62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 2. Arqueologia - 2. Arqueologia Pré-Histórica
ESTUDO ARQUEOLÓGICO E QUÍMICO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO "SEU BODE", EM LUIS CORREIA, PIAUÍ.
Maria Conceição Soares Meneses Lage 5
Benedito Batista Farias Filho 2
Jóina Freitas Borges 4
Igor Linhares de Araújo 1
Julimar Quaresma 3
Herla Mara de Carvalho Freitas 1
1. UFPI - Departamento de Ciências Naturais e Arqueologia - Graduandos
2. UFPI - Departamento de Química - Mestrando
3. UFPI - Departamento de Ciências Naturais e Arqueologia - Mestrando
4. UFPI - Departamento de Ciências Naturais e Arqueologia - Professora
5. UFPI - Departamento de Ciências Naturais e Arqueologia - Professora/Orientadora
INTRODUÇÃO:
A existência de sítios arqueológicos no litoral do Piauí foi conhecida através do projeto de cadastramento desenvolvido pelo Núcleo de Antropologia Pré-Histórica (NAP) da UFPI em cooperação com a FINEP, entre 1985 e 1987. Em 2000, retomou essa pesquisa e, desde então, trabalha na região. Em 2008, com a criação da graduação em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre na UFPI, foi criado no NAP o GELP (Grupo de Estudos do Litoral Piauiense), com coordenação da Prof.ª Jóina Borges. Objetivando agregar estudos nas diferentes áreas do conhecimento, visa compreender a divisão espacial dos povos que ocuparam o litoral no passado, a geodinâmica da área e sua influência sobre os sítios arqueológicos e a procura por indicadores químicos que possam informar sobre a ocupação humana nos diferentes níveis do sítio. Como no presente estudo, interdependente dos demais, uma vez que todos os vestígios orgânicos ao se decomporem liberam elementos químicos como o fósforo, nitrogênio e carbono, que se fixam no solo, alterando a composição original e o enriquecendo em diferentes teores. O fósforo é o elemento preferencial nessa investigação, que em quantidade maior do que o nível natural encontrado configura-se como o principal indicador disso.
METODOLOGIA:
 O grupo composto pelos alunos Herla Freitas, Julimar Quaresma, Ana Joaquina Oliveira, Pedro Gaspar, Igor Linhares e Ana Flávia Silva deu início a investigação por um amplo levantamento bibliográfico sobre os sítios arqueológicos litorâneos brasileiros, as técnicas de levantamento, cadastramento e estudo.  A segunda etapa constou de um trabalho de campo ao litoral piauiense e aos principais sítios, para reconhecimento do terreno e escolha do local a realizar uma sondagem, tomando cuidado para encontrar o ponto que tivesse maior representatividade para os dados arqueológicos, pois a maioria do material encontra-se em superfície. A sondagem foi realizada na dimensão de 3m X 0,50m X 0,60 m, seguindo decapagem por níveis naturais e artificiais, dependendo da presença de vestígios. Em cada nível evidenciado foi coletado sedimento para análises arqueoquímicas, além de moluscos e cerâmica.
RESULTADOS:

O sítio "Seu Bode" não se caracteriza como sambaqui strictu sensu, pois suas dimensões e composição não se adéquam ao que realmente se tem como sambaqui (GASPAR, 2000). Portanto conceitua-se como um sítio sobre dunas, local onde provavelmente os índios habitavam. Ponto escolhido para realização da sondagem, e apresentava uma camada fina de sedimento mais escuro com carvões e material queimado, indicando tratar-se de local onde houve uma antiga fogueira. Havia também moluscos queimados, provavelmente para alimentar o grupo, ou servir de combustível para a fogueira. As cerâmicas recolhidas apresentam-se desgastadas devido à abrasão e a dinâmica do litoral piauiense. Isso também afeta diretamente na determinação dos elementos químicos no sedimento arqueológico, já que se apresenta de forma bem arenosa possibilitando uma migração constante do fósforo pelo solo. Um fator que também dificulta o estudo arqueológico é a não existência de estratificação em solos litorâneos, uma vez que a dinâmica dunar é intensa não permitindo um estudo da estratigrafia local. Outra medida importante é a determinação do potencial de hidrogênio iônico (pH) do solo, pois é decisivo para a conservação de vestígios orgânicos, se básico o conservam bem e se ácido o destroem.

CONCLUSÃO:
No Piauí, os sítios arqueológicos litorâneos se caracterizam pela presença de material malacológico, cerâmico e, em menos quantidade, lítico e ósseo, espalhados sobre as superfícies das dunas e na planície litorânea (BORGES et. al., 2003), confirmando a imensa potencialidade arqueológica do estado. Os estudos realizados até então na região possuem um caráter preliminar. Sendo o Seu Bode um dos sítios mais expressivos do litoral, o seu estudo representa um ponto de partida para o desenvolvimento de pesquisas em outros sítios litorâneos, pois se faz importante compreender a divisão espacial dos povos que ocuparam o litoral piauiense no passado, a geodinâmica da área e a sua influência sobre os sítios arqueológicos. O pioneirismo do presente trabalho atribui a ele uma grande relevância, uma vez que seu desenvolvimento possibilitará a expansão do conhecimento acerca do grupo cultural que habitou a região.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), UFPI - Universidade Federal do Piauí.
Palavras-chave: ArqueologiaLitorânea, Arqueometria, Arqueologia Pré-histórica.