62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante |
MALOCA DIGITAL - CURSO DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES NA ALDEIA I`TÂRAP. |
Renata dos Santos Luz de Oliveira 1, 2 Neide Borges Pedrosa 1, 3 Justo Nelson Araújo Escudero 1 Jéssica Sônya Medeiros 1 Norma Maria Coelho Vieira 1 José Rosivaldo da Silva 2 |
1. Universidade Federal de Rondônia 2. Escola SENAI Ji-Paraná 3. PUC/SP |
INTRODUÇÃO: |
Uma parceria entre o curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná, por intermédio do PROJETO INCLUSÃO DIGITAL E IDENTIDADE CULTURAL NA AMAZÔNIA com algumas instituições de ensino e empresas publicas e privadas, foi realizado nos mês de outubro do ano anterior um curso de montagem e manutenção de computadores na aldeia indígena I`Târap, onde foram atendidos 20 indígenas das etnias arara (aldeia I`Târap) e gavião (aldeia Ikólóehj). Onde se teve por objetivo, os conhecimentos técnicos adquiridos, o aumento da auto-estima e a abertura de novas perspectivas profissionais para esses jovens e contribuir para a redução da desigualdade. |
METODOLOGIA: |
Como parceiros da MALOCA DIGITAL, cada uma das instituições foi responsável por um aspecto do projeto, de acordo com a sua experiência e competência. A Policia Militar Ambiental deu o transporte para os professores e alunos bolsistas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) para irem até as respectivas etnias para agendarem o curso de montagem e manutenção para os jovens e demais atividades que aconteceriam no mesmo período promovido pelo projeto. A Escola SENAI Ji-Paraná, montou o laboratório de informática para o respectivo curso já que os computadores dos tele centros estavam lacrados e somente pessoas credenciadas pelo Ministério da Telecomunicações poderiam abri-los, também fornecendo um instrutor de alta qualificação para ministrar o respectivo curso. O INCRA cedeu uma caminhonete para levarem os professores e alunos bolsistas para a aldeia e a deixou a disposição, o combustível para a mesma foi fornecido pela SEDUC-RO. A FUNAI forneceu toda a estrutura física das salas e alojamento para os professores e alunos do qual estavam envolvidos nos cursos; A ELETRONORTE cedeu um micro ônibus para levar autoridades para a certificação dos alunos do curso em questão. A ULBRAJP/RO nos cedeu um aluno/monitor para auxiliar no professor do SENAI. |
RESULTADOS: |
A proposta do curso veio de encontro com as necessidades dos povos indígenas, já que os mesmos se encontram com dois tele centros instalados nas respectivas aldeias I`Târap e Ikólóehj, onde poderão ter acesso ao uso da internet e como os mesmos vêm sendo qualificados para o uso dos computadores, então, no curso aprenderam como formatar e instalar programas de computador e tiveram acesso a softwares e a Internet. Ao termino do curso os alunos e demais envolvidos no curso foram agraciados pelos pajés da aldeia com uma linda festa, com caças e bebidas nativas onde receberam as autoridades ali presentes e festejaram mais uma conquista dos povos indígenas da região, e hoje todos os alunos possuem seus certificados de conclusão do curso de técnico em informática. |
CONCLUSÃO: |
O contexto social está em constante transformação e as comunidades indígenas começam a se adequar às tecnologias, assim algumas etnias começaram a participar da chamada Sociedade da Informação, porém em geral têm tido um papel passivo, sendo receptores de medidas governamentais ou privadas, o que poderia influir na demora na expansão de programas de inclusão digital para eles. Mas com parcerias, pesquisadores estão conseguindo levar a essas comunidades um pouco do mundo tecnológico para dentro das aldeias. |
Instituição de Fomento: universidade Federal de Rondônia |
Palavras-chave: inclusão digital, curso técnico, povos indígenas. |