62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
LEVANTAMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A QUESTÃO DO LIXO NA ESCOLA PROF. ABEL BARBOZA DA SILVA NO MUNICÍPIO DE AREIA - PB.    
Raissa Cristina Santos 1
Andréia Santos de Araújo Feitosa 1
Maria das Dores dos Santos 1
José Barbosa da Silva 1
Betânia Hermenegildo do Nascimento 2
1. Universidade Federal da Paraíba
2. Universidade Estadual da Paraíba
INTRODUÇÃO:

Os anos 90 representam a década do meio ambiente, não por decisão nossa, mas porque os acontecimentos praticamente fogem ao nosso controle. Devemos reconhecer que estamos todos ligados à natureza e somos dependentes dela. Muito se tem discutido sobre as melhores formas de tratar e eliminar o lixo - industrial, comercial, doméstico, hospitalas, etc. - gerado pelo estilo de vida da sociedade contemporânea. Concordamos, porém, que o lixo é o espelho fiel da sociedade, sempre tão mais geradora de lixo quanto mais rica e consumista. Qualquer tentativa de reduzir a quantidade de lixo ou alterar sua composição pressupõe mudanças no comportamento social. No ambiente urbano das médias e grandes cidades, a escola, além de outros meios de comunicação é responsável pela educação do indivíduo e conseqüentemente da sociedade, uma vez que há o repasse de informações, isso gera um sistema dinâmico e abrangente a todos. A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a origem e a evolução de problemas ambientais. Nesse contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentável, a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos. A sobrevivência e o bem-estar do homem dependem grandemente dos alimentos que come. Depende igualmente de suas associações com outros seres vivos. A terra é nosso lar comum e criar um mundo sustentável é tarefa de todos nós. O objetivo desse trabalho é fazer um levantamento, com aluno do 6o ao 9o ano, para saber o grau de conhecimento dos mesmos sobre o meio ambiente e o lixo.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada na cidade de Areia - Paraíba, no distrito de Mata Limpa. Na escola Prof. Abel Barboza da Silva, a qual funciona em dois turnos, oferecendo pela manhã do 6o ao 9o ano e pela tarde, do 1o ao 5o ano do ensino fundamental. O questionário foi aplicado a 221 alunos, estes do 6o ao 9o ano, do ensino fundamental.

RESULTADOS:

Dos 221 alunos que responderam o questionário, 61,9% tiveram uma boa noção do conceito de meio ambiente. Com relação à educação ambiental, 44,3% alunos souberam definir o que seria a coleta seletiva e a diferença entre lixão e aterro sanitário, e 55,6% dos alunos não mostraram nenhum conhecimento sobre o assunto. Sobre a importância de se estudar a respeito do lixo e seus efeitos sobre o meio ambiente, 58,8% souberam discutir sobre o assunto.

 

CONCLUSÃO:

Em relação à educação ambiental foi possível observar, a partir do levantamento, que na escola não é realizada uma discussão em torno desse tema. Como a educação ambiental não é uma disciplina incluída nos currículos escolares, uma boa solução seria a realização de uma semana relacionada ao meio ambiente e feiras de ciências durante o período letivo.     

Palavras-chave: meio ambiente, lixo, educação.