62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 6. Ciência Política
PERSPECTIVA SOBRE A POLÍTICA PARTIDÁRIA DE JOVENS CATÓLICOS, DA PASTORAL DA JUVENTUDE DE SÃO LUIS.
Eliane Ramira Sousa Lopes 1
Camila Lago Braga 1
Deusamar Silva dos Santos 1
Arleth Santos Borges 1
1. Universidade Federal do Maranhão
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho teve por finalidade compreender as vinculações entre fé religiosa e ativismo partidário de jovens, no âmbito da Pastoral da Juventude, da Igreja católica de São Luís; o estudo apontou quais as perspectivas destes jovens sobre a política partidária. Foi realizada a partir de uma discussão sobre a organização política da juventude, esclarecendo o que é organização política e entendendo o que é juventude. Sedo assim, este estudo detalhado sobre o assunto poderá contribuir para incrementar futuras pesquisas sobre a questão referente. Com base nestes estudos possibilitou-se a compreensão sobre o estreitamento dos jovens da Pastoral com a política partidária, em São Luis.Tendo em vista a organização desta juventude da igreja católica, fez-se necessário entender como atuaram neste espaço no período da redemocratização e como se deu sua relação com a política partidária.

METODOLOGIA:

A metodologia fundamentou-se em uma ampla revisão bibliográfica baseada em pensadores respaldados nesta questão (Sulamita de Britto; Frei Betto; Pierre Bourdieu; Hannah Arendt; Thomas Hobbes; Rosa Luxemburgo e entre outros), seu desenvolvimento consistiu em pesquisas documentais, como atas e quaisquer tipos de registro contendo informações sobre a agenda da PJ (Pastoral da Juventude) e sobre a trajetória de alguns membros envolvidos com a política partidária, para entender a relação existente entre a juventude e este aspecto da política. Foi realizadas pesquisas de campo com observações nos métodos utilizados pelo grupo durante reuniões e durante  os encontrões, estes deliberam questões que a PJ irá trabalhar durante o ano. 

RESULTADOS:

Evidenciou-se uma estreita relação da pastoral da juventude com partidos políticos. Visto que, vários jovens que atuam nesta pastoral têm vínculos com partidos. Observou-se que esta relação da pastoral com a política partidária se dão devido à política adotada por este grupo, que é voltada para questões sociais, levando diversos jovens a adotarem ideologias de partidos que suprem suas visões de mundo. Portanto, há influência da Pastoral da Juventude sobre os jovens para que adentrem em partidos, pois este grupo funciona voltado não só para a esfera religiosa, mas também para a questão social e cultural. 

 

CONCLUSÃO:

 A partir do levantamento da história da Pastoral da Juventude, no período da redemocratização em São Luís, percebeu-se que esta Pastoral inculca nos jovens inseridos no grupo uma responsabilidade social. a  partir do momento em que incorporam esta responsabilidade, os jovens vêem na política partidária um espaço, o qual poderá expor e discutir  suas idéias. 

 

 

Palavras-chave: Juventude, Religião, Política Partidária.