62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 6. Ciências da Religião e Teologia
JUVENTUDE E RELIGIOSIDADE CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE DA BOLA DE NEVE CHURCH EM NATAL
Themis Andréa Lessa Machado de Mello 1
1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
INTRODUÇÃO:

O objeto de estudo do trabalho é a Igreja Bola de Neve Church, uma denominação evangélica surgida na virada do milênio, com o objetivo de evangelizar principalmente jovens de classe média, praticantes de esportes radicais. Para isso, utiliza uma estratégia de comunicação mercadológica que articula uma linguagem jovem, conseguindo atrair um público muitas vezes avesso a outras denominações mais rígidas.  O trabalho tem como objetivo analisar os desafios atuais da juventude contemporânea e a relação com o fenômeno religioso, em especial o neopentecostalismo da Igreja Bola de Neve Church em Natal. O trabalho parte do pressuposto de que dentro dessas novas formas de dinâmicas religiosas, a Igreja Bola de Neve entrou no mercado das igrejas evangélicas visando atrair um público jovem, e principalmente, avesso a formas mais tradicionais de religiosidade. A fim de alcançar um público diferenciado investiu numa roupagem nova para uma igreja denominada evangélica. O púlpito é uma prancha de surf, a linguagem verbal dos líderes é repleta de gírias conhecidas dos jovens que freqüentam a cena underground, as regras são menos rígidas com a finalidade de atrair mais jovens. Inovou, congregando fiéis a partir de uma  linguagem que se cruza com a identidade jovem contemporânea.

METODOLOGIA:

A pesquisa se deu a partir de uma leitura crítica, buscando embasamento teórico na análise do fenômeno da religiosidade na juventude contemporânea. A área de pesquisa correspondeu à sede da Bola de Neve Church na cidade de Natal. O trabalho é resultado do estudo teórico, em conjunto com a pesquisa de campo realizada na sede da Igreja Bola de Neve. Foram realizadas observações nas reuniões de quarta-feira, sábados e domingos; entrevistas com os líderes e fundadores da Igreja em Natal; entrevistas com os obreiros e com os membros da Igreja e freqüentadores dos cultos. Os equipamentos utilizados foram máquina fotográfica digital, gravador de voz. Foram utilizados documentos encontrados nos sites da denominação e em boletins boletins dominicais, assim como pesquisa em revistas e jornais que versavam sobre o objeto de estudo. A análise dos dados e conclusão da pesquisa resultou  nas conclusões apresentadas no trabalho científico. A pesquisa foi descritiva e de natureza qualitativa e informativa.

RESULTADOS:

A partir da década de setenta surgiram no meio evangélico as Igrejas Neopentecostais tendo como exemplos, a Igreja Renascer em Cristo e a Bola de Neve Church. Essas igrejas cresceram rapidamente por investirem num novo segmento religioso. O jovem convertido a este tipo de neopentecostalismo, não necessariamente precisa abandonar os usos e costumes que tinha em sua vida anterior ao ingresso nas igrejas. Os neopentecostais inovaram nos usos e costumes. Pregam a felicidade na terra, valorizam a riqueza material e deixam de lado restrições sobre a forma de vestir. Para estas igrejas a felicidade terrena ganha uma perspectiva inédita. A Bola de Neve Church é uma igreja evangélica totalmente diferente das denominações pentecostais e neopentecostais Dentro dessas novas formas de dinâmicas religiosas, a Igreja Bola de Neve entrou no mercado das igrejas evangélicas visando atrair um público jovem, na faixa etária dos vinte aos quarenta anos, e, principalmente, avesso às formas mais tradicionais de religiosidade. Investiu numa roupagem nova para uma igreja denominada evangélica. O púlpito é uma prancha de surf, a linguagem verbal dos líderes é repleta de gírias conhecidas dos jovens que freqüentam a cena underground, as regras são menos rígidas com a finalidade de atrair mais jovens.

CONCLUSÃO:

A igreja Bola de Neve estimula a diversidade de estilos, gostos e modos de vida dos fiéis a fim de  superar os esteriótipos. Subverte, dessa forma, a identidade estética do cristão, a fim de reduzir sua estigmatização e assegurar a sua integração social. A Bola de Neve Church, é uma denominação evangélica que chama a atenção por sua proposta inovadora e pouco convencional, inaugurando no mercado da fé e serviços e bens de salvação para a geração dos esportes radicais. Além de uma linguagem descontraída, foi projetada uma imagem despojada e informal com o propósito de alcançar um grupo específico, acompanhando, dessa forma, a tendência da especialização, diferenciação e segmentação das congregações evangélicas que definem o perfil do público que almejam alcançar e desenvolvem estratégias específicas. Durante a pesquisa de campo na Igreja Bola de Neve em Natal, foi possível concluir que os líderes da Bola de Neve seguem o mesmo padrão de conduta da denominação, atraindo os jovens da cidade, sendo que um bom segmento deles, são oriundos de igrejas evangélicas tradicionais e pentecostais que encontraram na nova denominação um lugar no qual podem exercer uma nova forma de socialidade e religiosidade contemporâneas.

Palavras-chave: neopentecostalismo, juventude, religiosidade contemporânea .