62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
FOTOGRAFANDO POEMAS: O ENCONTRO DA LITERATURA COM A TECNOLOGIA.
Jeane Maria Cavalcanti Siqueira 1
Hélia Maria Barroso Braga 2
1. Escola Municipal André de Melo/ SEEL/ Prefeitura do Recife
2. UTEC Jardim Botânico/ SEEL/ Prefeitura do Recife
INTRODUÇÃO:
A necessidade de desenvolver nas crianças e nos jovens o prazer de ler e escrever tem estimulado ações pedagógicas criativas e inovadoras. O esforço dos educadores é justificado, pois, somente com a apropriação da leitura e da escrita, a criança avança no processo de compreensão do mundo e torna-se, efetivamente, capaz de intervir, de forma significativa, na construção de uma sociedade mais fraterna, mais justa e liberta de preconceitos. Através dos livros, desenvolve-se a capacidade de ler a vida e descobre-se a maneira de conduzi-la com responsabilidade e pleno exercício da sua cidadania. Esse projeto utilizou a literatura e os recursos tecnológicos, envolvendo diferentes áreas do conhecimento, para multiplicar a leitura e a produção de textos, com o objetivo de formar o cidadão-leitor e produtor de suas próprias obras literárias. A dramatização, a musicalização e a fotografia de poemas propiciaram vivências significativas que criaram uma relação afetiva entre os alunos-leitores e os poemas lidos, incorporando tais experiências a suas histórias de vida.
METODOLOGIA:
O projeto foi vivenciado ao longo do ano letivo de 2009, por alunos do 6º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal André de Melo, Recife-PE. Inicialmente, houve a apresentação do projeto (Qual o gênero a ser estudado? Qual a importância de ler e produzir esse tipo de gênero textual? Em que situações sociais esses textos são produzidos? Que benefícios esse gênero de texto traz para o crescimento espiritual e moral de um indivíduo?). Foram estudadas as características do poema (rimas, ritmo, versos, estrofes) e, na internet, realizadas pesquisas de definições para as palavras poesia, poema, ritmo, rima, verso, estrofe e construção de um mural informativo. Os alunos interagiram com poemas (leitura, declamação, musicalização, dramatização e ilustração de poemas através da fotografia) e conheceram alguns autores através de rápidas biografias pesquisadas na internet. Construíram quadras poéticas inspiradas em provérbios populares a fim de que os alunos se exercitassem para a produção de poemas mais longos. Produziram poemas sobre diferentes temas e fizeram excursão pela comunidade para fotografar seus poemas. Organizou-se a apresentação de slides e do blog no laboratório de informática e essas produções foram socializadas em atividade festiva na escola, utilizando-se o datashow.
RESULTADOS:
Não foi difícil perceber que os alunos se apaixonaram pelos poemas e poetas que lhes foram apresentados, tanto na primeira etapa do trabalho, em que os estudantes se debruçaram sobre a produção literária de escritores pernambucanos; como na segunda, em que partiram para as suas próprias produções. Cada poema foi lido, interpretado, dramatizado, fotografado, musicalizado e cantado. No final, foram socializados através de slides (datashow) para a comunidade escolar e as poesias postadas em um blog. Foi possível perceber, que as dramatizações, as sessões de fotografias, a musicalização de alguns poemas foram experiências prazerosas que contribuíram, fortemente, para uma relação de amor entre os alunos e a literatura. Muitas crianças descobriram seus talentos para produzir poemas. Sentiram-se escritores, fingiram-se de atores, apresentaram-se como cantores, atuaram como fotógrafos. E foram verdadeiros aprendizes da arte de sentir e traduzir em palavras e gestos os seus sentimentos. A comunidade escolar se orgulhou dos talentos descobertos ao longo do desenvolvimento do projeto.
CONCLUSÃO:
Será que um poeta já nasce poeta, ou se faz ao longo do caminho da vida? No final, conseguimos (alunos e professores) compreender que a sensibilidade é algo que trabalhamos para desenvolver em nós e que a interação com a produção dos escritores mais experientes acorda em nós um poeta escondido, que espera, tão somente, o momento de se mostrar e extravasar em palavras a visão de mundo que sua alma abraça. A forma de apresentação que o professor seleciona para levar o aluno a interagir com um texto pode ser decisiva para aproximar ou distanciar o aluno da literatura. Utilizando os recursos tecnológicos e as diferentes áreas do conhecimento como instrumento de apoio e incentivo, os resultados obtidos, no final, surpreendem. A nossa compreensão, porém, é de que estivemos semeando. O que foi produzido é, com certeza, a promessa de uma grande colheita para o futuro.
Palavras-chave: literatura, poesia, tecnologia na educação.