62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
A MODERNIDADE NO REALISMO MÁGICO ATRAVÉS DO CONTO EL ACOMODADOR DE FELISBERTO HERNANDEZ
Thaís Cordeiro Souza de Morais 1
Yane de Andrade Ramalho 1
Thiago Evandro Torres dos Santos Inacio 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho, analisa-se o conto El acomodador de Felisberto Fernandez (1902-1964), autor e pianista Uruguaio, a partir da temática modernidade e de como essa temática surge no conto através da utilização do realismo mágico, embora muitos autores contestem se a obra de Felisberto Fernandez seja uma literatura fantástica ou uma literatura que trate apenas do elemento sobrenatural. Neste sentido, o trabalho tem somente a intenção de mostrar os elementos que constituem o conto como fantástico e analisá-lo a partir do espaço e tempo descrito no texto.
METODOLOGIA:
O nosso estudo é baseado na pesquisa bibliográfica, fazendo-se uso de autores, como por exemplo: Mikhail Bakthin (1988), Antonio Cândido (1976) e Irlemar Chiampi (1980). Como também, do conto El acomodador de Felisberto Fernandez(1947), publicado no livro Nadie encendía las lámparas, no qual é feita a análise.
RESULTADOS:
No trabalho pode-se constatar que a narrativa permite uma visão crítico-social sobre um momento histórico que o personagem principal, no caso el acomodador (em português o lanterninha) vivenciou, permitindo assim que a obra apresente o realismo mágico como elemento sobrenatural para intensificar a temática dessa vivência, num momento da inserção da modernidade nas cidades. Nesta pesquisa, percebeu-se uma riqueza de descrições de objetos na obra, o que abre caminho para a discussão de personificação desses objetos em elementos que ganham vida (ou representatividade) para o personagem. Portanto, é perceptível que o texto se caracteriza no realismo mágico de forma peculiar em relação aos demais; por ele ter sido escrito antes do movimento do realismo mágico na América Latina. Assim poderíamos concordar com Julio Córtazar quando afirma que Felisberto Hernandez é o precursor desse movimento.
CONCLUSÃO:
Através desta pesquisa constata-se que o conto pertence ao realismo mágico e que o autor é precursor desse movimento. Percebem-se características que justificam esse realismo, através de elementos sobrenaturais, que geram dúvidas e que levam a um estranhamento. Neste caso, também foi visto o contexto social como característica para o desenvolvimento da narrativa fantástica. Assim conclui-se que a crítica feita ao conto foi em relação ao questionamento da temática modernidade a partir do realismo mágico.
Palavras-chave: Felisberto Hernandez , Modernidade, Realismo Mágico.