62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
IDENTIFICAÇÃO ESTRUTURAL DO ÓLEO ESSENCIAL DA ESPÉCIE Osimum basilicum, CONHECIDA POPULARMENTE COMO MANJERICÃO.
VANESSA TEIXEIRA BATISTA 1
MILADE DOS SANTOS CARNEIRO CORDEIRO 2
PAULO ROBERTO SERRÃO SOARES 1
TARCÍSIO DO ROSARIO DE SOUZA TAVARES 1
MARIA LORETO CUNHA TEIXEIRA 1
EDIGLEISSON LIMA RIBEIRO 1
1. Centro de Estudos Superiores de Parintins - UEA
2. Profa. Dr./Orientadora - Centro de Estudos Superiores de Parintins - UEA
INTRODUÇÃO:
O manjericão (O. basilicum) é uma planta aromática e medicinal pertencente à família Lamiaceae com cerca de 60 espécies. Destaca-se por apresentar substâncias de interesse para as indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética tornando-se importante o conhecimento das propriedades químicas e a concentração de cada componente do seu óleo essencial, bem como a seleção de genótipos produtivos e adaptados para cada região. A partir do projeto intitulado Identificação estrutural do óleo essencial da espécie Osimum biasilicum, conhecida popularmente como manjericão. Foi possível a identificação das substâncias presentes no metabolismo secundário da espécie, assim como aprofundar o estudo da extração do óleo essencial por arraste a vapor. As substancia do metabolismo identificadas por analise de CG-EM, em que os dados considerados fora que possuir índice de similaridade acima de 95%. Objetivando realizar o estudo fito-químico da espécie O. basilicum e contribuir com enriquecimento de dados científicos a respeito da toxidade e identificação das principais substâncias presentes em seu metabolismo secundário.
METODOLOGIA:
A pesquisa da extração de óleo essencial só foi possível mediante analise sobre a morfologia da planta. Através de uma pesquisa bibliográfica extensa determinou-se a coleta das amostras de folhas e caule da espécie botânica Osimum basilicum, no perímetro urbano da cidade de Parintins-AM. Após a coleta o material foi levado ao laboratório de Química do CESP/UEA, em seguida os óleos essenciais foram obtidos a partir do processo de extração por arraste a vapor d'água, utilizando um aparelho tipo Clevenger, onde o material preparado, devidamente pesado foi colocado num balão 1L, no qual colocou-se um total de 1,100Kg do material. Esse procedimento repetido três vezes para cada amostra. A análise dos componentes do óleo essencial foi realizada por CG-EM, e a identificação foi feita pela comparação dos constituintes voláteis, na sua maioria, identificados por comparação dos espectros de massas obtidos com os registros da biblioteca computacional Wiley229.
RESULTADOS:
A pesquisa possibilitou aprofundar sobre as técnicas para extração de óleo essencial. O resumo bibliográfico foi importante para determinar o melhor método para a extração do óleo essencial. O rendimento de 270,01g de biomassa foi de 0,391% m/m de óleo de manjericão, que possuía cor amarelo claro e um aroma ativo, quente, doce-picante com densidade menor do que a água. Através dos dados obtidos pela analise por CG-EM foi possível identificar os componentes majoritários presente no óleo essencial do manjericão considerando apenas os dados com índice de similaridade acima de 95%. Esses são muito utilizadas em diferentes áreas como o metil-chavicol usado na aromatização de alimentos, linalol é um importante componente químico aromático largamente usado como fixador de fragrâncias na indústria cosmética mundial, cânfora utiliza-se nomeadamente como plastificante de resinas e na medicina como estimulante, inalador e repelente (Kostyanovsky, 2003).
CONCLUSÃO:
A extração de óleo essencial é uma operação aparentemente simples, mas requer domínio da técnica para a sua execução, de modo a se obter o máximo de eficiência do sistema e alto rendimento do produto requerido, além do conhecimento das características química, física e bioquímica da biomassa vegetal. Entretanto, o método por arraste a vapor é ainda o mais utilizado e viável economicamente, tanto em escala laboratorial quanto em escala comercial. A determinação da umidade é fator de extrema importância para que se possa quantificar, tanto a biomassa seca quanto o óleo essencial extraído, mas a reprodutibilidade dessa determinação é de interesse para a otimização do processo. A extração de óleo de manjericão apresentou ótimos resultado que pode possibilitar sua extração comercial. A composição química do óleo essencial de manjericão varia muito ao longo do dia, o rendimento de óleo é influenciado pela luz e favorecido em condições de estresse hídrico. Por causa de condições adversas pode interferir no rendimento do óleo. Através da analise por cromatografia gasosa acoplada a um espectro de massa foi possível identificar os principais componentes do óleo essencial, dessa forma possibilitar que novos estudos venham a explorar o óleo de manjericão para a indústria farmacológica.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas - FAPEAM
Palavras-chave: Osimum biasilicum, Óleo essencia, identificação estrutural.