62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 1. Enfermagem de Doenças Contagiosas
HANSENÍASE: ASPECTOS SOBRE UMA AÇÃO EDUCATIVA EM PARNAMIRIM/RN, PARA ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DO BAIRRO DE PASSAGEM DE AREIA
Ana Luiza da Costa Cunha 1
Clélia Simpson de Miranda 2
Jéssica Dantas de Sá 1
Lucélia Maria Carla Paulo da Silva Duarte 1
Mônica Gisele Costa Pinheiro 1
Thayse Minosa dos Santos Silva 1
1. Departamento de Enfermagem - UFRN
2. Profa. Dra. / Orientadora - Departamento de Enfermagem - UFRN
INTRODUÇÃO:

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa crônica, causada pelo Micobacterium leprae, que acomete pele e nervos. Se não tratada precoce e adequadamente pode levar a deformidades. Embora seja rara em crianças, a hanseníase atinge pessoas de todas as idades e de ambos os sexos. O Brasil utiliza dois indicadores para o controle da doença que são: a proporção de jovens abaixo de 15 anos entre os novos casos diagnosticados e os registros de pacientes com alto grau de incapacidade provocada pela enfermidade. Apesar de existir a cura para hanseníase, ela ainda constitui um relevante problema de saúde pública devido a sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa. A hanseníase tem grande potencial de infectividade, ou seja, é capaz de transmitir facilmente a doença para as pessoas de contato próximo, principalmente em ambientes fechados e aglomerados. Objetivamos neste trabalho proporcionar ações educativas em saúde relacionadas à prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase, assim como informar sobre aspectos relacionados à doença em si para os escolares do ensino fundamental das escolas do bairro de Passagem de Areia, no município de Parnamirim-RN.

METODOLOGIA:

A presente pesquisa refere-se a um estudo exploratório-descritivo combinados, visto que faz uso da observação, registro, e análise dos conhecimentos de escolares a respeito da Hanseníase, bem como descreve as características dessa realidade pesquisada, além de incentivar a familiarização com o saber/conhecer dessa população sobre tal patologia, a fim de obter novas percepções e informações sobre o assunto em estudo. Tendo como público alvo alunos do ensino fundamental das escolas do bairro de Passagem de Areia, Município de Parnamirim/RN. Os dados foram obtidos por meio de uma avaliação (pré-teste e pós-teste), através de um questionário, contendo sete questões a respeito da Hanseníase e aspectos da doença em si. Aplicamos 270 pré-testes e 270 pós- testes, perfazendo um total de 11 turmas na faixa etária de 12 a 19 anos. A aplicação do pré-teste visou avaliar os conhecimentos prévios dos alunos a cerca da hanseníase, e a partir daí promoveu-se atividades educativas com o intuito de informar sobre a doença e a importância da realização de prevenção, detecção e tratamento precoce da população em geral da Hanseníase. Em seguida, aplicou-se o pós-teste com a finalidade de averiguar a eficácia da educação sobre a Hanseníase como forma de impedir a cadeia epidemiológica dessa doença.

RESULTADOS:

Das 270 pessoas entrevistadas no pré-teste, 150 pessoas (55,5%), quando questionadas a respeito do conhecimento prévio sobre a hanseníase, confirmaram já terem ouvido falar na patologia, enquanto 120 pessoas (45,5%) asseguraram nunca terem ouvido falar a respeito da doença em questão. Levando em consideração essa informação pode-se perceber que o maior obstáculo para eliminação da doença é a desinformação da população, principalmente com relação às questões sobre prevenção e controle. Do mesmo número de entrevistados no pós-teste, 263 pessoas (97,3%) passaram a confirmar já terem ouvido alguém mensurar sobre a tal enfermidade, enquanto 7 pessoas (2,7%) ainda persistiram afirmando nunca terem ouvido falar da doença, mesmo após palestra sobre diagnostico e tratamento da hanseníase. Verificamos através do pré-teste que a Hanseníase ainda é pouco conhecida pelos escolares. Entretanto, após ações de educação em saúde houve uma mudança significativa nos resultados, confirmando a eficácia e eficiência das palestras sobre informações a cerca dessa enfermidade.

CONCLUSÃO:

A partir do presente estudo, verifica-se, com os resultados do pré-teste, desconhecimento da maioria dos escolares sobre informações pertinentes a Hanseníase, mesmo esta ainda se inserindo entre uns dos principais problemas de saúde pública do país, mesmo com a redução da prevalência. Outro déficit identificado foi à escassa divulgação de informações, por parte de profissionais de saúde, a respeito dos programas de atenção básica, os quais oferecem tratamento para essa patologia. Entretanto, com a aplicação do pós-teste, confirmou-se o satisfatório acréscimo de conhecimento a essa população quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase. Diante disso, constata-se a imprescindível necessidade do desenvolvimento contínuo de práticas de enfermagem que atuem na educação em saúde como forma de prevenir a Hanseníase, e dessa forma impedir a cadeia epidemiológica dessa doença, contribuindo para erradicação da mesma. Tais ações de enfermagem devem ser principalmente destinadas aos jovens, visto que estes serão os adultos de amanhã e tendo-os como agente disseminador de informação entres seus familiares e comunidade em  geral.

Palavras-chave: Hanseníase, Enfermagem, Educação em saúde.