62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFPE E A DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE MONITORIA
Suelen Batista Freire 1
Adilene dos Santos Mendes 1
Laís Thalita Bezerra dos Santos 1
Márcia Regina Barbosa 2
1. Depto. de Administração Escolar e Planejamento Educacional- UFPE
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Adm. Escolar e Planej. Educacional - UFPE
INTRODUÇÃO:

Destinado ao público em geral, e em especial aos profissionais da educação, o presente trabalho mostra a monitoria enquanto espaço de articulação da aprendizagem, no âmbito pedagógico da disciplina "Organização Escolar Brasileira" do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A referida disciplina, componente obrigatório, é apresentada no primeiro período do curso.

Neste sentido, o respaldo dado à atividade de monitoria pela Lei nº 9.394/96, em seu Art. 84, e pelo Programa de Monitoria da UFPE, percebe-se que tal atividade, enquanto iniciação à docência, possibilita ao monitor um novo olhar acerca da disciplina. Além disso, o monitor é favorecido através da oportunidade de vivenciar o cotidiano da sala de aula e os bastidores do processo acadêmico.

Em atenção a estes aspectos, espera-se que o monitor auxilie o professor em atividades compatíveis com o seu nível de conhecimento, oriente os estudantes em pesquisas bibliográficas ou de campo e favoreça maior relacionamento entre professor e estudantes, visando o aprimoramento pedagógico. Considerando estes fatores, a presente pesquisa visa identificar efeitos da participação do monitor no cotidiano das atividades pedagógicas.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada com quinze estudantes de Pedagogia que cursaram a disciplina "Organização Escolar Brasileira" no primeiro semestre do ano de 2009. A professora da disciplina contou com o apoio de duas monitoras na turma, ambas estudantes do referido curso.

Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário, na intenção de investigar a concepção destes acerca da contribuição do estudante-monitor no processo de ensino-aprendizagem. A escolha dos participantes, que responderam ao questionário, se deu de forma aleatória.

O questionário continha quatro questões, sendo duas fechadas e duas abertas. As questões abertas visaram captar impressões que os alunos tiveram do monitor assim que se depararam com ele na sala de aula, bem como identificar aspectos relativos ao seu desempenho no processo de articulação com a aprendizagem dos conteúdos da disciplina. As questões fechadas procuraram captar dos estudantes a representação do papel do monitor na sala de aula e características indispensáveis a estes.

RESULTADOS:

A análise dos dados apontou que a maioria dos estudantes declarou mais segurança e, ao mesmo tempo, confortabilidade ao responder como se sentiram com a presença do monitor em sala. As justificativas dadas para estas respostas estavam relacionadas ao fato de eles terem ficado mais à vontade, por saber que o monitor poderia ajudá-los a esclarecer dúvidas de maneira mais informal, e que poderia intermediar a relação professor-estudante, uma vez que o monitor também é um estudante.

Quanto às atividades desempenhadas pelo monitor, a maioria dos estudantes destacou que o esclarecimento de dúvidas sobre o desenvolvimento das ações pedagógicas e o acompanhamento nas atividades em grupo foram fundamentais para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. No que se refere às características do monitor que mais contribuíram para o bom andamento das aulas, figuraram como essenciais a segurança com os conteúdos bem como a disponibilidade no atendimento aos estudantes.

CONCLUSÃO:

Nas atividades desenvolvidas pelas monitoras incluíram-se aulas expositivas, seminários, debates, leituras, sínteses de textos e registros fotográficos de atividades (com o consentimento dos estudantes), as quais possibilitaram a estes exporem suas ideias e questionamentos a respeito dos temas trabalhados. A atuação das monitoras enriqueceu os debates em sala, tendo estimulado significativamente a participação dos estudantes durante as aulas. Em atenção a isto, considera-se importante que sejam utilizados os mais variados métodos e recursos, na intenção de envolver os estudantes em discussões instigantes e reflexivas sobre temáticas e atividades desenvolvidas no decorrer de sua formação profissional.

Assim, os resultados da interação estudante/monitor demostraram ser uma parceria positiva, uma vez que os estudantes revelaram, através de suas respostas, que o processo de ensino-aprendizagem foi favorecido, pois houve identificação e aproximação entre ambos. E, ainda que haja dificuldades, anseios e responsabilidades, a atividade de monitoria favorece uma aproximação entre os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem.

Palavras-chave: monitoria, mediação, conhecimento.