62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O CONTEXTO REGIONAL DURANTE A MOSTRA CIENTÍFICA ITINERANTE EM TRÊS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO
Roger Fazollo 1
Marcos Antônio Pinto Ribeiro 2
Carlos Wagner Costa Araújo 2
1. Biólogo, Espaço de Ciência e Cultura, UNIVASF
2. Prof. Espaço de Ciência e Cultura, UNIVASF
INTRODUÇÃO:
O projeto "Mostra Científica Itinerante do Semiárido", promovido pelo Espaço de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco - ECC/UNIVASF, teve o propósito de promover a apresentação dos trabalhos científicos desenvolvidos pelas escolas da rede de ensino local durante o ano de 2009, além do processo de popularização da ciência desenvolvido pelo ECC. Com o intuito de complementar os resultados do projeto, foi analisada a relação entre os conteúdos dos trabalhos e o contexto regional dos municípios e da região.
METODOLOGIA:
O projeto contemplou três municípios do Nordeste do Brasil, sendo Lagoa Grande, no estado de Pernambuco, e Uauá e Sobradinho, na Bahia. Participaram da mostra, nove escolas de Lagoa Grande, quatro de Uauá e quatorze de Sobradinho. As mostras ocorreram nos dias 28 de novembro, 03 e 05 de dezembro, respectivamente. Estima-se que cerca de dez mil pessoas, entre alunos da rede de ensino local e moradores dos municípios, visitaram as mostras científicas. A relação entre os trabalhos apresentados pelas escolas e o contexto regional foi analisada por intermédio de observações presenciais e material fotográfico.
RESULTADOS:
Os três municípios apresentaram poucas atividades contextualizadas com a região. Em Lagoa Grande, a maior parte dos trabalhos não contextualizou com a região. Mesmo os adereços utilizados para enfeitar os estandes fugiam de um contexto regional, sendo utilizadas figuras de estórias infantis. Apenas uma das escolas apresentou alguns trabalhos na forma de literatura de cordel, típica da região. No município de Uauá duas escolas abordaram temas regionais, como desertificação e conservação ambiental, acompanhada por músicas regionais, e trabalhos artesanais confeccionados com materiais recicláveis. Os demais trabalhos foram baseados em painéis e maquetes. Em Sobradinho a prefeitura e a secretaria de educação elaboraram um grande evento, com carro de som e apresentações de dança. No entanto, poucos trabalhos envolveram temas regionais. Algumas escolas abordaram temas como ciência e folclore, utilização de plantas medicinais da região e esportes comuns no município, todos explorados de forma científica, além de uma apresentação dos índios Trucá. Como nos outros dois municípios, muitos trabalhos e apresentações se basearam em temas de estórias infantis importadas, confecção de maquetes e painéis comuns em feiras de ciência, além de apresentações de dança fora do contexto regional.
CONCLUSÃO:
Desta forma, concluiu-se que, apesar dos trabalhos apresentados pelas escolas dos três municípios terem sido bem elaborados, o contexto regional foi proposto apenas por algumas delas, em especial, as localizadas em núcleos rurais ou vinculadas a movimentos sociais, como comunidades quilombolas e movimentos de trabalhadores rurais. Portanto, torna-se de extrema importância o incentivo ao resgate das culturas regionais e dos movimentos culturais na região do submédio rio São Francisco.
Instituição de Fomento: Ministério da Educação - MEC e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Mostra Científica, Contexto Regional, Semiárido Nordestino.