62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 8. Economias Agrária e dos Recursos Naturais
a evolução da sojicultura no maranhão e seu caráter exportador  
Crisóstomo de Andrade Arrais Neto 1
Frednan Bezerra dos Santos 1
Benjamin Alvino de Mesquita 2
1. Depto. de Economia - UFMA
2. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Economia - UFMA
INTRODUÇÃO:

A Soja no maranhão só ganha relevância em meado de 90. Anteriormente, a dinâmica era dada pelo o arroz e a mandioca. Em função dos incentivos governamentais e da conjuntura favorável no mercado externo a soja se destaca. Essa expansão direcionada para o mercado externo não é novidade na economia maranhense, visto que a "submissão" econômica do Maranhão ao setor agro-exportador se faz presente desde o período colonial, sendo atualmente diferente apenas nas relações de trabalho e a commodity agrícola exportada. No período atual (1995 a 2005) verifica-se a crescente participação da soja na pauta das exportações maranhense.

 

 

METODOLOGIA:

Para analisar a evolução da produção no período de 1995 a 2005, utilizou-se os dados da Produção Agrícola Municipal na home page do IBGE por meio do SIDRA (Sistema IBGE de Recuperação Automática). Dados sobre exportação analisada a partir da Associação Brasileira de Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) forneceram subsídios para estudo completo sobre a comercialização dos grãos de soja.

 

RESULTADOS:

A soja começou a ser exportada no Maranhão a partir de 1992, neste ano a sua participação no total de exportações do estado ainda era ínfima. Em 1993 a soja já começa a dar passos largos nas exportações maranhenses. No ano de 1995 o Estado exportou 139.000 toneladas de soja, perfazendo 30,3 milhões de dólares, representando 4,5 % do valor das exportações maranhenses. O Maranhão só precisou de dez anos para chegar ao patamar de 150 milhões de dólares o que se traduz em 15% do valor das exportações do estado, ficando abaixo apenas do Minério de ferro (VALE) e alumínio (ALUMAR). Esse crescimento significativo da soja só foi possível em função da infra-estrutura intermodal de transporte (Estrada/ferrovia e porto).

No que tange a produção sojicultora no estado a taxa de crescimento foi de 18 % a.a crescimento muito significativo indicando uma dinâmica de expansão da área plantada de soja, com a incorporação de novas áreas ao processo produtivo. Durante a segunda metade da década de 1990 os principais municípios em termos de produção no Estado eram: Tasso Fragoso, Riachão e Balsas. No início do século XXI outros municípios ganharam evidencia na produção da soja além dos já citados, tais como: Alto Parnaíba, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, Fortaleza dos Nogueiras e Chapadinha.

CONCLUSÃO:

Em nível de conclusão, percebeu-se que a soja cresceu em termos de participação no total da produção agrícola maranhense de forma acentuada nesse período, sendo sua produção quase em sua totalidade direcionada para o mercado externo. No que tange à sua participação nas exportações maranhenses tem-se que o crescimento percentual da sojicultura superou em muito o crescimento total das exportações do Estado.Dessa forma evidencia-se o caráter exportador dessa atividade no Maranhão.

Instituição de Fomento: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UFMA
Palavras-chave: Soja, Exportação, Maranhão.