62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 8. Comunicação
A PRODUÇÃO CULTURAL EM PERIFERIAS DA GRANDE VITÓRIA E A SUA RELAÇÃO COM O COMBATE À VIOLÊNCIA
Michelli Possmozer 1
Marianne Malini 2
Fábio Malini 3
1. Depto.de Comunicação Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes
2. Depto.de Ciências Sociais - Ufes
3. Prof. Dr./Orientador - Depto.de Comunicação Social - Ufes
INTRODUÇÃO:
Diante de um contexto de conflitos sociais urbanos, jovens e adultos de bairros de periferia se mobilizam a fim de estabelecer uma cultura da paz. Por meio de projetos e programas locais, de iniciativa institucional ou comunitária, esses grupos utilizam as diferentes linguagens da arte, como a música, o teatro e a dança, e da comunicação, como o rádio, o jornal e a internet, para produzirem cultura e usá-la como um instrumento de transformação da realidade local. O objetivo deste trabalho é compreender as formas de organização e de estratégias dessas redes de produção cultural que estão presentes em periferias da Região Metropolitana da Grande Vitória/ES. Esse estudo empírico é importante, pois essas atividades culturais carregam consigo embriões de políticas públicas potenciais, em especial, aquelas que buscam ampliar o acesso à cidadania de jovens pobres como estratégia de combate à sedução do tráfico de drogas.
METODOLOGIA:
Este estudo é baseado nos resultados da pesquisa "OS NOVOS SUJEITOS DO DISCURSO: as redes de produção cultural da periferia como laboratório de criatividade estética e de soluções para políticas públicas de segurança e cidadania", desenvolvida entre os meses de dezembro de 2007 e junho de 2009. Neste trabalho, foram mapeados 73 produtores culturais, distribuídos entre as regiões mais pobres dos municípios de Vitória, de Cariacica, de Vila Velha e de Serra. A pesquisa se apropriou dos métodos quantitativo e qualitativo. No primeiro momento, foi realizado o mapeamento dos produtores culturais por meio da aplicação de questionário, composto em sua maioria por questões fechadas, e subdividido em três blocos de perguntas (Perfil da organização, Cultura e Comunicação). Posteriormente, foram aplicadas técnicas de ordem qualitativa, como a observação e a entrevista em profundidade com os principais atores/instituições em torno do universo pesquisado. Para a captação dos mesmos, foi utilizado como estratégia o contato com todas as instituições de evidência dentro das regiões estudadas. A partir desse contato, novos grupos foram aludidos, e por nós abordados, e o campo foi considerado mapeado no momento em que os entrevistados passaram a citar pessoas que já haviam sido detectadas.
RESULTADOS:
O perfil das instituições e/ou grupos que mapeados é, predominantemente, de grupos sociais e/ou culturais e de instituições educacionais e de organizações ligadas à sociedade civil. Em menor grau, estão as iniciativas socioculturais de instituições comunitárias e religiosas, de fundação e/ou empresa e de projetos governamentais. Essa produção cultural mostrou-se bastante recente, pois a maioria das instituições ou grupos possui entre 1 e 5 anos de existência. Além disso, muitas das organizações têm sede própria ou cedida/alugada, sendo que as aquelas com sede própria são geralmente as institucionais, visto que demandam mais recurso e infraestrutura. A principal motivação para o trabalho cultural surge dos problemas sociais trazidos, em especial, pelo tráfico de drogas, de maneira que 93,1% dos entrevistados acreditam que a promoção de suas atividades culturais modifica a realidade local. Entre as atividades culturais de maior expressividade, encontram-se a música e a dança. Já com relação à comunicação que é produzida, a mídia online e a publicação impressa ganharam destaque, sendo mais da metade da comunicação mediada pela internet. Observou-se ainda que grande parte das instituições não possui veículos de comunicação próprios e a maioria associa essa falta à ausência de recursos.
CONCLUSÃO:
Tendo em vista a análise dos dados, é possível inferir que a produção cultural desenvolvida nas periferias pobres da Região da Grande Vitória é uma iniciativa recente, sobretudo do início desta década, e parte, principalmente, de grupos culturais e/ou sociais informais, assim como, de organizações ligadas à sociedade civil, projetos governamentais e instituições educacionais, as quais nesse universo se apresentam como experiências mais formalizadas, planejadas e estruturadas. De forma geral, a produção cultural apresenta muitas dificuldades de execução, principalmente aquelas de ordem estrutural, como a ausência de recursos e de espaços adequados. Além disso, a dimensão dessa produção é bastante comunitária, com pouca projeção para fora das regiões de estudo. Foi verificado, ainda, que nesse universo de pesquisa, os veículos de comunicação mais produzidos foram a mídia online, destacando-se os blogs, sites e páginas de relacionamento, visto que hoje o acesso das comunidades de periferia à internet é mais facilitado e também incentivado pelos telecentros e pelos projetos de inclusão digital. Além disso, os veículos de comunicação possibilitados pela internet, como o blog, as comunidades virtuais, e até mesmo os sites pagos, demandam menos recursos do que outros como o rádio, o jornal e a TV.
Instituição de Fomento: Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Fapes.
Palavras-chave: Periferia, Comunicação, Cultura.