62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 1. Análise de Controle de Medicamentos
ESTUDO DE LIODISPONIBILIDADE DE MEBENDAZOL
Wanessa Azevedo de Brito 1
Cândida Maria Soares de Mendonça 1
Melina Gadelha Carvalho 1
Fabrício de Lima Farias 1
Ana Paula Barreto Gomes 2
Cícero Flávio Soares Aragão 3
1. Departamento de Farmácia, Faculdade de Farmácia, UFRN
2. Profa. Dra./ Orientadora, Departamento de Farmácia, UFRN
3. Prof. Dr./ Orientador, Departamento de Farmácia, UFRN
INTRODUÇÃO:
O planejamento fatorial tem sido bastante aplicado em pesquisas básicas e tecnológicas sendo classificado como um método do tipo simultâneo, onde as variáveis de interesse que realmente apresentam influências significativas na resposta são avaliadas ao mesmo tempo em diferentes níveis. Nessa perspectiva foram aplicadas técnicas de planejamento fatorial aos ensaios de dissolução, que é uma das ferramentas mais adequadas para se verificar o desempenho de um medicamento, sob a forma sólida, no que se refere à sua liberação a partir da forma farmacêutica como uma maneira de analisar sua liodisponibilidade.
METODOLOGIA:
O estudo da liodisponibilidade do medendazol foi baseado em testes de dissolução preconizados pela Farmacopéia Americana XXVII, utilizando para este fim comprimidos de 100mg, de referência, obtido em farmácia comunitária do município de Natal/RN. Os resultados foram analisados por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC), em comprimento de onda de 254 nm, em temperatura ambiente, com fase móvel de acetonitrila:água (1:1) e fluxo de 1 mL/min. Após injetadas no HPLC, a área do pico cromatográfico do padrão apresentada no cromatograma foi comparada com a área dos picos das amostras revelando assim a quantidade de fármaco liberada no período do teste. Como uma maneira de se observar a influência que variações na metodologia preconizada exercem sobre a percentagem de fármaco liberado ao final do processo, foram aplicadas técnicas de planejamento fatorial, adotando como variáveis o tempo de teste e velocidade de rotação em três diferentes níveis cada, o que caracteriza um planejamento do tipo 32, totalizando nove diferentes condições de ensaio. Os ensaios foram realizados em triplicatas.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos nas análises de dissolução aplicando a técnica de planejamento fatorial foram: 1 hora (50rpm) = 45,50 ± 2,10; 2 horas (50rpm) = 104,32 ± 3,40; 3 horas (50rpm) = 107,88 ± 6,30; 1 hora (75rpm) = 101,35 ± 2,10; 2 horas (75rpm) = 102,59 ± 2,77; 3 horas (75rpm) = 103,57 ± 2,80; 1 hora (100rpm) = 107,06 ± 5,85; 2 horas (100rpm) = 106,17 ± 2,45; 3 horas (100rpm) = 105,41 ± 5,50. Diante dos resultados apresentados sugerimos que as condições mais favoráveis para realização do ensaio é de 1 hora com 75 rpm, pois foi observada liberação do fármaco superior a 75%, como preconizado na Farmacopéia Americana, em um menor tempo e mantendo-se a velocidade de rotação estabelecida.
CONCLUSÃO:
A partir do planejamento fatorial foi possível, com número definido de condições, avaliar a liodisponibilidade de comprimidos de mebendazol. Desta forma, o estudo mostrou a importância da utilização do planejamento fatorial como uma ferramenta na obtenção de resultados rápidos e de forma racional para ensaios de liodisponibilidade.
Instituição de Fomento: REUNI-PROPESQ - UFRN
Palavras-chave: Mebendazol, Comprimidos, Liodisponibilidade.