62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 1. Análise de Controle de Medicamentos
AVALIAÇÃO DA UNIFORMIDADE E DA RESISTÊNCIA MECÂNICA DE COMPRIMIDOS DE BACLOFENO UTILIZADO NO SUS / RN
Hiêda dos Santos Nascimento 1
Andréia Freire Barbosa 1
Ana Paula Barreto Gomes 1
Fernanda Nervo Raffin 1
Túlio Flavio Accioly de Lima e Moura 1
Cícero Flávio Soares Aragão 1
1. Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos do DFAR / CCS / UFRN.
INTRODUÇÃO:
O baclofeno é um relaxante muscular que atua nos receptores GABA, a nível medular. Deprime o sistema nervoso central por meio de uma diminuição dos neurotransmissores glutamato e asparto, inibindo a ação reflexa mono e polossináptica em nível espinhal. Os testes de resistência mecânica, tais como dureza e friabilidade, visam demonstrar a resistência dos comprimidos à ruptura provocada por quedas ou abrasões. O presente estudo tem como objetivo avaliar a uniformidade e a resistência mecânica de comprimidos de baclofeno adquiridas em farmácias hopitalares do SUS/RN.
METODOLOGIA:
A uniformidade dos comprimidos foi realizada pela determinação da massa de 20 comprimidos em balança analítica. A resistência dos comprimidos ao esmagamento ou à ruptura sob pressão radial foi determinada através do teste de dureza em um durômetro da marca OFF-TEC GALILEO. A resistência dos comprimidos à abrasão foi realizada em um friabilômetro da marca ETICA, modelo 300.1. Foram utilizados 20 comprimidos para cada análise.
RESULTADOS:
Os comprimidos de baclofeno apresentaram uma variação de 2% em sua uniformidade de massa estando dentro dos 10% estabelecidos pela farmacopéia Brasileira. Os dados mostraram os valores de dureza (D) e friabilidade (F) dos comprimidos de baclofeno. A dureza dos comprimidos apresentou valor de dureza relativamente baixa onde sofreu variação de 3,5 a 5,5 kgf. A friabilidade dos comprimidos de baclofeno foi 0,88% no qual o valor deve ser menor que 1,5%. Os resultados mostram que os comprimidos de baclofeno estão dentro dos padrões adotados pela Farmacopéia Brasileira, que exige uma dureza mínima de 3,0 kgf e uma perda de peso (friabilidade) de no máximo 1,5 % em relação ao peso inicial.
CONCLUSÃO:
Os testes de uniformidade e resistência mecânica são considerados oficiais dentro do contexto legal da Farmacopéia, constituindo-se em elementos úteis na avaliação da qualidade integral dos comprimidos utilizados no SUS.
Instituição de Fomento: Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - FAPERN / PPSUS III
Palavras-chave: SUS, Controle de qualidade de medicamentos, Baclofeno.