62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
MOVIMENTO DE NATAL-UMA RELEITURA NECESSÁRIA-LOCALIZANDO A GÊNESE DO ACONTECIMENTO.(1945-1948).
ÁRISON RODRIGO DE BRITO 1
1. UFRN
INTRODUÇÃO:
O SEGUINTE TRABALHO PRETENDE COMPREENDER O QUE FOI, DE FATO, O MOVIMENTO DE NATAL E CONHECER SEUS DESDOBRAMENTOS PARA COM A SOCIEDADE NATALENSE. LOGO, ENTENDEMOS ESTE, O FENÔMENO DO MOVIMENTO DE NATAL, E SUAS IDEOLOGIAS COMO PARADIGMÁTICAS PARA ENTENDER A CONJUNTURA SOCIAL E POLÍTICA DO RIO GRANDE DO NORTE DO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. UM ESTADO AFETADO ECONOMICAMENTE PELA RETIRADA DAS TROPAS NORTE-AMERICANAS, APRESENTANDO EM SEU NÚCLEO UMA SÉRIE DE PROBLEMAS SOCIAIS. E NESSE BOJO, A IGREJA CATÓLICA SE APRESENTA COMO INSTITUIÇÃO QUE BUSCA RECUPERAR O PRESTÍGIO, QUE FORA SILENCIADO DESDE O FIM DO PADROADO COM A REPÚBLICA-VELHA. A ESTRATÉGIA ADOTADA PARA RECUPERAÇÃO DO PRESTÍGIO, PELA IGREJA, FOI O USO DA ASSISTÊNCIA PRESTADA A POPULAÇÃO MAIS NECESSITADA, POR INTERMÉDIO DE PROGRAMAS SOCIAIS QUE SURGEM A PARTIR DA DÉCADA DE 1940, TENDO COMO CUME O MOVIMENTO DE NATAL EM 1948.
METODOLOGIA:
PARA QUE SE TORNE POSSÍVEL ENTENDER AS CONSTRUÇÕES EM TORNO DE UM REATUALIZAÇÃO DO PENSAMENTO CATÓLICO NO PERÍODO, QUE JÁ FOI DETECTADA A PARTIR DE PESQUISAS PRELIMINARES FAZ-SE NECESSÁRIO ENTENDER AS DISCUSSÕES QUE ENTENDEMOS PODER SER ENGLOBADAS SOB O RÓTULO DO 'PENSAMENTO CATÓLICO' E QUE PODEM SER INVESTIGADAS POR MEIO DO JORNAL 'A ORDEM', DA PESQUISA NOS ARQUIVOS DA ARQUIDIOCESE DE NATAL, DA IDENTIFICAÇÃO E COLETA DE DADOS NOS CÍRCULOS DE DISCUSSÃO CATÓLICOS E NAS INSTITUIÇÕES E INDIVÍDUOS INFLUENCIADOS PELA IGREJA. PRETENDEMOS, PORTANTO, DELIMITAR UM "ESPAÇO IMAGINÁRIO" CATÓLICO POTIGUAR POR MEIO DE UM EXAME DAS CONTINUAS REELABORAÇÕES DE SUA LINGUAGEM, ENTENDENDO E DECODIFICANDO A SUA GRAMÁTICA E SINTAXE, PROCURANDO DAR SENTIDO A APARENTES CONTRADIÇÕES E AMBIGÜIDADES NO PERÍODO RECORTADO, ESPECIALMENTE REFLETIDAS POR CONTAS DAS TRANSFORMAÇÕES AGUDAS E DAS CONDIÇÕES INTERNACIONAIS, NACIONAIS E LOCAIS NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940.
