62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
O TEATRO COMO INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL.
Fabiana Gonçalves Sousa 1
Fernando Marcos Braga Fernandes 1
Francisca Girlane Viana dos Santos 1
Itayara Aroucha Cidreira 1
Maria Teresa Tavares Serejo 1
Nazaré do Socorro Lemos Silva Vasconcelos 1
1. Departamento Acadêmico de Química - IFMA
INTRODUÇÃO:
Dentro ou fora da sala de aula, o teatro instiga uma participação mais efetiva dos educandos nos temas em discussão, torna-os atores dentro dos limites do palco e transforma suas percepções e sentidos em relação ao mundo, contribuindo para mudar sua consciência e suas atitudes no mundo real. Diversos trabalhos têm sido desenvolvidos no sentido de apresentar novas metodologias e estratégias de ensino nos diferentes campos de conhecimento, inclusive na educação ambiental. Muitas das propostas visam aprimorar o ensino e que possam ser implementadas nas salas de aula, porém com uso de material didático para contextualização, experimentação, jogos educativos e artes cênicas (ALENCAR et al. 2009; GUERRA et al., 2009). Desta forma o teatro se torna um grande aliado e uma forma de estratégia educacional lúdica para a sensibilização ambiental para os públicos e em todas as idades. Com este projeto espera-se sensibilizar a comunidade para as questões ambientais de forma a auxiliar no processo de aprendizagem e disseminação de conhecimento sobre estes temas em Escola pública do Estado.
METODOLOGIA:
Durante todo o projeto foram feitos levantamentos e estudos de textos relacionados aos temas: poluição, coleta seletiva, resíduos sólidos, campanhas de conscientização, reciclagem, aquecimento global, crimes ambientais, etc. Em seguida com a ajuda do orientador, foi realizada uma busca de textos: contos, poemas, filmes, etc., onde os mesmos foram socializados e discutidos para as apresentações nas escolas em forma teatral. Elaborou-se também neste projeto um questionário avaliativo, que foi aplicado antes e depois de cada encenação para se conhecer o grau de conhecimento sobre educação ambiental dos alunos. E por fim foram feitas apresentações em escolas públicas de São Luís e em seguida foi apresentado aos alunos uma palestra resumo sobre o assunto abordado, com o intuito de esclarecer mais sobre o assunto e promover a Educação Ambiental.
RESULTADOS:
Este projeto consistiu no desenvolvimento de atividades lúdicas, através de peças teatrais, buscando assim, disseminar conhecimentos, reflexões e informações sobre Educação Ambiental. Todos os participantes do projeto tiveram a oportunidade de desenvolver metodologias de ensino/aprendizagem, envolvendo varias problemáticas sobre Educação Ambiental, onde o mesmo foi voltado para um público de classes e idades diferentes. Os textos e poemas trabalhados durante o projeto foram escolhidos de acordo com temas voltados a Educação Ambiental. Logo após a escolha dos textos a serem trabalhados partiu-se para as apresentações em escolas públicas de São Luís-MA. Em cada apresentação realizada, aplicou-se questionários com perguntas voltadas ao tema: "Educação Ambiental", onde ao final do espetáculo era recolhido todo o material e feito uma palestra. Na palestra explicávamos as perguntas do questionário e tirávamos dúvidas dos alunos em relação ao tema abordado. Durante a análise dos questionários foi possível perceber a falta de informação dos alunos sobre o assunto. Pois, os mesmos não sabiam o que significa os 3Rs, o que se deve fazer com o lixo, entre outras perguntas. Portanto, foi de grande importância a discussão do tema foco do projeto durante as apresentações, pois nos deu a oportunidade de esclarecer sobre o assunto "Educação Ambiental", tentando promover assim mudanças nos velhos hábitos e conscientizando assim, os alunos a serem disseminadores dos conhecimentos por eles adquiridos através das peças e palestra pra eles apresentada.
CONCLUSÃO:
Este trabalho teve por finalidade a realização de pesquisa sobre as questões ambientais e o desenvolvimento de temas de forma a produzir histórias destacando as situações envolvendo os problemas ambientais. Onde os conhecimentos abordados durante as pesquisas foram levados para a classe estudantil em forma de teatro, sendo assim os atores os bolsistas e a comunidade estudantil a platéia. Esperando-se obter mudanças nos hábitos e conceitos dos alunos e comunidade participante sobre as questões ambientais abordadas e que os mesmos possam ser agentes disseminadores dos conhecimentos adquiridos.
Instituição de Fomento: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Teatro, 3Rs.