62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
ESTUDO DA MICROFAUNA DO BIOFILTRO AERADO SUBMERSO DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO COMBINADO ANAERÓBIO/AERÓBIO TRATANDO ESGOTO SANITÁRIO COM CONTRIBUIÇÃO DE EFLUENTE HOSPITALAR EM ESCALA DE BANCADA.
Juliane Araújo Greinert Goulart 1
Mário Luiz Rodrigues Foco 2
Edson Aparecido Nour 3
Levy Demétrio Gomes 4
Regina Maura Bueno Franco 5
1. Doutoranda/IB/UNICAMP; Depto. de Ciências Exatas e Naturais, FURB
2. Mestrando - PPG em Engenharia Civil, FEC, UNICAMP
3. Prof. Dr. Depto. de Saneamento e Ambiente, FEC, UNICAMP
4. Estagiário - Depto. de Biologia Animal, IB, UNICAMP
5. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Biologia Animal, IB, UNICAMP
INTRODUÇÃO:

A compreensão da microbiologia do tratamento de esgotos é essencial para a otimização do projeto e operação dos sistemas de tratamento biológico. Os componentes dos flocos biológicos incluem: bactérias, fungos e a microfauna, a qual é composta pelos flagelados heterotróficos, ciliados, rizópodes e metazoários que correspondem a aproximadamente 5% da biomassa. Estes microrganismos têm importante papel na manutenção de uma comunidade bacteriana equilibrada, na remoção de E. coli, na redução da demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e na floculação. Por serem extremamente sensíveis às alterações no processo, os componentes da microfauna alternam-se no sistema em resposta às mudanças nas condições físico-químicas e ambientais. Nos sistemas que utilizam biofiltro aerado submerso (BAS), a biomassa desenvolve-se aderida ao meio suporte, ocorrendo também, a formação de flocos biológicos nos espaços entre o meio suporte. A microfauna que compõe este tipo de sistema ainda é pouco estudada. Os objetivos deste trabalho foram caracterizar e avaliar as populações de protozoários e metazoários que prevalecem em sistema utilizando BAS em experimentos de bancada e estudar a relação entre as condições operacionais (parâmetros físico-químicos da unidade) no desenvolvimento da microfauna.

METODOLOGIA:

O sistema de tratamento de esgoto em escala de bancada utilizado neste estudo é composto por reatores de leito fixo: filtro anaeróbio (FA) seguido por biofiltro aeróbio submerso (BAS) e decantador (DEC). O esgoto sanitário empregado é proveniente de uma região da UNICAMP (Campinas, SP), onde estão situados hospital, bancos, restaurantes, uma creche e uma escola, na qual circulam aproximadamente 10 mil pessoas diariamente. No período de outubro de 2009 a março de 2010 foram realizadas análises para caracterização da microfauna do BAS (3 vezes por semana). Para isto foram colhidas amostras de 5,0 mL do material presente no BAS. A análise qualitativa foi realizada com uma gota do material entre lâmina e lamínula e observação em microscópio ótico. Os micrometazoários e os protozoários foram identificados conforme as características morfológicas descritas por Bick (1972), Berk& Gunderson (1993) e Patterson (1996). A análise quantitativa foi realizada em câmara de Sedgwick-Rafter utilizando microscópio ótico (CETESB, 2009). As análises físico-químicas realizadas incluíram: pH, alcalinidade, ácidos orgânicos voláteis (AOV), DBO - demanda bioquímica de oxigênio, DQO - demanda química de oxigênio, NH3 - nitrogênio amoniacal, IVL - índice volumétrico do lodo.

RESULTADOS:

Os ciliados livre natantes (CLN) apresentaram freqüência de 100% e densidade média de 907 indivíduos/mL; rotíferos: 92% e 5075/mL; ciliados predadores de flocos (CPF): 89% e 853/mL; ciliados fixos (CF): 32% e 509/mL; flagelados: 54% e 214/mL; nematóides: 24% e 47/mL e as amebas: 3% e 5/mL. Os rotíferos apresentaram abundância média relativa de 66,7%, seguido pelos CLN com 11,9%, CPF com 11,2%, CF com 6,7%, flagelados com 2,8% e nematóides com 0,62%. As condições operacionais do BAS foram: TDH de 6,5h (total do sistema 18,5 horas); pH = 7,7±0,1; temperatura de 25±1°C; OD = 2,1±0,3mg O2 L-1. O mesmo apresentou elevada remoção de matéria orgânica carbonácea (DQO com remoção total de 93±3%, DBO com 99±1% e SST com 97±2%). A análise de correlação de Spearman (Bioestat 2,0, p<0,05) indicou: correlação positiva entre os CLN (rs 0,81), CPF (0,73), rotíferos (0,76) e a remoção total de DQO;  densidade de flagelados inversamente proporcional à DQO do BAS (-0,34) e a concentração de NH3 no BAS (-0,31); densidade de rotíferos (-0,33) e flagelados (-0,56) inversamente proporcional ao pH; correlação negativa entre os CLN (-0,53), flagelados (-0,65), rotíferos (-0,55) e a temperatura; correlação positiva entre a concentração de OD no BAS para os CLN (0,77), CPF (0,49) e rotíferos (0,31).

CONCLUSÃO:

Os rotíferos apresentam lenta taxa de crescimento e reprodução sendo que a alta densidade observada indica alto tempo de detenção celular e alta idade do lodo presente no BAS. Os ciliados regulam a biomassa bacteriana através da predação e a função primária na unidade de tratamento é a clarificação do efluente apresentando baixa DBO. Os CLN, CPF e rotíferos indicaram boas condições de depuração, pois apresentaram correlação diretamente proporcional à remoção de DQO. Os mesmos também apresentaram correlação diretamente proporcional às concentrações de OD.  Os flagelados indicaram maior sensibilidade às concentrações de NH3 no BAS. As avaliações microscópicas do lodo mostraram-se adequadas para caracterização do funcionamento da estação de tratamento de esgoto estudada.

Instituição de Fomento: Edital 05/2008 PROPEX/FURB - Bolsa de Doutorado
Palavras-chave: Microfauna, Biofiltro aerado submerso, Sistema combinado anaeróbio/aeróbio.