valorizem os saberes acumulados por estes sujeitos, e colocá-los como o centro do processo ensino-aprendizagem é de fundamental importância. Essas práticas educativas estimulam a transformação da realidade através da leitura crítica e consciente do mundo. Essas novas formulações humanas exigem mudança no agir, no seu pensar e na maneira de relacionar-se com outras pessoas. O processo de aprendizagem desenvolvido nesses moldes vai se constituindo através das relações e das experimentações humanas.
Palavras-chave: Processo Educativo, Emancipação, Transformação Social.