62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE ALAGOAS, PARA O USO DOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, ATRAVÉS DE OFICINAS DE BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA
Aristóphio Andrade Alves Filho 1
Nathally Marques Silva Lima 1
Rita de Cássia Vieira de Almeida Barbosa 1
Diva Viana Teixeira 1
1. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas - SEE/AL
INTRODUÇÃO:
Com a finalidade de reduzir os índices de reprovação, evasão e distorção idade/ ano, a Secretaria de Educação de Alagoas, equipou as escolas estaduais com kits de laboratórios de Ciências da Natureza para auxiliar os professores da área na melhoria de suas práticas pedagógicas. Para isso, foi criada uma equipe com quatro docentes, com o objetivo de proporcionar orientações técnicas e didático-pedagógicas no manuseio e utilização dos materiais e equipamentos dos laboratórios de ciências implantados nas escolas de ensino médio, nas 15 coordenadorias regionais de ensino (CRE). No período, 2008-2009, foram realizadas 21 oficinas de Biologia, Física e Química, sendo desenvolvidos vários experimentos, visando à utilização eficaz desse recurso imprescindível na motivação dos professores e na melhor aprendizagem dos alunos, e à participação dos docentes e discentes em feiras de ciências e outros eventos científicos.
METODOLOGIA:
Foi realizado um encontro preparatório, do qual se elaborou um diagnóstico sobre as dificuldades no uso dos laboratórios de ciências e também dos conteúdos abordados; foram preparadas apostilas com atividades práticas de Biologia, Física e Química de acordo com as dificuldades levantadas no diagnóstico. Houve a escolha das escolas, levando em conta as que apresentavam melhores condições (espaço físico, bancadas, pias, estado de conservação, maior utilização pelos professores, entre outras). Foi enviado um comunicado às Coordenadorias de Ensino e escolas de ensino médio, agendando as datas para as oficinas e convidando os professores de Ciências da Natureza a participarem do evento. Foram realizadas 21 oficinas, atendendo 134 participantes, onde num primeiro momento houve a demonstração e manuseio de equipamentos, depois os professores formaram equipes com 4 ou 5 integrantes para fazer os experimentos das apostilas. Também houve demonstração de práticas simples, feitas com material de baixo custo, fáceis de encontrar, e recicláveis. Ao final ocorreu uma socialização dos resultados dos experimentos entre os participantes. Todas as oficinas tiveram registros através de anotações e de fotos digitais para o relatório final.
RESULTADOS:
No encontro preparatório foi aplicado um questionário para diagnosticar as situações críticas e necessidades dos professores para utilização do laboratório de ciência da sua escola. Ao realizar as oficinas para 134 participantes constatamos que alguns já tinham o hábito de realizar aulas práticas demonstrativas ou investigativas. Mas, a maioria não tinha experiência de uso do laboratório por ter feito cursos de graduação com pouca ou nenhuma aula prática. Apesar de algumas dificuldades todos os docentes se mostraram interessados e dispostos a participar ativamente de todo processo. Foram desenvolvidos experimentos de Biologia, Física e Química que constavam nas apostilas bem como outros sugeridos pelos próprios participantes. Antes da realização das atividades práticas propostas foram feitas demonstrações de montagem e uso dos equipamentos pertencentes ao kit do laboratório. Ao final houve uma socialização e discussão entre todos os participantes sobre experimentos semelhantes e outras formas de realizar os mesmos, além de relacionar os conteúdos das disciplinas às respectivas práticas.
CONCLUSÃO:
Constatamos que os professores ficaram mais motivados e interessados em tornar rotineira a utilização do laboratório existente em sua escola, apesar de alguns mostrarem certa dificuldade e insegurança em desenvolver atividades práticas com seus alunos. Mas, é importante ressaltar que tivemos a participação de professores que já usavam o laboratório com aulas práticas e desenvolveram trabalhos que foram apresentados em feiras de ciências estaduais e nacionais. Ficou claro a necessidade de se dar continuidade a essa formação para o uso dos laboratórios de ciências, não apenas como fomento para os professores melhorarem sua prática pedagógica, mas também realizarem feiras de ciências em suas escolas, motivando os alunos a fazer pesquisas e apresentar os resultados nos eventos científicos.
Palavras-chave: Formação, Experimentos, Professores.