62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
ANÁLISE DO PERFIL DOS USUÁRIOS COM DOR TORÁCICA AGUDA ATENDIDOS PELO SUS EM FORTALEZA/CE.
Danielly Sousa Lima 1
Ana Cláudia de Souza Leite 1
Rebeka Rafaella Saraiva Carvalho 1
Thaís Nascimento Santiago 1
Larissa Vasconcelos Lopes 1
Ismael Lima Casemiro 1
1. Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual do Ceará/UECE
INTRODUÇÃO:

Dor torácica, também conhecida como dor no peito, é principal motivo de busca de serviços cardiopulmonares de urgência, dado a mudanças no estilo de vida da população e condições genéticas associadas. Entretanto, pequena parcela desta demanda tem como causa o infarto agudo do miocárdio e as outras causas podem ter origem clínica variadas, inclusive uma simples contratura muscular. A mortalidade por doenças cardiovasculares no Brasil é elevada, constituindo grave problema de saúde pública. Pensando nisto, foi criada estratégia de gestão por Unidades de Dor Torácica (UDTs) em unidades hospitalares do Brasil com o intuito de garantir resolutividade das necessidades clínicas. Porém, também é preciso conhecer melhor a clientela e se questionar sobre quem são os pacientes com queixas de dor torácica aguda atendidos na unidade hospitalar de referência do Estado do Ceará, para facilitar na formulação de estratégias para a melhoria da qualidade da assistência prestada. Diante disto, teve-se como objetivo geral a análise do perfil sociodemográfico de pacientes atendidos com dor torácica aguda de um hospital do SUS de referência do Estado do Ceará.

METODOLOGIA:

Pesquisa quantitativa e transversal, do tipo descritiva e exploratória, realizada durante o período de maio de 2008 à agosto de 2009 em uma amostra de 430 pacientes com queixas de dor torácica, atendidos em uma unidade de urgência cardiopulmonar de um hospital de referência do Estado do Ceará. Aplicou-se formulário após assinatura do termo de consentimento contendo questões fechadas sobre sexo, idade, procedência, escolaridade, atendimento em Unidades de Saúde próximas à residência, fatores de risco e doenças associadas. Parecer favorável do CONEP (nº431/07). Os dados obtidos foram tabulados em software Excell e organizados em quadros, tabelas e mapas para analise descritiva e espacial do perfil dos usuários e discussão segundo os princípios do SUS.

RESULTADOS:

Os resultados mostraram que a maioria dos usuários com queixas de dor torácica entrevistados são provenientes do município de Fortaleza (56,98%), com idade entre 61 a 70 anos (22,79%), do sexo feminino (50,70%) e com baixo índice de escolaridade (73,19%). A freqüência de atendimento em Unidades de Saúde próximas a residência dos usuários foi muito baixa (9%), tendo que percorrer quilômetros para chegar à unidade de urgência. Tiveram como fatores de risco predominante o fato de ter sido fumante (10,08%), ingerido álcool com freqüência (5,63%) e ter hipertensão (61,59%) e diabetes (29,48%). Em cada uma das três macrorregiões políticas do Ceará há um hospital com atendimento de urgência cardiovascular, justificando o percentil baixo de usuários do SUS provenientes de outras macrorregiões. A amostra se aproxima do cenário atual da situação de saúde no Brasil e no Mundo com a mudança do estilo de vida do homem moderno e a presença de mais pessoas idosas. Outros estudos encontraram perfil sócio-demográfico similar ao desta pesquisa, embora sem evidência do referenciamento geoespacial, mapeando o único hospital público de referência da macrorregião de Fortaleza e o acesso dos usuários idosos com dor torácica ao SUS.

CONCLUSÃO:

Concluiu-se que o levantamento do perfil dos usuários do SUS com queixas de dor torácicas atendidos pelo serviço de urgência cardiovascular do hospital público de referência do Estado do Ceará apontou para uma má distribuição da oferta de serviços de especialidades cardiológicas com re-orientação da prática dos profissionais de saúde para a promoção da saúde e participação social, impedindo a desigualdade ao acesso de usuários idosos desta pesquisa. Essas evidências ferem os princípios do SUS e requerem mudança da forma de atendimento para a estratégia de Unidade de Dor Torácica e melhoria da qualidade da assistência para atender as necessidades destes usuários.

Instituição de Fomento: FUNCAP PPSUS/Ministério da Saúde/CNPQ/UECE
Palavras-chave: Dor Torácica, Dor, Perfil.