62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
MUSICANDO A VIDA ATRAVÉS DA ARTE: A HISTÓRIA DE DONA BARATINHA
Ana Nery Campos Cavalcante 1
Maria Aparecida de Souza 1
1. APAE NATAL
INTRODUÇÃO:
Os temas transversais apontam para um aprender sobre a realidade, realidade esta onde vive a comunidade escolar, logo a escola, precisa preparar-se para seu aluno, em primeiro lugar, fazendo um diagnostico através de sua historicidade, dando ênfase: para o quê ensinar, para quem ensinar e o que ensinar? Os temas transversais ao derem sentido as questões sociais a partir de conceitos próprios das áreas convencionais, superam o aprender pela necessidade escolar e conduzem os sujeitos professores e alunos, a uma aprendizagem de mundo que rompe com a burocracia, atravessam muros e fazem de seus sujeitos, construtores de um novo fazer pedagógico. No mundo contemporâneo é comum a busca por entretenimento eletrônico e sua constante exposição frente a aparelhos televisivos faz com que as pessoas se utilizem cada vez menos de diálogos, e a falta de um repertório induzem as mesmas a uma passividade, visto que esses instrumentos levam os indivíduos a carências criticas. Por isso, ao escolher esse projeto continuaremos a missão da APAE-Natal que é defender direitos da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Buscar-se-á oferecer a esse público, metodologias diversificadas, visando um novo saber, bem como contornar os comportamentos inadequados.
METODOLOGIA:
O projeto apresentou em seu desenvolvimento a escuta de história, seus questionamentos em relação a mesma, construção de painéis, no qual foi levantado as seguintes perguntas: Quais os animais que foram convidados para o casamento de dona baratinha? Qual foi a comida especial escolhida para festa? Quem a preparou? O que aconteceu com D. ratão e dona baratinha? Como recursos utilizados tiveram o uso de cd, som, livro, quadro branco, revistas, cartolinas, colas, TNT, EVA, pandeiros, máscaras, vestuários dos personagens, fantoches e cortina da surpresa. Teve como culminância a apresentação da historia na quadra da escola para outras turmas
RESULTADOS:
Em se tratando de alunos com necessidades especiais múltiplas, a avaliação diagnostica pode ser mensurada através das expressões faciais, corporais, do olhar, enfim, a interação, participação por parte deste discente nas atividades proposta.
CONCLUSÃO:
O presente projeto apresentou um resultado bastante significativo ao atender aos objetivos específicos apresentados: que era inicialmente promover a socialização e a criatividade, visto pela forma o qual cada um a seu modo se fez presente no evento; o favorecimento a construção de uma identidade pessoal e cultural, que foi iniciada, mais que por serem pessoas com necessidades especiais, terá um tempo maior de realização ao longo do processo educativo; no reconhecer dos personagens, evidenciado na assimilação apresentada por eles em virtude de alguns animais serem do seu conhecimento; e o ultimo objetivo que estava no interpretar e foi concretizado numa ótima participação por eles com autores no processo de dramatização. Respondendo assim ao objetivo geral apresentado que era oportunizar aos alunos como ser dotado de razão, corpo e emoção, vivências para o despertamento e sensibilização dos saberes cognitivos e na sistematização deste saberes fortalecer a construção da identidade pessoal e cultural
Palavras-chave: Saberes, Aprendizagem, Interação.