62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ENSINO APRENDIZAGEM DE MICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NA EEEFM PADRE LUIZ GONZAGA, BRAGANÇA, PARÁ.
Bruno Andrade da Silva 1
Sandra Nazaré Dias Bastos 2
1. Universidade Federal do Pará - Campus de Bragança (Discente/ Lic. em Biologia)
2. Universidade Federal do Pará -Campus de Bragança. Profa. MSc./Orientadora/IECOS
INTRODUÇÃO:
Os organismos conhecidos como FUNGOS, são chamados freqüentemente de cogumelos, leveduras, bolores, orelhas-de-pau, mofos, etc. Caracterizam-se por desempenhar um papel fundamental na reciclagem de nutrientes e manutenção dos ecossistemas atuando na degradação da matéria orgânica. Muitas espécies são empregadas em processos biotecnológicos para fabricação de medicamentos e alimentos além de serem empregados para recuperação de ambientes degradados. Apesar da grande importância que desempenham na natureza e desses organismos estarem presentes em nosso dia-a-dia, muito pouco se discute sobre eles na Educação Básica. Levando isso em consideração foi realizado um diagnóstico sobre o ensino aprendizagem de Micologia na EEEFM Padre Luiz Gonzaga, Município de Bragança, Pará com o objetivo de identificar as principais dificuldades para o Ensino de Micologia na escola, bem como verificar o nível de conhecimento sobre o tema entre os professores e alunos. Esse trabalho foi desenvolvido por alunos do curso de Licenciatura em Biologia que fazem parte do projeto FORTALECER de iniciação à docência.
METODOLOGIA:
O diagnóstico sobre o ensino aprendizagem de Micologia foi realizado em duas etapas: a primeira com o acompanhamento das aulas proferidas sobre o assunto nas turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio e posterior debate com os professores sobre as dificuldades encontradas para ministrar o assunto na escola; a segunda etapa consistiu na aplicação de um questionário a 66 alunos das turmas acima mencionadas com questões sobre características e importância do grupo estudado. Vale ressaltar que somente as turmas de 2º ano, ao responderem ao questionário, já haviam assistido à aula sobre o assunto.
RESULTADOS:
Nosso diagnóstico mostrou que os professores apresentam um bom conhecimento sobre o tema abordado, no entanto, afirmam que o problema não é a falta de ênfase no assunto, mas, a falta de recursos didáticos para o ensino de Biologia, uma vez que a escola não possui Laboratório de Ciências. Quanto aos alunos, a maioria (92%) conseguiu identificar em uma lista de organismos de vários grupos aqueles pertencentes ao Reino Fungi, mesmo aqueles que ainda não haviam assistido à aula sobre o assunto, isso nos mostra o conhecimento prévio que têm sobre o tema. Apesar de conhecerem o grupo 60% associou os fungos à aspectos maléficos, destacando a relação dos organismos a doenças, envenenamentos, contaminação de alimentos, etc. Apenas 35% das respostas estavam relacionadas a aspectos como descontaminação do solo, cadeia alimentar, produção de alimentos e remédios. A maioria dos alunos soube identificar as principais doenças causadas por fungos, mostrando que há conhecimento sobre o aspecto médico do grupo. A maioria dos alunos respondeu que "andar calçado" constituía uma forma de prevenção às doenças fúngicas, mas houve pouca relação da prevenção estar relacionada ao cuidado com animais domésticos, que reconhecidamente têm papel importante na epidemiologia de algumas micoses cutâneas.
CONCLUSÃO:
Apesar da grande importância do grupo em questão muito ainda se precisa avançar na discussão sobre esse tema na Educação Básica. O diagnóstico realizado nos mostra claramente que é necessário investir em alternativas metodológicas para o ensino de Micologia na Escola. Apesar da freqüente queixa de falta de recursos pelos professores, o andamento do projeto na escola tem mostrado que é possível trabalhar vários temas, entre eles a Micologia, através de metodologias alternativas às aulas expositivas como jogos didáticos e oficinas com resultados positivos. Essas atividades contam com o amplo envolvimento da comunidade escolar e garantem uma aprendizagem significativa aos alunos. Dessa forma, é importante ressaltar que práticas como essas devem ser incentivadas nos cursos de Licenciatura pois garantem uma formação diferenciada aos professores.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Pará (UFPA), Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).
Palavras-chave: Micologia, Fungos , Ensino de Biologia.