RESULTADOS:
ESTUDAR O MOVIMENTO DE NATAL É MUITO SIGNIFICATIVO, UMA VEZ QUE, MUITO POUCO SE SABE SOBRE ELE, E O POUCO QUE TEMOS, É UM DISCURSO PRODUZIDO PELA IGREJA, SOBRE SI. OUTRO OLHAR SERIA NO MÍNIMO NECESSÁRIO PARA APRESENTARMOS OUTRAS FACETAS QUE HÁ NESSE FENÔMENO DE TANTAS COMPLEXIDADES. OUTRO PONTO QUE CORROBORA A NECESSIDADE DE MAIOR COMPREENSÃO DO MOVIMENTO, ESTA LIGADA AO FATO DE QUE ELE COMEMORA MAIS DE 60 ANOS DE GÊNESE E DADO O DISTANCIAMENTO TEMPORAL E SOME-SE A ISSO O FATO DE QUE PARCELA DOS AGENTES QUE PROTAGONIZARAM O MOVIMENTO ESTEVE NOS ÚLTIMOS DIAS REUNIDOS, TALVEZ COM PRETENSÕES DE AMPLIAR A HISTÓRIA E MEMÓRIAS DO MOVIMENTO. DIANTE DO EXPOSTO, ENTENDEMOS SER NECESSÁRIO COMPREENDER O MOVIMENTO DE NATAL E SUA POSSÍVEL INSERÇÃO NO DISCURSO IDEOLÓGICO CONSERVADOR DO RIO GRANDE DO NORTE DURANTE E APÓS O ESTADO NOVO. CONSIDERAMOS QUE ESTE RECORTE ESPACIAL E CRONOLÓGICO SERIA PARADIGMÁTICO PARA A COMPREENSÃO DE CERTAS TENSÕES NO PENSAMENTO CATÓLICO POR CONTA DO CONTEXTO ESPECÍFICO DE NATAL, ONDE AS CONTRADIÇÕES ENTRE O MODELO LIBERAL E AS SOLUÇÕES TOTALITÁRIAS, COMO O COMUNISMO E O FASCISMO, SE EXPLICITARAM DE FORMA MAIS AGUDA. NO CASO, PODEMOS ENTENDER QUE AS TRANSFORMAÇÕES NO DISCURSO DA IGREJA ESTARIAM RELACIONADAS A CERTOS EVENTOS DO PERÍODO, TAIS COMO: O LEVANTE COMUNISTA DE 1935 E AS REAÇÕES LOCAIS A ESTE; A FORTE PENETRAÇÃO DAS VÁRIAS IDÉIAS INTEGRALISTAS NO CORPO DA IGREJA E O ESTADO NOVO; A DECLARAÇÃO DE GUERRA AO EIXO COM O SUBSEQUENTE ESTABELECIMENTO DE UMA BASE ESTADUNIDENSE NA ÁREA ADJACENTE A NATAL. NESSE SENTIDO, ENTENDEMOS QUE O PENSAMENTO E O DISCURSO CATÓLICO SE EXPLICITARAM NUM CAMPO DE FORÇAS, O CONTEXTO ESPECÍFICO DE NATAL, QUE SE CONSTITUIRIA ENQUANTO UM LABORATÓRIO DAS TÁTICAS E ESTRATÉGIAS A QUE SERIAM ADOTADAS PELA IGREJA CATÓLICA BRASILEIRA NO NÍVEL NACIONAL, ESPECIALMENTE NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970. SEJA COMO FOR, É NECESSÁRIO ELUCIDARMOS QUE O USO DA ANÁLISE DO DISCURSO FOI CRUCIAL PARA A COMPREENSÃO DAS FALAS QUE NEM SEMPRE SE FAZIAM CLARAS NOS LUGARES DE ENUNCIAÇÃO DO DISCURSO CONSERVADOR DA IGREJA CATÓLICA.
CONCLUSÃO:
PODEMOS INFERIR QUE O MOVIMENTO DE NATAL NÃO É UM FENÔMENO TÃO SIMPLES, COMO JÁ IMAGINÁVAMOS,BEM MENOS AINDA SUFICIENTEMENTE RESPONDIDO NO SINGULAR,SENDO MELHOR COMPREENDIDO COMO POLISSÊMICO. A POSSIBILIDADE DE LANÇAR OUTROS OLHARES E DE OLHAR PARA OUTROS ÂNGULOS NOS POSSIBILITA COMPARTILHAR OUTROS PONTOS DE VISTA, EXISTENTES SOBRE O ACONTECIMENTO, NOS NOBILITA NEGAR O 'LUGAR SAGRADO' DE VERDADE QUE ANTES PERTENCIA A UM ÚNICO CAMPO E SEUS PORTA-VOZES AUTORIZADOS.
Instituição de Fomento: PIBIC E PROPESQ
Palavras-chave: MOVIMENTO DE NATAL, CONSERVADORISMO, IGREJA CATÓLICA.