62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia
Atividade de extratos de Jacaranda sp. em Leishmania (Leishmania) amazonensis
João Gabriel de Araújo Almeida 1
Hugo do Amaral Braga 1
Everton Macêdo Silva 1
Mariana Laundry de Mesquita 1
José Elias de Paula 2
Laila Salmen Espíndola 1
1. Laboratório de Farmacognosia, Universidade de Brasília
2. Laboratório de Anatomia Vegetal, Universidade de Brasília
INTRODUÇÃO:

A leishmaniose é uma doença parasitária que atinge mais de 350 milhões de pessoas no mundo, além de surgirem mais de dois milhões de novos casos anualmente. A doença possui varias manifestações clínicas, podendo variar entre as formas visceral, mucosa, muco-cutânea e tegumentar. Para a forma tegumentar o agente etiológico é principalmente da espécie Leishmania amazonensis. Trata-se de uma doença endêmica no Brasil. Para o tratamento são utilizados os compostos antimoniais pentavalentes, anfotericina B, pentamidina e miltefosina. Os inúmeros casos de resistência dos parasitos a esses medicamentos aliados à toxicidade justificam a busca de novas substâncias ativas para o desenvolvimento de moléculas líderes. O bioma Cerrado e sua grande diversidade, em seus diferentes ecossistemas, representam interessante potencial para a pesquisa de compostos ativos. Neste estudo foi analisada a atividade leishmanicida de extratos brutos de Jacaranda sp.

METODOLOGIA:

A cultura de Leishmania (Leishmania) amazonensis foi obtida da cepa MHOM/BR/PH8. Os parasitos foram coletados da pata de camundongos de linhagem C57Bl/6 e mantidos inicialmente em meio sólido NNN por uma semana. Os parasitos na forma promastigota foram transferidos para meio Schneider suplementado com 20% de soro fetal bovino e 0,25% de gentamicina 20 mg/mL. No teste de determinação de IC50 (concentração de amostra capaz de reduzir em 50% a atividade do parasito) foram utilizadas microplacas de 96 poços. As amostras foram ressuspendidas em dimetilsulfóxido (DMSO) a 10 mg/mL. A cultura em meio líquido foi contada em câmara de Neubauer e 106 promastigotas foram incubadas com as amostras em diluição seriada, com concentração final variando de 100 a 1,56 mg/mL. As placas foram mantidas por 48 h em estufa a 22 °C. Em seguida foi adicionado 33 μL/poço de MTT (3 - [4,5-dimetil-2-il]-2,5-brometo diphenyltetrazolium) a 3 mg/mL, e a placa foi incubada por 4 h a 37 °C. Depois deste período, foram adicionados 50 mL de SDS 10% para liberação dos cristais de formazan. A placa foi lida em leitor de microplacas a 570 nm. Os testes foram feitos em triplicata. Os valores de IC50 foram obtidos por regressão não-linear.

RESULTADOS:

Os extratos ciclohexânico de rizoma e acetato de etila das partes aéreas de Jacaranda sp. apresentaram valores de IC50 de 13,4 mg/mL e inferior a 1,56 mg/mL, respectivamente, confirmando assim o importante potencial leishmanicida. A literatura relata estudos do potencial antifúngico e tripanocida, que apontam para uma expressiva ação antimicrobiana do gênero. A possibilidade de descoberta de moléculas com potencial biológico, incentiva o aprofundamento na investigação fitoquímica dos dois extratos em destaque, pois o grande problema da leishmaniose cutânea é que as lesões costumam persistir por vários meses ou anos e os medicamentos são pouco maleáveis, devem ser administrados por via injetável e apresentam efeitos secundários importantes, necessitando sempre de hospitalização e atenção de profissionais competentes para efetuar as perfusões. Assim, os pacientes acabam morrendo devido à toxicidade dos medicamentos. Este problema, atrelado aos fenômenos de quimioresistência, e a tendência desta enfermidade à urbanização justificam o desenvolvimento de novos compostos líderes.

CONCLUSÃO:

Os valores expressivos de IC50 dos extratos de Jacaranda sp., aliados à escassez de estudos aprofundados com extratos desta espécie e a situação epidemiológica da leishmaniose cutânea no Brasil, que corresponde a um dos maiores problemas de saúde pública, justificam a continuidade deste trabalho. A fim de isolar e elucidar possíveis compostos leishmanicidas e aprimorar o conhecimento químico e biológico do gênero Jacaranda está sendo realizado o fracionamento cromatográfico dos extratos mencionados. A pesquisa dos metabólitos secundários de plantas do bioma Cerrado é uma forma de preservar a biodiversidade, proteger seu arsenal biotecnológico e farmacológico e desenvolver seu potencial científico, social e ambiental.

Instituição de Fomento: UnB, CNPq, CAPES, FAPDF
Palavras-chave: Leishmania (Leishmania) amazonensis, Jacaranda sp., Bioma Cerrado.