62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ANÁLISE DE TRABALHOS PUBLICADOS EM EVENTO CIENTÍFICO: UM OLHAR SOBRE A TEMÁTICA PERCEPÇÃO AMBIENTAL
Maria Vitória Élida do Nascimento 1
Elineí Araújo de Almeida 2
1. Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, UFRN
2. Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia, UFRN
INTRODUÇÃO:

As questões de conservação do meio ambiente não podem ser desenvolvidas sem que se leve em conta a maneira como o ser humano encara o meio. Neste contexto, a percepção vem mostrar a forma como as pessoas vêem e agem diante das diferentes situações vividas no meio em que está inserido. Esta percepção, além dos aspectos perceptivos, também envolve aqueles de caráter cognitivo e de julgamento, bem como as expectativas de cada indivíduo. O estudo e conhecimento da percepção ambiental é uma ferramenta importante na elaboração de projetos em educação ambiental que busquem desenvolver resultados mais efetivos em uma dada área. Diante disso, é importante que se realizem pesquisas para se ter conhecimento e se verificar padrões sobre a forma como a percepção ambiental de uma determinada região vem sendo trabalhada. A avaliação de tendências, partindo de eventos científicos tem sempre importância significativa, porque há uma maior concentração de informações de uma determinada área geográfica. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi analisar os trabalhos publicados no I Congresso Nacional de Educação Ambiental (I CNEA), no intuito de avaliar as tendências da temática percepção ambiental apresentada nos trabalhos publicados e direcionar novos caminhos de pesquisa relacionados na área.

 

METODOLOGIA:

Os trabalhos publicados no livro (quatro volumes), do I Congresso Nacional de Educação Ambiental, realizado pela Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, 2009 foram disponibilizados on line. O foco do estudo no I CNEA deveu-se ao fato de que nos eventos científicos oportunizam-se, a) trocas de experiências entre pesquisadores; b) atualizações sobre os progressos de uma área; c) sistematização dos avanços conceituais; d) divulgação de novos conhecimentos; e) criação de diretrizes e metas para futuros empreendimentos. Como metodologia de análise foi utilizada a Análise de Conteúdo, numa abordagem quantitativa onde se delimitou a amostra partindo de uma avaliação dos títulos, resumos e palavras-chave de 638 trabalhos publicados neste livro, os quais sinalizaram algo relacionado com uma atividade de Percepção. Destes, foram selecionados 74 trabalhos, os quais foram reunidos em categorias que emergiram das informações coletadas. As perguntas que originaram as categorias para a análise dos trabalhos foram: Quem são os sujeitos envolvidos nos estudos de percepção? Que tipos de conteúdos são analisados? A Percepção sobre o meio ambiente, em geral, foi sobre a biodiversidade, educação ambiental ou outros? E quantos destes trabalhos são desenvolvidos em Unidades de Conservação?

           
RESULTADOS:

Diante dessas perguntas podemos constatar que dentro dos 74 trabalhos analisados, 40,54% tratavam de buscar conhecer a percepção de alunos, 6,76% de professores e 52,70% de moradores. O que demonstra que as pesquisas atuais vêm buscando conhecer mais os elementos de percepção dos moradores, em geral, das comunidades. Ao introduzir a população no contexto das pesquisas, acaba-se por demonstrar de maneira mais efetiva a realidade de uma região. Quanto aos conteúdos explorados nessas pesquisas para o conhecimento da percepção, foi visto que 60,82% dos trabalhos buscam conhecer a percepção das pessoas com relação ao meio ambiente em geral; 9,46% se propuseram a ter conhecimento da percepção sobre a biodiversidade, 5,40% sobre educação ambiental e 24,32% tratavam de outros conteúdos, como resíduos sólidos, recursos hídricos e doenças. Pode-se constatar também que, 13,51% dos trabalhos analisados, o estudo de percepção foi desenvolvido em Unidades de Conservação, principalmente as Áreas de Proteção Ambiental.

CONCLUSÃO:

Devido à importância da educação ambiental, é necessário que se realizem pesquisas para se ter conhecimento da maneira com que as pessoas vêm o meio ambiente, pesquisas estas que adquirem resultados satisfatórios a partir do estudo das percepções. Quando se tem conhecimento da relação que o homem possui com o meio pode-se desenvolver projetos que atuem de maneira mais efetiva nas áreas de conservação. De acordo com as análises realizadas podemos perceber que as pesquisas tem se preocupado mais em conhecer a relação que as comunidades possuem com o meio em que estão inseridas. Fato este de grande importância para a elaboração de projetos de educação ambiental sejam eles em áreas protegidas ou não. O conhecimento da população sobre o meio ambiente em geral, e toda a sua complexa biodiversidade nos reflete a relação desenvolvida entre eles, não se conservando efetivamente aquilo que não se conhece. Diante do que foi exposto, vê-se que é necessário a realização de um maior número de pesquisas em Unidades de Conservação, para que assim, os objetivos propostos na criação dessas áreas sejam alcançados.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: I Congresso Nacional de Educação Ambiental, Análise de Conteúdo, Tendências em Percepção.