62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 4. Fitogeografia
LEVANTAMENTO E MAPEAMENTO DAS BROMELIACEAE DE PERNAMBUCO NO HERBÁRIO UFP - GERALDO MARIZ
Claudianne Brainer de Souza Oliveira 2
Felipe de Queiroz Chaves 1
Cristiane Gama da Silva 2
Fabiana Ribeiro da Silva 2
1. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
2. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
INTRODUÇÃO:
O Brasil possui uma grande diversidade biológica em sua flora e fauna. Dentro do universo botânico existe uma gigantesca gama de vegetais compondo a flora brasileira. Esse recurso natural é explorado para os mais variados fins, tais como: produção de alimentos, indústria farmacêutica e cosmética, confecção de artesanato, ornamentação, paisagismo de ambientes, etc. O levantamento dos pontos de ocorrência da família, através de um acervo biológico e seu consecutivo mapeamento se apresenta como importante recurso para auxiliar na localização da mesma ao longo de um território. O mapa pode orientar a programação de um deslocamento e melhor planejamento, podendo gerar economia de recursos e de tempo do coletor, ou seja, auxiliar na coleta das amostras. As Bromeliaceae se adaptam a fatores ambientais variáveis, sendo algumas espécies restritas a determinadas áreas. Por isso, o endemismo é marcante nessa família. No Estado de Pernambuco, o maior número de espécies é encontrado nos resquícios de Mata Atlântica, e em menor variedade no interior do continente. Devido à grande procura por sua importância econômica, no que se refere a plantas ornamentais, o extrativismo de seus ambientes naturais tem se intensificado nos últimos anos, colocando algumas espécies em riscos de extinção.
METODOLOGIA:
Para o levantamento das espécies, foram consultadas as fichas das exsicatas, pertinentes ao Estado. O mesmo procedimento foi empregado na identificação das Mesorregiões, quando foram inicialmente detectados os municípios. Para a confecção do mapa foi empregado o programa ArcGis 9.2.
RESULTADOS:
Através do levantamento das espécies e sua localização geográfica no Estado de Pernambuco pôde-se confirmar a larga distribuição da família ao longo das mesorregiões do Estado. Essa ampla presença da família no território do Estado revela a sua capacidade de adaptação às diversas condições ambientais que caracterizam cada mesorregião em que a Família foi coletada. Vale salientar a importância deste tipo de trabalho, pois através do mapeamento pode-se futuramente verificar se houve uma diminuição ou aumento da espécie na localidade. O IBAMA possui uma lista de espécies que não foram encontradas na natureza nos últimos 50 anos, Aechmea apocalyptica Reitz, Aechmea blumenavii Reitz, Aechmea kleinii Reitz, Aechmea pimenti-velosii Reitz. Este trabalho evidenciou que a coleção possui 725 amostras, sendo 491 de Pernambuco e neste total consta uma variedade de 72 espécies. O número de municípios por mesorregião se distribuiu da seguinte forma: 22 Municípios na mesorregião do agreste, 17 na Zona da Mata, 08 na RMR Região Metropolitana do Recife, 09 no Sertão e 03 na Mesorregião do São Francisco.
CONCLUSÃO:
A partir do levantamento realizado, constatou-se a larga distribuição da família no Estado de Pernambuco, sendo encontrada em 55 municípios dos 185 existentes, no qual encontrou um total de 72 espécies catalogadas no Herbário UFP - Geraldo Mariz. Dentro desse cenário, o Agreste do Estado foi à mesorregião mais rica em coletas, seguida da mesorregião Mata, Metropolitana, Sertão Pernambucano e mesorregião do São Francisco Pernambucano. Com a realização do estudo pôde-se constatar a riqueza de informações abrigadas em uma coleção biológica, e o grande potencial que um acervo apresenta para a produção de conhecimento, não se limitando apenas a simples consulta de suas amostras, mas sendo um espaço rico e com uma grande diversidade para subsidiar a produção científica.
Palavras-chave: Levantamento em acervo Biológico, Bromeliaceae, Mapeamento .