62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 1. Biologia da Conservação
CONTAGEM DE TOCAS DE Ucides cordatus (Linnaeus) (CRUSTACEA, BRACHYURA, OCYPODIDAE) COMO INDICADORES DE POLUIÇÃO POR RESÍDUOS SÓLIDOS EM ÁREAS DEGRADADAS DO RIO TEJIPIÓ E LAGOA DO ARAÇÁ, RECIFE, PERNAMBUCO.
Viviane Carneiro de Almeida 1
Clemente Coelho Junior 2
Mariana Alves de Guimaraens 3
Vivian Chimendes da Silva Neves 1
Ranilson Emmanuel de Aquino 1
Túlio Diogo de Lira Ribeiro 1
1. Depto. De Ciências Biológicas, Universidade de Pernambuco - UPE.
2. Prof. Dr./Orientador - Depto. De Ciências Biológicas, Universidade de Pernambuco
3. Profa. Ph.D. - Depto. De Ciências Biológicas, Universidade de Pernambuco - UPE.
INTRODUÇÃO:

Considerada um dos setores do saneamento básico, a gestão dos resíduos sólidos não tem merecido a atenção necessária por parte do poder público. Com isso, compromete-se cada vez mais os recursos naturais, como o solo e os recursos hídricos (IBAM, 2001).

O manguezal se caracteriza por ser um ecossistema costeiro, de transição e de regiões tropicais, sujeito ao regime das marés. Apresenta condições propícias para alimentação, proteção e reprodução de muitas espécies animais, sendo importante transformador de nutrientes em matéria orgânica e gerador de serviços (Schaeffer-Novelli, 1995).

O caranguejo do mangue Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) é um decápodo braquiúro, semiterrestre, que habita galerias escavadas no manguezal. Está distribuído ao longo da costa oeste atlântica, desde a Flórida (EUA) até Santa Catarina (Brasil), restrito aos manguezais (Melo, 1996). No nordeste brasileiro é conhecido como caranguejo-uçá (Costa, 1972, apud Almeida, 2006). Suas tocas proporcionam oxigenação e drenagem do sedimento (Aller & Aller, 1988).

O objetivo do presente trabalho foi identificar os impactos dos resíduos sólidos depositados no sedimento do manguezal, sobre a população de Ucides cordatus.

 

METODOLOGIA:

Foram utilizados 4 quadrados aleatórios de 0,5 m² dispostos ao longo de um transecto no trecho médio das parcelas. Estas foram estabelecidas, através de trena, em áreas de manguezais do Rio Tejipió, em Afogados, e da Lagoa do Araçá, na Imbiribeira. O tamanho das parcelas na região do Rio foi de 6 x 6 m e na Lagoa 6 x 9 m. As contagens ocorreram mensalmente no período de outubro de 2008 a abril de 2009.

Em paralelo, foram feitas contagens de tocas do caranguejo Ucides cordatus, de dois em dois meses no mesmo período, em subparcelas de 2 x 2 m.

Este estudo analisou a relação da quantidade de tocas com a porcentagem de lixo encontrado nas áreas de manguezal do Rio Tejipió e da Lagoa do Araçá.

 

 

RESULTADOS:

Através da análise dos dados, pode-se verificar que a quantidade de tocas contabilizadas de Ucides cordatus na Lagoa do Araçá é quase três vezes maior em comparação ao Rio Tejipió. Os valores encontrados no Rio Tejipió nos meses de dezembro, fevereiro e abril foram, respectivamente, 8,10 e 2. Enquanto na Lagoa do Araçá foram 22, 28 e 8. Para a demanda de resíduos sólidos nas áreas de manguezais do Rio Tejipió ocorreu cerca de 100% de cobertura de lixo, e da Lagoa do Araçá aproximadamente 30%. Em ambas as áreas o tipo de lixo que apresentou maior abundância foi o plástico.

Esta análise sugere que, a maior quantidade de resíduos sólidos depositados às margens do estuário do Rio Tejipió, deve ser a responsável pelo menor número de tocas dessa espécie. Mostrando que a grande demanda de lixo tem influenciado negativamente a formação das tocas e consequentemente a ocorrência da espécie, que é tão importante para o bom funcionamento do ecossistema.

 

CONCLUSÃO:

Baseado nas análises dos dados pode-se concluir maior dominância de resíduos sólidos, do tipo plástico, no Rio Tejipió e, também, menor quantidade de tocas de Ucides cordatus, quando comparado com a Lagoa do Araçá. Sugerindo que a demanda de lixo e, consequentemente, a alta poluição do local inviabiliza a ocorrência de tocas dessa espécie, ameaçando sua dinâmica e sua importância para o ecossistema. 

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Resíduos sólidos, Tocas, Manguezal.