62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
Educação, globalização e desenvolvimento regional.
Patrícia de Souza Maciel 1
1. UFRN - Departamento pós-graduação Economia
INTRODUÇÃO:

A teoria sociológica tem demonstrado que a educação possui importante papel para a reprodução das desigualdades. Estudos demonstram que o ambiente familiar e social determinam o desempenho escolar e, por conseguinte, a qualificação do indivíduo. As diferenças raciais e religiosas só conseguem nos mostrar uma desigualdade de aptidões devido elas mesmas se configurarem em realidades sociais diferenciadas. Como exemplo cita-se os grupos que não conseguem reverter melhor escolaridade em melhores salários como as permanências de desigualdades em raça e gênero.

            A educação e a qualificação, que são algumas das principais variáveis para que ocorra a inovação, se tornaram ativos estratégicos. O grau de sofisticação dos serviços, que é condicionado também pelo nível de qualificação, é variável analisada pelo capital na definição de alocação de recursos e investimentos e é condição para a inserção na economia globalizada como parte do setor avançado desta economia onde as relações capital/trabalho são mais estáveis e os salários maiores.

Este trabalho tem, portanto, o objetivo de identificar as implicações entre educação e qualificação e a realidade da terceira revolução industrial e suas ilações com o setor de serviços que desponta na nova economia com mais de 50,00% dos PIBS nacionais.
METODOLOGIA:
Metodologicamente foi utilizada uma revisão bibliográfica sobre os temas educação, globalização e desigualdades regionais e como forma de sustentação das idéias aqui expostas foram utilizados dados secundários extraídos do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, livros, Organização Mundial do Comércio - OMC, como também a internet foi uma ferramenta que conferiu grande ajuda para a confecção deste trabalho. Foram analisados dados que se referem ao desempenho escolar e nível de salários em relação à posição sócio econômica do indivíduo, dados referentes à qualificação requerida pelos setores avançados das economias como também a composição, por setor econômico, dos PIBs de nações de alta e média renda. Foi utilizado também estudo englobando 345 cidades que objetiva desenhar a forma e o impacto regional da internacionalização do setor de serviços e qualifica cada cidade com relação ao seu potencial de atração de investimentos levando em consideração este setor, que é variável condicionante na alocação do capital.
RESULTADOS:

Os números informam que os anos de estudo de um indivíduo ocupado estão  em uma relação diretamente proporcional ao número de anos de estudo dos seus pais, ligeiramente mais ligado ao número de anos de estudo da mãe como também o rendimento do indivíduo ocupado, mesmo se comparado com outro indivíduo de mesmo nível de educação, o rendimento será maior para o indivíduo que possui pais com maior escolaridade.

            Também os dados secundários mostram o Brasil com mais de 50,00% do PIB correspondendo ao setor de serviços, tendência esta já consolidada nos países de alta renda, e que 41,77% das ocupações nos setores de serviços intensivos em conhecimentos neste país são ocupados por indivíduos com o curso superior.  

             Observa-se o aumento mundial na ordem de 70,00% entre 1992 e 2002 na exportação dos serviços e que os maiores exportadores são os países de alta renda.

            Estudo das 345 cidades mundiais desqualificou 178 cidades por não atingirem o nível mínimo, 8 cidades foram identificadas de terceira ordem de importância por conta das transações comerciais, 57 foram classificadas como de segunda ordem pois tinham diferencial nos serviços particulares e sete cidades como de primeira ordem por conta das redes eletrônicas globais que possibilitam a centralização da informação.
CONCLUSÃO:

A melhor qualificação está relacionada com a melhora no desempenho escolar e isto só se dará em uma sociedade mais igualitária visto que o fator preponderante para o aumento do desempenho do aluno é o convívio social e familiar.         

            No Toyotismo a educação é uma variável estratégica para a economia e, por conta disto, deve ser fomentada pelo Estado, apesar desta idéia ir de encontro ao main stream reinante que é o neoliberalismo.

Os ganhos concorrenciais no Toyotismo não se estabelecem pela diminuição de custos (Fordismo) mas através da associação dos serviços com a indústria para criar especificidades no produto e inovar, e aí reside a importância hoje do setor de serviços.

            Para que haja um aumento do setor de serviços em uma economia de média renda e isto não se configure apenas em aumento da mão-de-obra semi-qualificada, desqualificada ou informal, é necessário um acréscimo na qualificação. O aumento do emprego neste setor só representará as mesmas relações dos países desenvolvidos se os setores modernos da economia abrirem vagas aumentando os salários médios, fazendo com que haja um aumento do mercado interno. E isto ocorrerá se a nova lógica do capitalismo for atendida: as plantas industriais avançadas procuram locais abundantes em serviços avançados e mão-de-obra qualificada.
Palavras-chave: Educação, Globalização, Desenvolvimento Regional.