62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
O PROJETO PEIXE-BOI ITAMARACÁ - PE: UM INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA
Márcia Maria da Silva 1, 3
Betania Francisca Martins 1
Ruy Batista Pordeus 2
1. Departamento de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco/UFPE
2. Prof. Dr. Orientador, Universidade Federal de Pernambuco/UFPE
3. Programa de Educação Tutorial - PET
INTRODUÇÃO:

O ensino da geografia deve integrar aspectos físicos e humanos, bem como também associar aulas teóricas e práticas para facilitar a aprendizagem dos alunos. Para atingir tal objetivo, foi analisado se o Projeto Peixe-Boi, localizado na Ilha de Itamaracá-PE, poderia ser utilizado como ferramenta de ensino para escolas de ensino regular na área de geografia, educação ambiental e áreas afins. Além disso, a importância desse projeto que vem mostrando que há algum tempo o meio marinho é afetado pela sua má utilização por meio do homem através de atividades ilegais desenfreadas, pois, sua proibição não é atendida sempre. Devido a esses fatores, algumas espécies da fauna aquática brasileira, hoje não são encontradas com tanta freqüência e algumas outras espécies são apenas encontradas em locais criados por organizações para preservar ou conservar a classe. Este é o caso do Peixe-boi marinho (Trichechus manatus), o único mamífero aquático, que habitava desde o norte da costa brasileira até os arredores do estado do Espírito Santo e, atualmente, estima-se que apenas 400 peixes-boi marinhos existam vivendo em grupos isolados no Norte e Nordeste brasileiro. (LIMA, 1997). Por isso, nota-se a importância de mostrar aos alunos uma forma de intervenção prática de preservação da fauna aquática.

 

METODOLOGIA:

Desenvolveram-se pesquisas bibliográficas sobre a temática estudada, sendo elaborada em uma primeira fase do trabalho o levantamento e leitura de livros, revistas, monografias, dissertações e teses. Por sua vez, nesse momento, ainda foram coletados dados estatísticos fornecidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais - IBAMA sobre o Projeto Peixe-boi, analisados gráficos, tabela e feitas consultas e mapas. Em uma segunda fase, além das atividades de gabinete, de análise e interpretação do material coletado, foram realizados visitas a campo, bem como acompanhamento de visitas realizadas por turmas de 6ª série de Ensino Fundamental, para observação "in loco" buscando fazer uma analogia do material que foi levantado com a realidade vivenciada na região. Para isso foram feitas entrevistas, aplicados questionários e registros em fotografias.

 

RESULTADOS:

A utilização do projeto Peixe-Boi como instrumento de ensino-aprendizagem mostra-se viável não só pela estrutura física que o projeto dispõe, mas também pela disponibilidade de pessoas e materiais especializados voltados para conscientização dos estudantes/visitantes bem como da importância do projeto. Relatos de estudantes que visitaram a sede do Projeto, em Itamaracá, descrevem tal importância: "Eu não conhecia a história da espécie até o dia que visitei o projeto peixe-boi. A atividade desenvolvida no projeto, e a exposição sobre o que está ocorrendo na natureza e a possibilidade de apresentar o que está sendo realizado para a preservação da espécie é muito importante, pois, só desta forma, iremos nos conscientizar da importância de cuidar do meio ambiente do qual fazemos parte. A visita a sede do projeto é algo que recomendo a todos." (Danilo Rodrigues, 2010). Daí importância da efetivação da educação não só na sala de aula, mas também levando os alunos a locais e/ou projetos de preservação do meio ambiente, mostrando uma perspectiva de aprendizado e conscientização dos mesmos para com o meio ambiente bem como também para análise de como a sociedade envolvida mais especificamente com o projeto Peixe-Boi de Itamaracá estão integradas.

 

CONCLUSÃO:

O ensino da Geografia busca promover a conscientização do individuo como elemento do meio, e que por tanto deve participar do mesmo, buscando diagnosticar e apresentar soluções para os problemas ambientais como agente transformador do meio onde vive, construindo desta forma um cidadão crítico da sociedade na qual está inserido. Para tanto, torna-se necessário uma junção de habilidades e condutas cidadãs, visando assim, o crescimento da comunidade como todo. E é justamente esta a finalidade do Projeto Peixe-boi, desenvolver a conscientização da sociedade, sendo aberto para visitações, e, especialmente, da comunidade local da importância e responsabilidade pela preservação da espécie que tão necessária, como as demais, para a manutenção e equilíbrio de vida no ecossistema marinho. Entretanto nota-se que muitas escolas que poderiam fazer uso do projeto como sala de aula ainda não o fazem muitas vezes por dificuldade de locomoção, pois a sede do projeto encontra-se na litoral norte e nem sempre as escolas conseguem obter transporte para locomoção dos alunos até o projeto.

 

Instituição de Fomento: MEC/SESu
Palavras-chave: Peixe-boi , Educação, Preservação.