62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS COTISTAS NEGROS NA UFMA NO ANO DE 2007
Camila Lago Braga 1
Eliane Ramira Sousa Lopes 1
Deusamar Silva dos Santos 1
Maristela de Paula Andrade 1
1. Universidade Federal do Maranhão
INTRODUÇÃO:
Este trabalho teve por objetivo analisar a trajetória dos alunos cotistas negros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que ingressaram em 2007, levando-se em consideração a inclusão social dos mesmos na Universidade. A pesquisa foi realizada com os alunos dos cursos encontrados no prédio de Ciências Humanas (CCH) e, tomando por base algumas pesquisas anteriores sobre a temática de inclusão social em que foi constatada uma grande dissonância entre o índice de população negra no Estado do Maranhão e o percentual de estudantes negros nas Universidades Públicas, fez-se necessário um estudo mais detalhado sobre esses estudantes negros na UFMA. Sendo assim, o NEAB - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros desenvolveu o projeto de inclusão social legalizado pelo CONSEPE, que disponibiliza cotas para negros na Universidade Federal do Maranhão, inclusive no que diz respeito ao pré-acesso, suscitando com isso, várias discussões a respeito da implementação de cotas na referida instituição pública de ensino.
METODOLOGIA:
Adotou-se como metodologia neste trabalho a aplicação de questionários, com o objetivo de analisar o padrão socioeconômico e a trajetória dos alunos cotistas no prédio CCH dentro da Universidade Federal do Maranhão. Utilizou-se, de igual modo, bibliografia no mesmo eixo de pesquisa, tendo por base a dissertação de mestrado de Ellen Pantoja "Direitos Afirmativos e Ações Afirmativas: Um estudo sobre políticas de cotas para negros e índios" (UFMA, 2007).
RESULTADOS:
Foram aplicados 12 questionários com os alunos de Ciências Sociais, Educação Artística, História, Letras, Geografia, Música, Teatro e Psicologia. É importante salientar que todos os estudantes entrevistados possuem coeficiente de rendimento acima de 7 e essa é uma das propostas do programa de cotas. No âmbito socioeconômico não foi observado uma efetivação das propostas do CONSEPE, pois de acordo com os dados obtidos percebe-se que dos doze entrevistados, 7 apresentam renda familiar de 1 a 3 salários mínimos e somente 1 possui renda superior a 5 salários mínimos, mas somente 1 conseguiu isenção no processo seletivo do vestibular em 2007. Em relação às bolsas de alimentação no Restaurante Universitário, somente 2 estudantes cotistas negros usufruem desse benefício que, de acordo com o CONSEPE, seria para os alunos que possuem renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos. Foram avaliadas as variáveis escolares, como a escolaridade dos pais, participação em grupos de estudos, de pesquisas e foi constatado que menos da metade dos alunos entrevistados participam de projetos de pesquisa e extensão, tanto na condição de bolsista como não-bolsista. Portanto, nem todos os alunos cotistas negros estão realmente incluídos na Universidade.
CONCLUSÃO:
Sendo assim, o presente trabalho não é a resposta para o problema da inclusão social dos cotistas negros na UFMA, porém buscou-se analisar em nosso trabalho, como esses alunos se encontram atualmente na Universidade, com relação à permanência dos mesmos e, concomitantemente à isso, as medidas que seriam apresentadas para garantir aos estudantes negros cotistas o mínimo de assistência para o seu crescimento nos espaços da Universidade.
Palavras-chave: Inclusão Social, Cotistas, Negros.