62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
A FRUIÇÃO ESTÉTICA DA DANÇA EM DIÁLOGO COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE LAZER NA PARAÍBA
Suzanne Barros de Souza Damião 1
Elaine Melo de Brito Costa Lemos 2
1. Departamento de Educação Física, Universidade Estadual da Paraíba/ UEPB
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Educação Física - UEPB
INTRODUÇÃO:
A fruição estética da dança configura-se tanto na experiência, no desfruto do Ser dançante ou espectador, seja ele bailarino ou não, e plateia. Nesse sentido, o estudo compreende tal fruição como uma experiência sensível que compõe o belo, não como modelo padrão, como trata Merleau-Ponty (1980), mas nas experiências do ator social que vivencia a dança no campo da arte e do lazer. A pesquisa revela-se como desdobramento dos estudos do lazer desenvolvidos junto ao Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Movimento - GCEM e à Rede CEDES/UEPB/Ministério do Esporte. O estudo destaca a urgência para o reconhecimento da cultura por meio da valorização de produções artístico-culturais de Grupos de Dança em municípios do Estado da Paraíba. De acordo com Chemin (2007), a sociedade contemporânea e o poder público têm como grande desafio não permitir que a experiência do lazer fique subjugada à ação da indústria cultural, a chamada cultura de massa. Os objetivos do estudo foram: 1. mapear e analisar a existência de grupos de dança em municípios da Paraíba, buscando compreender possíveis relações de sua existência ou não com as políticas públicas de lazer; 2. identificar e analisar as dificuldades de promover e divulgar a arte da dança em municípios da Paraíba.
METODOLOGIA:
A pesquisa, de natureza qualitativa, caracterizou-se como Pesquisa de Campo do tipo Documental, uma vez que, buscou in loco documentos de fonte primária e não-escrita, provenientes dos municípios da Paraíba. O grupo investigado foi constituído pelos municípios do Brejo Paraibano, as cidades de Areia e Bananeiras, considerando integrantes e ex-integrantes de Grupos de Dança, gestores públicos, líderes comunitários e/ou pessoas das comunidades que tivessem informações, documentos e experiências relevantes com o conhecimento da dança, em seu respectivo município, usando como instrumento para coleta de dados os arquivos particulares e as fontes não-escritas pertencentes aos mesmos. O método de análise de conteúdo, fundamentado em Bardin (2007), subsidiou a análise e interpretação dos dados, considerando a seguinte organização: em primeiro lugar fizemos uma pré-análise tanto dos documentos recolhidos e autorizados para reprodução, bem como dos discursos dos sujeitos, em seguida exploramos o material buscando unidades de sentido inseridas nos documentos e nos discursos dos sujeitos estabelecendo possíveis categorias temáticas, e por último realizamos o tratamento dos resultados obtidos e a interpretação dos mesmos.
RESULTADOS:
Foram identificados três grupos de dança sendo um (01) na cidade de Areia (Grupo de Dança Moenda) e dois (02) em Bananeiras (Gruta de Antônia Luzia, comunidade que mantém viva a lapinha e o Grupo de dança popular do PETI). Algo ressaltado na cidade de Areia, é a vivência da dança nas escolas em pequenos grupos constituídos, porém, ainda restritos a comemoração de datas comemorativas. Nessa mesma cidade, conforme informação da gestão municipal, existe um pequeno repasse de verba ao grupo de dança, porém o mesmo encontra-se com suas atividades suspensas. Foi identificado, por parte do poder público local o desejo em retomar e avançar o incetivo a dança. Nas duas cidades existe a dificuldade de manutenção dos grupos de dança sobretudo na dimensão de viabilizar recursos financeiros, no entanto, é mister reconhecer que políticas públicas intersetoriais (Governo do Estado, SEBRAE e Prefeituras) têm contribuído para a divulgação e promoção da dança como experiência artístico-cultural de lazer atrelada ao turismo, como exemplo, o roteiro cultural 'Caminhos do Frio', onde a dança está inserida na programação cultural. Como afirma Marcellino (2007), a experiência do lazer necessita de ação do poder público no que se refere a estabelecer políticas atuantes e articuladas.
CONCLUSÃO:
Ainda existem lacunas para a manutenção e sustentabilidade de grupos de dança nas cidades investigadas que podem ser preenchidas com políticas públicas articuladas e consolidadas que propiciem condições permanentes dos grupos realizarem seus trabalhos: aulas e ensaios, criação e apresentação de espetáculos, remuneração de coreógrafos, diretores, bailarinos e equipe técnica, etc. Mas, a pesquisa também percebe iniciativas governamentais e não-governamentais significantes para a divulgação da dança, considerando os diálogos intersetoriais na dimensão do lazer, cultura, educação e turismo. O estudo sugere que outras cidades da região da Paraíba possam ser investigadas no intuito de mapear a realidade desse estado podendo assim mapear e fortalecer as discussões e encaminhamentos de políticas públicas intersetoriais na Paraíba.
Instituição de Fomento: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/ PIBIC/ PROPESQ
Palavras-chave: Dança, Lazer, Políticas Públicas.