62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
APRESENÇA DO GÊNERO FEMININO NA MATRIZ CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL DA 5° A 8° SÉRIE DA REDE DE MUNICIPAL DE ENSINO DE MACEIÓ.
Fanny Manuella dos Santos 1
Adenize Costa Acioli 1
1. Centro Universitário Cesmac
INTRODUÇÃO:

Este estudo é resultado da leitura analítica sobre o currículo oficial - Matrizes Curriculares - Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, estabelecido pela Rede Municipal de Ensino de Maceió e adotado nas escolas municipais de ensino fundamental. Teve como foco de análise o gênero feminino. O objetivo foi identificar a presença da mulher nos textos oficiais. Para tanto, foi realizado uma leitura minuciosa da matriz curricular de cada série e disciplina presente no citado documental oficial. Ao término da investigação, acreditamos que o estudo trouxe como contribuição social a possibilidade objetiva, de na condição de futura professora de História da educação básica, no exercício da função docente, não reforçar através da transposição didática a manutenção do sexismo, e consequentemente da sociedade machista.

 

METODOLOGIA:

Na efetivação do estudo em pauta, inicialmente, a pesquisa bibliográfica foi utilizada. Nesse sentido, se tomou como referência teórica os estudos de Michael Apple e Tomaz Tadeu da Silva, os citados curriculistas, atualmente, trazem uma reflexão sobre a abordagem curricular numa perspectiva crítica e pós crítica, destacando a diversidade e a multiculturalidade com elementos obrigatórios a serem trabalhados no currículo escolar. Em seguida, foi realizada a pesquisa documental, onde à luz desses autores, o texto oficial, Matrizes Curriculares Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Maceió, foi analisado.

 

RESULTADOS:
O estudo mostrou que o tratamento dado às questões relacionadas ao gênero feminino são destacadas apenas em dois anos, 7º e 9º, na disciplina Ensino Religioso. A ausência não só do tema nos demais anos, como também de textos reflexivos sobre questões relacionadas ao currículo multiculturalista, revela o distanciamento que a escola passa a ter frente às práticas sociais presentes na sociedade contemporânea, reforçando dessa forma, a manutenção do atual modelo de organização social, marcado pela hegemonia machista
CONCLUSÃO:
Ao término do estudo, chegou-se a conclusão que a forma como o documento oficial está organizado só vem a reforçar a hipótese de que a presença da mulher no documento é marcada por sinais se uma sociedade capitalista e patriarcal, e que reforça só o comportamento de distanciamento da escola frente às questões e práticas sociais com ênfase as pertinentes ao gênero feminino, o que consequentemente favorece a manutenção do atual modelo de sociedade, que entre outros características destaca-se pelo machismo
Instituição de Fomento: Programa Semente de Iniciação Científica
Palavras-chave: currículo oficial, currículo multiculturalista, gênero feminino.