62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
MONTAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES COM LÂMPADAS COMO PRÁTICA EXPERIMENTAL DE UMA AULA DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Soraia Rodrigues de Azeredo 1
Paula Rocha Pessanha 2
José Carlos Xavier da Silva 2
Rafael dos Santos 2
Aline Sá do Espírito Santo 2
1. Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC/RJ
2. Depto. de Eletrônica Quântica/Instituto de Física - UERJ
INTRODUÇÃO:

O ensino de Física durante muito tempo foi caracterizado pela exposição de inúmeras fórmulas matemáticas e exaustivas resoluções de exercícios. Esse excesso de matematização, sem a discussão conceitual e experimental tem levado a maioria dos alunos, não só ao mínimo entendimento dos conceitos físicos, como à antipatia cada vez maior por essa disciplina. Neste trabalho, foi escolhida a aula de circuitos elétricos simples como prática de laboratório, visto que, geralmente, a aprendizagem deste conteúdo se resume a cálculos de resistência, voltagem, amperagem e associação de resistores por meio de aplicação de fórmulas matemáticas em exercícios, sem uma discussão dos fenômenos físicos. Foram escolhidos, para este trabalho, alunos de terceira série do ensino médio de um colégio da rede estadual do Rio de Janeiro, situado no município de Niterói. O objetivo deste trabalho é proporcionar aos alunos maior aprendizado e entendimento de corrente elétrica, resistência e voltagem, através de aulas práticas com a construção, por eles próprios, de circuitos elétricos simples.

METODOLOGIA:

Foram escolhidos seis tipos de circuitos, para que os alunos construíssem, de: uma lâmpada, duas lâmpadas em série, três lâmpadas em série, duas lâmpadas em paralelo, três lâmpadas em paralelo e duas lâmpadas em paralelo e em série com outra. As turmas foram divididas em grupos de cinco a seis pessoas. Cada grupo recebeu um kit com: 2 metros de fio, bocais de lâmpadas, 1 plugue fêmea, 1 caixa de papelão (para base do circuito) e um desenho com o tipo de circuito desejado. Após a construção, os grupos receberam lâmpadas incandescentes (com 40, 60 e 100W), ficando livres para testarem os seus circuitos com as lâmpadas. Num outro momento, todos analisaram os seis tipos de circuitos, com a participação do professor, sendo discutida a variação do brilho de acordo com as diferentes lâmpadas, observando também o tipo de associação. No final, os alunos responderam a um questionário, com as seguintes perguntas: "O que você achou da aula teórica quanto à compreensão do conteúdo?", "O que você achou dessa aula prática quanto à compreensão do conteúdo?" e "O que você achou da discussão sobre as variações de brilhos das lâmpadas em todos os tipos de circuito no final da aula prática?". O questionário foi recolhido pelo professor, e feita uma análise estatística das respostas.

RESULTADOS:

Quanto à compreensão do conteúdo da aula teórica, aplicada anteriormente a essa aula prática, os resultados obtidos foram: 70% ruim, 20% boa e 10% muito boa. Enquanto que para a compreensão da aula prática: 4% ruim, 6% boa, 90% muito boa. Para a discussão conclusiva ao final da aula os resultados foram: 90% muito boa, 5% ruim e 5% boa. Porém, essa análise não se resume apenas aos resultados do questionário, mas também da observação do grande interesse dos alunos pela atividade realizada, visto que durante todo decorrer da aula eles interagiram com os circuitos, tirando dúvidas com o professor em todo momento e até elaborando suas próprias conclusões do que observavam.

CONCLUSÃO:

Mediante a análise estatística das respostas dos alunos ao questionário e por suas atitudes durante a aula experimental, pode-se concluir que os resultados esperados foram satisfatórios, pois colaboraram para uma melhor compreensão das questões relacionadas a circuitos elétricos, despertando também maior interesse dos alunos pela aula. Este trabalho pôde proporcionar também aos estudantes uma aprendizagem sobre circuitos simples sem a necessidade de se fazer cálculos e com a participação ativa deles na construção do material didático, que neste caso, foi o próprio circuito de lâmpadas construído por eles próprios.

Palavras-chave: Ensino de Física, Aula prática, Circuitos elétricos simples.