62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
TEATRO CIENTÍFICO: CIÊNCIA ATRAVÉS DO JOGO TEATRAL
Marcos Antonio dos Santos 1
Carlos Wagner Costa Araújo 2
Marcos Vinicius Maia Lopes de Assis 3
Marcio dos Santos Soares 4
Taimara de Araujo Souza 5
Mauricio Fabio da Silva Oliveira 6
1. Bolsista do Espaço Ciência e Cultura - UNIVASF
2. Prof. Orientador - Espaço Ciência e Cultura UNIVASF
3. Bolsista CNPq - Espaço Ciência e Cultura - UNIVASF
4. Bolsista CNPq Espaço Ciência e Cultura - UNIVASF
5. Voluntário do Espaço Ciência e Cultura da UNIVASF
6. Voluntário do Espaço Ciência e Cultura da UNIVASF
INTRODUÇÃO:
A arte tem se mostrado como uma práxis presente em todas as manifestações culturais do povo. De acordo com os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais - ARTE, p.21), pesquisas desenvolvidas em vários campos das ciências humanas trouxeram dados importantes sobre o desenvolvimento do indivíduo a partir da arte. A oportunidade de aprendizagem através da arte e sua dimensão social revelam modos de perceber, sentir e articular significados e valores que orientam os diferentes tipos de ralações entre os indivíduos na sociedade. Será que os jogos teatrais podem incentivar o gosto pela ciência? Partindo da idéia de que quando combinada com a ciência, a arte torna-se uma importante estratégia pedagógica para a educação científica. A oficina de Jogos Teatrais foi proposta para ser realizada com professores e alunos da rede pública de ensino da Região. A partir do Jogo Teatral, o Grupo de Teatro Científico Ciência Cênica do ECC - Espaço de Ciência e Cultura da UNIVASF, tem possibilitado a professores e alunos de escolas públicas da Região do São Francisco uma aproximação de forma lúdica com a ciência. Essa aproximação utilizando o Sistema de Jogos Teatrais relacionando com o conhecimento científico incentivam nos participantes o interesse pela ciência e sua difusão. A linguagem teatral e seu âmbito crítico, reflexivo, informativo e investigativo proporcionam a todos os sujeitos envolvidos nas atividades e desafios propostos pelos jogos. A oficina tem como objetivo a aproximação com a ciência de forma prazerosa na sala de aula.
METODOLOGIA:
O processo metodológico da oficina estrutura-se a partir da resolução de problemas de atuação, que vão sendo apresentados através dos jogos, para que os participantes compreendam e consigam responder aos problemas com resoluções cênicas próprias e criativas. À medida que o grupo for compreendendo e respondendo aos problemas propostos nos jogos, novos desafios serão apresentados levando o grupo a explorar os diversos aspectos e trabalhando os vários elementos da encenação teatral, que podem ser utilizados como ferramentas de aprendizagem na sala de aula, facilitando a aproximação de alunos e professores com a ciência de forma prazerosa. Durante a oficina, temas científicos são apresentados em forma de esquetes teatrais que, após as apresentações são socializados e discutidos em grupo. A encenação de temas científicos através de esquetes teatrais (Jogos Dramáticos) vem estimulando os professores a se valerem da linguagem cênica e de atividades lúdicas propostas no Sistema de Jogos para trabalhar ciências na sala de aula e aos alunos possibilita a experimentação cênica de conteúdos científicos estimulando nos discentes o gosto pela ciência.
RESULTADOS:
Durante a oficina observa-se o envolvimento do grupo, o surgimento de curiosidades entre alunos e professores quanto às atividades propostas (aquecimento, jogos de integração, jogos de percepção, jogos dramáticos). No início das oficinas há uma certa resistência dos educadores em participar das atividades propostas, o mesmo não acontece com os alunos. Ao final percebe-se um envolvimento melhor com a linguagem cênica e o interesse em se valer do teatro como instrumento para a sala de aula.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que a experiência com a Oficina de Jogos Teatrais, é um mecanismo de grande importância para estimular o gosto pela ciência, por ser esta atividade uma forma prazerosa, dinâmica e lúdica, que faz com que alunos e professores possam experimentar a ciência de maneira enriquecedora e diferente dos métodos utilizados pela escola.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Arte e Ciência, Divulgação Científica, popularização da ciência .