62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
CARACTERIZAÇÃO BOTÂNICA, IMPORTÂNCIA ALIMENTAR E MEDICINAL DE Caryocar villosum PARA OS MORADORES DA COMUNIDADE DO AÇAÍ NA GLEBA DE VILA AMAZÔNIA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM.
Msc. Joeliza Nunes Araújo 1
Cristiane Rodrigues de Souza 1
1. CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS/UEA
INTRODUÇÃO:

Caryocar villosum, conhecida vulgarmente no Amazonas como piquiá, é uma espécie vegetal, nativa da Floresta Amazônica, que floresce de agosto a dezembro e frutifica de fevereiro a março. É uma espécie arbórea de grande porte atingindo 40 a 50 metros de altura, sendo importante fonte de madeira e frutos comestíveis bastante apreciados pelas populações tradicionais da Amazônia Brasileira. O fruto dessa Caryocaraceae constitui-se, também, em matéria-prima para obtenção de óleo de interesse medicinal e comercial que beneficia a população que reside às margens das matas de terra firme. O estudo foi realizado na comunidade do Açaí, localizada na Gleba de Vila Amazônia, que se constitui em uma área de Assentamento e Reforma Agrária do município de Parintins/AM. A pesquisa teve como objetivo avaliar a utilização alimentar e medicinal do fruto de Caryocar villosum pela população local e realizar a descrição botânica da espécie em estudo. O trabalho foi importante por contribuir para o conhecimento da diversidade vegetal e a preservação ambiental dos recursos florestais da Região Amazônica.

METODOLOGIA:

Para a realização deste trabalho utilizou-se pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa de campo ocorreu por meio de entrevistas e coleta de material botânico. As entrevistas foram realizadas a partir da aplicação de formulários estruturados como perguntas abertas e fechadas destinadas a 58% dos moradores da comunidade do Açaí na Gleba de Vila Amazônia no município de Parintins/AM. Os formularios continham questões sobre grau de escolaridade, meio socio-econômico, utilização do fruto de Caryocar villosum e concepção ambiental dos moradores. Realizou-se, ainda, coleta, herborização e identificação de indivíduos da espécie vegetal estudada. O material botânico coletado foi numerado e etiquetado com informações sobre o nome vulgar, local da coleta, data da coleta, hábito da planta. As exsicatas foram desidratadas em estufa com temperatura de até 60°C e foi realizada a identificação taxonômica através da utilização de chaves para identificação de famílias botânica. Após a identificação realizou-se o estudo das características morfológicas da espécie. Os resultados obtidos na pesquisa foram tabulados e analisados quantitativamente e qualitativamente no qual se considerou as experiências cotidianas e o conhecimento tradicional (etnoconhecimento) no uso da espécie vegetal.

RESULTADOS:

Caryocar villosum é uma espécie botânica da família Caryocaraceae que apresenta folhas alternas trifolioladas e folíolos elípticos. Sua inflorescência é corimbosa com uma raque que sustenta cerca de 20 flores. Suas flores possuem cálice campanulado, corola com 5 pétalas, estames numerosos; ovário com 4 lóculos e 4 estiletes. Seu fruto é drupáceo com epicarpo espesso-carnoso, mesocarpo pastoso e oleoso, endocarpo com numerosos espinhos. Os resultados das entrevistas mostram que 10% dos comunitários entrevistados comercializam o fruto de Caryocar villosum; 10% o utilizam como remédio caseiro, em inchaços e pequenos ferimentos; 10% usam o fruto do piquiazeiro para outras finalidades como preparação de tinturas e sabão; 70% utilizam o fruto na alimentação por ser saboroso, rico em vitamina A e calorias. 80% dos entrevistados declaram que preferem cozer os frutos para consumi-los por se tornar mais saboroso.  O óleo retirado do fruto é usado por 40% dos comunitários para aliviar dores musculares e reumatismo; 30% usam o óleo em inchaços e 30% utiliza o óleo para tratar micoses. Os agricultores demonstram preocupação com a preservação ambiental da espécie devido à sua importância na produção de frutos e à qualidade da madeira para confecções de canoas para as populações tradicionais.

CONCLUSÃO:

As populações tradicionais da Amazônia, em sua grande maioria, apresentam como meio de subsistência práticas agrícolas e modos alimentares que diferem das populações urbanas. A partir do estudo realizado na comunidade do Açaí na Gleba de Vila Amazônia pode-se perceber a relevância da preservação ambiental da espécie botânica Caryocar villosum para a população local, a qual possui potencial alimentar, medicinal e valor comercial. Verifica-se que o nível de consumo alimentar do fruto do piquiá pela população local é alto que se deliciam com o sabor e cheiro de sua polpa, comestível asado e, principalmente, cozido. Por outro lado, é necessário considerar a importância do conhecimento tradicional dos ribeirinhos para potencializar o uso da espécie botânica estudada no tratamento de diversas patologias, uma vez que a região onde moram é distante da zona urbana do municipio de Parintins/AM dificultando o acesso a serviços de saúde pública e, consequentemente, ao tratamento médico. Devido ao potencial alimentar e medicinal do fruto de Caryocar villosum sugere-se que este trabalho seja ampliado e aprofundado para um conhecimento das características bioquímicas dessa espécie botânica e sua possível utilização biotecnológica.

Palavras-chave: Caryocar villosum, Etnoconhecimento, Preservação Ambiental.