62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica
ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA E ANTIANGIOGÊNICA DE β-GLUCANAS EXTRAÍDAS DO FUNGO Caripia montagnei
Allisson Jhonatan Gomes Castro 1
Luiza Sheyla Evenni Porfírio Will 1
Celina Maria Pinto Guerra Dore 1
Lucymara Fassarella Agnez Lima 2
Edda Lisboa Leite 3
Iuri Goulart Baseia 4
1. Depto. de Bioquímica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Profa. Dra. -Depto. de Biologia - UFRN
3. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Bioquímica - UFRN
4. Prof. Dr.- Depto. de Botânica, Ecologia e Zoologia -UFRN
INTRODUÇÃO:
Os polissacarídeos são biopolímeros aos quais se atribuem diversas atividades biológicas, sendo considerados compostos bioativos. Nos últimos anos, as pesquisas com estes para os mais diversos tipos de tratamentos de doenças têm provado a sua possível utilização industrial e sua significante ação como composto com ação farmacológica. A estes carboidratos atribuem-se as características de serem bastante seguros, possuírem baixa toxicidade e serem muito estáveis. Uma das fontes naturais para obtenção de polissacarídeos com ação biológica são os fungos, onde nestes as β-glucanas são a forma predominante de carboidratos encontrados. Estes possuem diversas aplicações médicas, tais como atividade antitumoral, controle da migração de leucócitos (efeito antiinflamatório), tratamento da artrite, estímulo para a síntese de anticorpos (imunização) e efeito protetor contra danos oxidativos ao DNA (antioxidante). Desta forma, objetivou-se analisar a atividade anti-iflamatória e antiangiogênica de β-glucanas obtidas do fungo Caripia montagnei através de modelo de inflamação de peritonite induzida em ratos Wistar, e de inibição da formação de vasos na membrana corioalantóica em ovos galináceos fecundados.
METODOLOGIA:
A análise da ação anti-inflamatória de β-glucanas de C. montagnei se deu através da quantificação das citocinas IL-10, IFN- y, antagonista do receptor de Interleucina-1 e NF-KappaB, sendo o modelo de inflamação desenvolvido a partir de peritonite induzida por tioglicolato. Para isto foram utilizados 05 grupos (n= 03) de ratos Wistar, onde foram aplicadas (de forma subcultânea) as concentrações de 10, 30 e 50 mg/Kg do polissacarídeo. Após 30 minutos a inflamação foi induzida com tioglicolato. Os animais foram sacrificados após três horas, sendo o liquido peritoneal coletado. Para o controle positivo induziu-se o processo inflamatório sem tratamento. Através da utilização de KIT teste para IL-10, IFN- y e IL-1Ra pôde-se efetuar sua quantificação em analisador Luminex. Para mensurar os níveis de NF-KappaB utilizou-se da técnica de Dot blot. Na atividade de inibição da angiogênese usou-se de ovos de galinha fecundados, onde estes foram submetidos a incubação em estufa a 37°C por 7 dias. A abertura de uma janela de 1.5 cm2 na casca, permitiu aplicar-se, na membrana corioalantóica, as amostras nas concentrações de 0.5, 1, 2 e 4 mg/ml. A inibição da angiogênese foi analisada com o softweare imageJ.
RESULTADOS:
Os resultados demonstraram que as β-glucanas de C. montagnei apresentaram significante atividade moduladora da inflamação e, inibição do processo de angiogênese. Para a IL-10, citocina inibidora do processo inflamatório, com a concentração de 50 mg/kg do polissacarídeo houve um aumento em 3 vezes (concentração de 9.8 ± 0,71pg/ml) em sua expressão em relação ao controle. Com uma concentração de 10 mg/kg percebeu-se uma redução de 74% na expressão do INF-γ (p< 0,001). O INF-γ é um forte indutor da ativação de monócitos e regulador da produção de citocinas. Para o IL-1Ra, onde este se liga ao receptor do tipo I de IL-1 bloqueando a sinalização desta, percebeu-se que não houve alterações significativas na sua expressão, denotando assim que as β-glucanas de C. montagnei não apresentam ação sobre este. Observou-se uma redução em 78% na expressão de NF-ΚB com a concentração de 30 mg/kg do polissacarídeo. A importância da inibição deste fator transcricional se dá devido a sua forte modulação de genes relacionados com a inflamação. Para a atividade de inibição da angiogênese, percebeu-se que, com a concentração de 0,5 mg houve uma inibição em 37 ± 0,8% na formação de vasos. A inibição da vasculogênese é de grande importância já que os vasos são essenciais para a metástase de tumores.
CONCLUSÃO:
Observou-se que as β-glucanas do fungo Caripia montagnei apresentaram significante atividade anti-inflamatória e antiangiogênica, onde percebe-se que este polissacarídeo age modulando a expressão de importantes reguladores do processo inflamatório, sendo assim explicada uma das suas formas de ação na redução do processo inflamatório. Estas glucanas agem também inibindo a formação de neo-vasos e, desta forma, possivelmente reduzindo a formação e proliferação de tumores. Para a IL-10 as β-glucanas de C. montagnei agem regulando positivamente sua expressão, desta forma reduzindo o processo inflamatório, enquanto que há uma inibição da expressão de INF-γ e NF-KappaB, regulando de forma negativa o processo inflamatório. A redução na formação de vasos indica que estes polissacarídeos possivelmente agem de forma a modular negativamente o desenvolvimento de câncer e células tumorais, inibindo sua disponibilização de nutrientes através da regulação da angiogênese. Assim, observa-se que as β-glucanas de C. montagnei possuem ação anti-inflamatória e antivascular significativa, desta forma confirmando uma possível aplicação de polissacarídeos como potentes fármacos.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES, Pró-Reitoria de Pesquisa -ProPesq e CNPq
Palavras-chave: atividade biológica, Caripia montagnei, Polissacarídeos.